Raiza Goulão e José Gabriel Marques são campeões na etapa de Nova Lima da CIMTB

Manhã do sábado (24) teve ainda a realização das três disputas da E-Bike e também da Júnior Masculina no Cross Country Olímpico (XCO). Competição segue com provas nesta tarde e durante todo o domingo (25)

O público que lotou a arena da Copa Internacional de Mountain Bike no Mirante CSul Lagoa dos Ingleses durante a manhã deste sábado (24), foi presenteado com emocionantes disputas da modalidade Cross Country Olímpico (XCO). Nas duas provas principais, as das Super Elites Feminina e Masculina – que valem pontos na corrida por uma vaga para a Olimpíada de Paris 2024 – Raiza Goulão e José Gabriel Marques foram os campeões. Na Júnior Masculina, a vitória ficou com Henrique Bravo. Já nas provas do E-Bike, venceram Rubens Valeriano (Pró Masculina), Letícia Coura (Pró Feminina) e Juliano Neves (Máster).


Largada da Super Elite Masculina (Crédito: Ultrafotos)

Na disputa da Super Elite Masculina, José Gabriel Marques foi protagonista e ditou o ritmo do começo ao fim. Após liderar a primeira volta ao lado de Luiz Cocuzzi, Jhonnatan Botero (COL) e Ulan Galinski, Zé Gabriel atacou na segunda volta e liderou com certa folga até o fim. Como Cocuzzi e Botero tiveram problemas técnicos em suas bikes, coube a Ulan a missão de tentar perseguir o líder, porém sem êxito, terminando desta forma na segunda colocação. O top 5 teve ainda Guilherme Muller, Luiz Cocuzzi e Ignacio Gallo (CHI), entre terceiro e quinto lugares. O pódio foi completado por Nicolas Machado, Mário Couto, Nicolas Delich (CHI), Sebastián Maldonado (CHI) e Flavio Neto.

“Estou até um pouco emocionado, porque corri em casa. É uma pressão até dobrada, por ser morador aqui da Lagoa dos Ingleses, além de eu ter entrado na prova vestindo a camisa de líder. Cheguei para essa etapa de Nova Lima sem saber como meu corpo iria responder, pelas várias provas e treinos intensos que tive nas últimas semanas. Embora eu viva aqui, raramente venho treinar nessa área. Para mim, foi uma grata surpresa. Vários trechos novos que o pessoal do Projeto Trilhas montou, de excelente nível técnico”, avaliou Zé Gabriel.

“Sobre a prova, sabia que eu tinha que fazer uma boa largada e não podia cometer erros, porque essa pista não permitia recuperações em casos de você ficar para atrás. Logo no início, o Cocuzzi estava comigo na frente, chegamos a nos enroscar mas não foi por querer. No começo da segunda volta, comecei a forçar tudo nas descidas e poupar um pouco nas subidas. Procurei não aliviar em hora nenhuma, apenas nos metros finais quando a vitória estava praticamente garantida. Muito bom contar com o apoio e a torcida local. Foi excepcional”, finalizou o campeão, que segue com a liderança geral da competição.


José Gabriel Marques durante prova neste sábado (Crédito: Ultrafotos)

Após a prova, o vice-campeão Ulan Galinski comentou a importância da CIMTB e fez uma análise bastante sensata sobre o seu desempenho durante a prova na Lagoa dos Ingleses. “É sempre um prazer enorme para mim, competir na Copa Internacional. Melhor ainda com um público tão grande”, comentou Ulan.

“Disputar com o Zé dentro da casa dele não foi nada fácil, porque ele é um atleta que está fazendo uma temporada muito forte. Sabia que o desafio seria maior por isso. Tentei me posicionar bem no início, porque sabia que era importante estar próximo dele o tempo todo. Infelizmente, não consegui acompanhá-lo e, na segunda volta, ele forçou e tomei um tempo dele. Ele foi consistente, aumentou a distância e teve seus méritos. De toda forma, fico feliz com essa segunda colocação”, avaliou.

