Inovação entre os eventos de ciclismo no País, a Clínica Técnica CIMTB ganhou, definitivamente, seu espaço dentro da programação da Copa Internacional de Mountain Bike. Após a primeira etapa de 2023, em que se estabeleceu a quinta-feira como um dia, praticamente, reservado a realização da atividade, ficou definido pela organização da Copa que o mesmo padrão seguirá nas demais etapas deste ano.
Assim, quem for participar da etapa de Congonhas (MG), entre os dias 22 e 24 de setembro, e quiser reconhecer a pista na quinta-feira (21), tem que se programar bem para estar cadastrado em uma das diversas clínicas, entre 10h e 16h, às quais os treinadores darão no dia que antecede a abertura oficial da competição. Os treinadores inscritos até o momento são: Gustavo Vilela, Isabella Lacerda, Kennedi Sampaio, Carlos Henrique Nery dos Santos (IKE), Marcus Alvares (GO Treinos), Daniel Carneiro, Paula Gallan, Rubinho Valeriano, Sebastian Maldonado e Erick Bruske.
A Clínica Técnica CIMTB será o único momento em que ciclistas poderão entrar de bike na pista, pois os treinos não serão permitidos neste dia pré-evento. Apenas os treinadores que fizerem o agendamento com antecedência, entrando em contato com a organização através do e-mail info@cimtb.com.br, poderão utilizar o espaço neste período da quinta-feira, para realizar atividades com os atletas.

Clínica técnica em Araxá (Crédito: Alemão Silva)
“Desde sua criação, a Clínica Técnica é aberta a todos os treinadores interessados em treinar com seus alunos e repassar pontos técnicos mais importantes do circuito. Tanto para o profissional interessado em se cadastrar, quanto para os atletas que quiserem participar, basta entrar em contato conosco através do nosso e-mail (info@cimtb.com.br) que a partir daí damos as direções de acordo com cada caso”, conta Rogério Bernardes, organizador da CIMTB.
“O que nós da organização da Copa Internacional de Mountain Bike queremos é valorizar a importância dos treinadores e dar uma oportunidade única aos atletas, de adquirirem mais conhecimento e também de técnica, para aumentarmos desta forma a diversão e segurança. Esses dois preceitos andam lado a lado na CIMTB, desde que iniciamos o circuito, há quase 30 anos”, enaltece Rogério Bernardes.
Contato dos treinadores para se inscrever na Clínica Técnica:
– Robson Ferreira: https://www.instagram.com/gotreinos
– Lucas Ludolf: 031 99197-2737
– Léo Botelho: leonnardobotelho@hotmail.com
– Renato Marinho: r.treino@hotmail.com
– Rubens Valeriano: https://www.instagram.com/rubinho_r1/
– Gustavo Vilela: gea_transportes@yahoo.com.br
– Daniel Carneiro: https://www.instagram.com/danielcarneirozoia/
– Vinícius Henrique Costa Lacerda: viniciushenrique806@gmail.com
– Stefânye Lindolfo: 012 99761 5881
– João Paulo Barbosa Serra: 031 9813-1339
– Wolfgang Soares Olsen: wolfsoares@hotmail.com
– Eduardo Ramires: ramires@sampabikers.com.br
– Érick Bruske: contato.bruske@gmail.com
– Patrícia Loureiro: patricialoureirodh@icloud.com
– Isabella Lacerda: isabellamlacerda@gmail.com
– Carlos Henrique Nery dos Santos: lilian.ikenfix@gmail.com
– Paula Gallan: paulareginanovais@gmail.com

Valmor Hausmann analisa pista com seus alunos (Crédito: Alemão Silva)
Na CIMTB 2023, três modalidades do mountain bike cross-country serão disputadas. Como de costume, haverá a realização do XCC (Short Track), Classe 3 na UCI (União Ciclística Internacional), o XCO (Cross Country Olímpico) – Classe 1 na UCI (Araxá, Nova Lima e Taubaté), ofertando 60 pontos aos campeões em cada uma das elites, masculina e feminina, e Classe 2 (Congonhas) – e também o XCM (Maratona), disputa que possui a maior variedade de categorias.

