Raio X da CiMTB 2024: Como estão as disputas por faixa etária na Maratona

Decisão da Copa Internacional de Mountain Bike acontece entre os dias 27 e 29 de setembro, em Congonhas. Confira mais detalhes

Após falarmos sobre as disputas da modalidade do Short Track (XCC) e das categorias especiais da Maratona (XCM), chegou a hora de fazer o Raio X das categorias por faixa etária da Maratona. A decisão da Copa Internacional de Mountain Bike será realizada entre 27 e 29 de setembro, em Congonhas, no Parque Ecológico da Cachoeira, na celebração de 20 anos da principal prova de MTB da América Latina no município, contando com as seguintes categorias por idade no XCM: as masculinas Expert (17 a 22 anos), Cadete (23 a 34), Máster (35 a 44), Veterano (acima de 45), E-MTB Young (15 a 39) e E-MTB Sênior (acima de 40); e as femininas Open (15 a 29 anos), Sênior (acima de 30) e E-MTB (acima de 15).

Com a pontuação alterada para a última etapa, subindo de 50 para 70 pontos para os vencedores em Congonhas, na Expert até o 25º colocado tem condições matemáticas de brigar pelo título, embora muito reduzidas, tendo em vista que o primeiro colocado é Antônio Alves, com 90, contra 21 de atletas como Tarcio Salesio, Kawe dos Santos e Leonardo Gonçalves, empatados entre 23 e 25 lugares. Bernardo Martins, com 59 pontos, na segunda colocação, é quem tem maiores chances de lutar pelo título contra o líder Antônio, embora esteja a 31 pontos do líder.

Na Cadete o cenário é similar, com um total de 16 atletas em condições de título. No entanto, a briga está centralizada entre sete atletas, com pontuação entre 95 e 62 pontos, ou seja, boas chances de título para um maior número de competidores. Geraldo Ferreira (95) lidera, seguido de Marcos Levy (90), Nicolas Everson (83), Matheus Lopes (81), Vitor Fernando (75), Marcos de Sousa (72) e Evan Dinisio (62).


Largada da Cadete em Poços de Caldas (Crédito: Ultrafotos/CiMTB)

Na Máster, o líder é Wesley Alves, que venceu as três provas da temporada, ou seja, conquistando a pontuação máxima até o momento, de 135 pontos. Com este excelente desempenho, apenas dois ciclistas ainda sonham com o título, embora ainda muito distante de alcançá-lo: Bruno Vartuli (82) e Bruno César Nunes (76).

Na Veterano, outra categoria em que um atleta lidera a categoria com total soberania: José Carlos Mendes, que venceu as três etapas e soma 135 pontos. Tal qual na Máster, apenas dois ciclistas têm chances de título, também reduzidas: Thales Araújo, com 112 pontos, e Wilson Alexandre dos Santos, com 76.

Open e Sênior femininas
Com os 70 pontos em jogo para as vencedoras da última etapa, todas as atletas que até o momento participaram da Open feminina têm chances de título. Duas delas despontam como favoritas, Fernanda Peixoto e Sabrina Poltronieri, ambas com 90 pontos. Carla Cristina da Silva, com 76 pontos, é quem tem maiores chances de brigar pelo título com a dupla de líderes. Outras 12 atletas correm por fora, com pontuações que variam entre 45 e 25 pontos: Monica Fernanda (45), Alexsandra Reis (40), Ianny Gois (40), Paloma Oliveira (36), Thais Neto (36), Gabriela Ferreira (32), Maria Beatriz Dias (32), Nayane Caldeira (29), Mariana Faria (27), Letícia Santos (27), Karol Costa (27) e Bruna Anelina (25).


Largada feminina na Maratona da Copa Internacional (Crédito: Ultrafotos/CiMTB)

Já na Sênior, ao todo 18 ciclistas têm chances de título, embora boa parte delas não tenha chances de título, caso a líder Franciele Correa, com 93 pontos, consiga somar pontos na decisão. Assim, as principais concorrentes de Franciele são atletas como Elda Garcia, Priscila Caroline e Luana Assis, as três com 45 pontos, após terem conquistado uma vitória cada.

Bike elétricas
A categoria Elétrica Young tem Ronnie Mendes na liderança com boa folga para seus adversários. Ele soma 108 pontos, contra 45 de seus três principais concorrentes: Luan Caramel, Anderson Costa e Fabio de Moura. Lucas Caixeta e Leonardo Carvalho completam a lista de atletas com chances de título, com 40 pontos cada.

Já na Elétrica Sênior, o líder Fabiano Batista tem 50 pontos de folga, com 130, bem à frente de Evaldo Florencio (80).Outros três ciclistas ainda têm chances, porém poucas, de serem campeões: Cesar Marcelo Borges (72), Daniel Moreira (69) e Ronaldo Vinhal (67).

Por fim, encerrando as categorias da Maratona, a Open feminina, com 7 atletas na disputa do título: Gessika Dutra (45), Scarlet Garcia (45), Rosimere Arcanjo (40), Marina Pinto (40), Luciana Ramos (36), Mariana Pereira (36) e Sheila Barbosa (32).

Inscrições seguem abertas para a decisão
As inscrições para a etapa de Congonhas da CiMTB podem ser feitas diretamente no site do Ticket Sports: https://www.ticketsports.com.br/e/cimtb-copa-internacional-de-mountain-bike-congonhas-37747. Para acessar todas as informações relativas ao evento, basta entrar no site oficial da prova – www.cimtb.com.br – e clicar em Informações, acessando as abas Regulamentos e Programação, ambas que contém todas as infos do evento marcado para o final do mês de setembro na “Cidade dos Profetas”.

A história da CiMTB
A organização da CiMTB realizou sua primeira prova em 1996. Desde então, vem inovando e contribuindo ativamente para o crescimento e fortalecimento do mountain bike e o mercado de bicicletas no Brasil. Contando pontos para o ranking mundial da União Ciclística Internacional (UCI) desde 2004, a CiMTB tem sido seletiva para os Jogos Olímpicos nos ciclos de Pequim 2008, Londres 2012, Rio 2016, Tóquio 2020 e Paris 2024.

Em 2022, a CiMTB aumentou ainda mais sua relevância internacional, com a realização da etapa de abertura da Copa do Mundo Mercedes-Benz de Mountain Bike 2022, em Petrópolis, já em 2024 organizou a etapa de Araxá da WHOOP UCI Mountain Bike World Series. Além disso, foi responsável pela construção da pista de mountain bike dos Jogos Olímpicos Rio 2016, considerada uma das melhores da história dos Jogos desde 1996, primeiro ano do MTB em Olimpíadas.

Mais informações sobre a CiMTB:
Site: https://www.cimtb.com.br
Instagram: http://www.instagram.com/cimtb
Facebook: http://www.facebook.com/cimtb/
Twitter: http://www.twitter.com/cimtb_oficial

Assessoria de Imprensa
Gustavo Coelho
press@cimtb.com.br