Super Elite Feminina
Entre as mulheres, a prova teve Raiza Goulão e Karen Olimpio como protagonistas do começo ao fim. Após pedalarem juntas por quase três voltas, Raiza conseguiu fazer um ataque bem sucedido e daí em diante foi administrando sua vantagem. Líder da Super Elite Feminina, Isabella Lacerda foi a terceira colocada e se manteve na liderança geral da competição. O top 5 teve ainda Ana Maria Roa (COL) e Giuliana Morgen, em quarto e quinto lugares, respectivamente. O pódio foi completado por Sabrina Oliveira, Catalina Vidaurre (CHI), Yarela Obando (CHI), Maria Fernanda Castro (CHI) e Luiza Cocuzzi.

“Agradeço a todo mundo pela torcida. Foi uma semana bastante conturbada. Voltei da Europa após competir na Copa do Mundo, ficando praticamente 48 horas acordada, com alguns imprevistos. Estou bastante feliz pelo resultado, porque era uma pista que exigia demais dos atletas. Bem parecida com a Copa do Mundo que participei na Áustria. Andamos juntas e, quando abri uma diferença, sabia que eu não podia nem olhar para atrás, nem tirar o pé. Foi no limite a cada volta, sentido algumas fisgadas de câimbras. Gostaria de parabenizar as meninas, porque o nível do Brasil cada vez mais sobe. Agora, vou para Goiás e lá terei uma semana de calma, porque tô com saudades de casa. Foram dois meses longe”, disse Raiza.

“A pista era bem dura. Duas partes, a primeira com uma descida longa e depois subindo muito. Parecia, realmente, a Copa do Mundo de Leogang, na Áustria. Sabia que não podia tirar o pé, porque a Karen é muito forte nas subidas. A qualquer momento ela poderia crescer. O circuito de mountain bike não tem padrões, mas esse se caracterizava por não deixar você descansar em segundo nenhum. Exigia concentração o tempo todo. Gostei bastante, lembra muito os circuitos europeus”, concluiu a vencedora.


Raiza faz sua comemoração tradicional ao cruzar a linha de chegada (Crédito: Ultrafotos)

Para Karen Olimpio, um desafio extra na etapa de Nova Lima: se recuperar de problemas médicos que antecederam a corrida na Lagoa dos Ingleses. “Trabalhei muito para estar aqui, mas durante a semana tive uma virose e um resfriado, que foi bem forte. Isso me desgastou bastante, mas sabia que era importante não ficar de fora, porque são importantes pontos no ranking olímpico para Paris 2024. Feliz pela disputa, independente das condições que eu estava. A vida de atleta tem altos e baixos, então esse segundo lugar foi bem honroso”, comentou a segunda colocada. “Agora, vou me recuperar para finalizar com tudo no Short Track (XCC) deste domingo (25)”, concluiu.

Júnior Masculina
Na disputa entre os homens da categoria Júnior, o mesmo enredo da Super Elite Masculina. Um atleta da casa vencendo, dominando do começo ao fim. Esse foi Henrique Bravo, que conseguiu a vitória no seu quintal. Ele não deu chances para Vinicius Howe, catarinense que é atual campeão pan-americano da categoria. O top 5 ainda teve Otavio Queiroz, Guilherme Galvão e Erik Pereira.

As disputas da E-Bike
As provas das bikes elétricas abriram o dia de competições na manhã deste sábado no Mirante CSul Lagoa dos Ingleses, coroando os primeiros campeões desta manhã. Na Pró Masculina, vitória de Rubinho Valeriano, que confirmou seu favoritismo na competição. Ele terminou 24 segundos à frente de João Paulo Firmino, outro ciclista de renome na história do mountain bike nacional. Entre as mulheres, na Pró, Letícia Coura foi a campeã, também fazendo valer o fator “casa”, uma vez que a ciclista mora a poucos quilômetros da arena do evento. Já na Máster, uma surpresa: Juliano Neves superou o atual campeão da categoria, Juarez Machado.

Resultados completos
Os resultados oficiais completos estão disponíveis no site oficial do evento, www.cimtb.com.br, no menu Informações >>> Resultados >>> Resultados 2023 (https://cimtb.com.br/a-copa/resultados/resultados-2023/). Para quem quiser acompanhar os resultados, em tempo ao vivo, das quase 50 categorias, basta acompanhar cada prova pelo site https://api.seuesporte.app/live/cimtb.