Análise minuciosa da pista (Crédito: Alemão Silva)
Todas as categorias da etapa
Ao todo, são 46 categorias disponíveis separadas por idade e gênero, com opções a partir de 1 ano de idade, como a Mirim, até as mais experientes como Over-65 para os homens e Over-50 para as mulheres.
Além disso, existem as categorias que atendem grupos especiais de ciclistas como Peso Pesado (ciclistas acima de 95 kg), Segurança Pública, para profissionais na ativa (Forças Armadas, Polícia Militar, Polícia Civil, Bombeiros Militares, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Agente Penitenciário e Guarda Municipal etc), três opções para correr em Dupla, as categorias PcD/PNE e Handbike para pessoas com deficiência, a Ultra, para os atletas que querem correr o XCO e XCM somando os tempos das provas.
Para quem quer apenas curtir o evento com os melhores atletas do Brasil e do Mundo, mas não quer competir, há opção da categoria Turismo na Maratona, que funciona como um passeio pelo percurso da maratona com uma volta de, aproximadamente, 15 km. Para fechar o “cardápio” de opções existem as categorias com bikes especiais como as elétricas.

Treinador Lucas Ludolf com seus alunos (Crédito: Alemão Silva)
Sobre a CBMM
Líder mundial na produção e comercialização de produtos de Nióbio, a CBMM possui mais de 400 clientes, em 50 países. A companhia fornece produtos e tecnologia de ponta aos setores de infraestrutura, mobilidade, aeroespacial, saúde e energia. Fundada em 1955, em Araxá, Minas Gerais, a CBMM apoia iniciativas que visam o desenvolvimento socioeconômico, cultural e esportivo nos locais onde atua, buscando beneficiar essas comunidades e auxiliar na formação das próximas gerações. Para mais informações, visite: cbmm.com/pt/media-center.
Sobre a SRAM
SRAM LLC é uma fabricante de componentes de bicicletas com sede em Chicago, Illinois, Estados Unidos, fundada em 1987. SRAM é um acrônimo que inclui os nomes de seus fundadores, Scott, Ray e Sam, baseada no sonho de criar uma experiência mais divertida, eficiente e rápida em uma bicicleta. Hoje, o grupo SRAM é formado por uma equipe global de pessoas que oferece a mesma paixão por melhorar a experiência e expandir o potencial do ciclismo, detentora de marcas como: TIME, RockShox, Truvativ, Quarq e Zipp. Mais informações: https://proparts.esp.br/sram
História da CIMTB
A organização da CIMTB realizou sua primeira prova em 1996. Desde então, vem inovando e contribuindo ativamente para o crescimento e fortalecimento do mountain bike e o mercado de bicicletas no Brasil. Contando pontos para o ranking mundial da União Ciclística Internacional (UCI) desde 2004, a CIMTB tem sido seletiva para os Jogos Olímpicos nos ciclos de Pequim 2008, Londres 2012, Rio 2016, Tóquio 2020 e Paris 2024. Em 2022, a CIMTB aumentou ainda mais sua relevância internacional, com a realização da etapa de abertura da Copa do Mundo Mercedes-Benz de Mountain Bike 2022, em Petrópolis. Além disso, foi responsável pela construção da pista de mountain bike dos Jogos Olímpicos Rio 2016, considerada uma das melhores da história dos Jogos desde 1996, primeiro ano do MTB em Olimpíadas.
Mais informações sobre a CIMTB:
Site: https://www.cimtb.com.br
Instagram: http://www.instagram.com/cimtb
Facebook: http://www.facebook.com/cimtb/
Twitter: http://www.twitter.com/cimtb_
Assessoria de Imprensa
Gustavo Coelho
press@cimtb.com.br