Programação do dia
Ainda neste sábado, mais 17 categorias competem, todas na Maratona (XCM). São elas:  E-MTB Masculina, E-MTB Feminina, Ultra, Expert, Cadete, Master, Segurança Pública, Veterano, Peso Pesado, PCD, Duplas, Gravel, Open Feminina, Turismo, Hand Bike. Além das programação dentro das pistas, há também atrações do lado de fora, como Show de Bike Trial com Diego Magno, às 14h e 17h, além dos shows de Banda Go Home (14h às 15h30) e Banda Seu Genézio (17h às 18h30).

Confira abaixo a programação da CIMTB Nova Lima:

Domingo – 25/06/2023:

• 07h30 às 13h00: secretaria aberta para confirmação das inscrições e credenciamento de apoio atletas/equipes
• 08h00: 1ª Largada XCO Masculina – (Sub17, Sub15, Ultra, Sub55, Sub60, Sub65, Over65, Sub12)
•  9h:  Abertura Área das Crianças Espaço “Engajar para Transformar”
• 10h00: 2ª Largada XCO Masculina – (Sub30, Sub35, Sub40, Sub45 e Sub50)
• 10h30: Premiação 1a Largada
• 11h30: Categoria Mirim (Premiação após a prova)
• 12h00: 3ª Largada XCO Feminina – (Júnior, Sub17, Sub15, Sub40, Sub50, Over50, Sub12)
• 12h: Show de Bike Trial com Diego Magno
• 12h às 13h40: Show da Banda Integrantes de Nárnia
• 13h00: Premiação 2a Largada + Concurso de Redação e Desenho
• 14h00: 4ª  Largada XCC – Júnior Masculina (18 min + 1 volta)
• 14h40: 5ª Largada XCC – Super Elite Feminina (18 min + 1 volta)
• 15h20: 6ª Largada XCC – Super Elite Masculina (18 min + 1 volta)
• 14h30: Premiação 3a Largada
• 16h às 17h30: Show da Banda Lurex
• 16h15: Premiação 4a, 5ª e 6ª LargadaSobre a CBMM
Líder mundial na produção e comercialização de produtos de Nióbio, a CBMM possui mais de 400 clientes, em 50 países. A companhia fornece produtos e tecnologia de ponta aos setores de infraestrutura, mobilidade, aeroespacial, saúde e energia. Fundada em 1955, em Araxá, Minas Gerais, a CBMM apoia iniciativas que visam o desenvolvimento socioeconômico, cultural e esportivo nos locais onde atua, buscando beneficiar essas comunidades e auxiliar na formação das próximas gerações. Para mais informações, visite: cbmm.com/pt/media-center.Sobre a SRAM
SRAM LLC é uma fabricante de componentes de bicicletas com sede em Chicago, Illinois, Estados Unidos, fundada em 1987. SRAM é um acrônimo que inclui os nomes de seus fundadores, Scott, Ray e Sam, baseada no sonho de criar uma experiência mais divertida, eficiente e rápida em uma bicicleta. Hoje, o grupo SRAM é formado por uma equipe global de pessoas que oferece a mesma paixão por melhorar a experiência e expandir o potencial do ciclismo, detentora de marcas como: TIME, RockShox, Truvativ, Quarq e Zipp. Mais informações: https://proparts.esp.br/sram

História da CIMTB
A organização da CIMTB realizou sua primeira prova em 1996. Desde então, vem inovando e contribuindo ativamente para o crescimento e fortalecimento do mountain bike e o mercado de bicicletas no Brasil. Contando pontos para o ranking mundial da União Ciclística Internacional (UCI) desde 2004, a CIMTB tem sido seletiva para os Jogos Olímpicos nos ciclos de Pequim 2008, Londres 2012, Rio 2016, Tóquio 2020 e Paris 2024. Em 2022, a CIMTB aumentou ainda mais sua relevância internacional, com a realização da etapa de abertura da Copa do Mundo Mercedes-Benz de Mountain Bike 2022, em Petrópolis. Além disso, foi responsável pela construção da pista de mountain bike dos Jogos Olímpicos Rio 2016, considerada uma das melhores da história dos Jogos desde 1996, primeiro ano do MTB em Olimpíadas.

Mais informações sobre a CIMTB:
Site: https://www.cimtb.com.br
Instagram: http://www.instagram.com/cimtb
Facebook: http://www.facebook.com/cimtb/
Twitter: http://www.twitter.com/cimtb_oficial

Assessoria de Imprensa
Gustavo Coelho
press@cimtb.com.br