Raio X da CiMTB 2024: Como estão as disputas pelos títulos nas categorias especiais da Maratona

17 disputas da modalidade XCM terão seus campeões conhecidos na decisão da temporada, em Congonhas (MG), dia 27 de setembro. Confira os detalhes das oito categorias especiais

Com a proximidade da decisão da Copa Internacional de Mountain Bike, entre os dias 27 e 29 de setembro, em Congonhas (MG), preparamos um especial de cinco matérias contando os detalhes das disputas pelos títulos nas três modalidades, Short Track (XCC), Maratona (XCM) e Cross Country Olímpico (XCO). Após contar os detalhes do XCC, chegou a vez de falarmos sobre a Maratona, que conta com 17 categorias competitivas. Oito delas, as especiais, serão abordadas no texto abaixo: Ultra, Peso Pesado, Handbike, PcD, Segurança Pública, Dupla Pró, Dupla Masculina e Dupla Feminina. Sobre as outras nove categorias, falaremos no próximo texto da série.

Tal qual no Cross Country Olímpico, a Maratona conta com pontuação maior do que o Short Track. Se foram 45 pontos oferecidos aos campeões nas primeiras três etapas – Nova Lima (MG), Araxá (MG) e Poços de Caldas (MG) – na decisão os vencedores levarão 70. Para conferir a tabela de pontuação da CiMTB em 2024, clique aqui.

Na única categoria que permite correr dois dias, a Ultra, a liderança é de José Braz Júnior, que soma 113 pontos na competição, somando a vitória (45) em Nova Lima, o terceiro lugar (36) em Araxá e a quarta colocação (32) em Poços de Caldas. Seus dois principais concorrentes pelo título são Ed Carlos Nogueira e Alex Sandro da Silva, com 101 e 84 pontos, respectivamente. Brigam por fora, com chances matemáticas porém reduzidas de título, outros quatro atletas: João Batista (60), Gabriel Pereira (46), Ewerton Tomaz (45) e Kadu Cardoso (45).


Largada da categoria Ultra em Poços de Caldas (Crédito: Ultrafotos/CiMTB)

Na Peso Pesado, para atletas com mais de 95 kg, quem lidera com alguma folga é Adenilson Marques dos Santos. Uma vitória na abertura, a sétima posição na segunda etapa e o vice-campeonato na terceira, garantem ao ciclista 110 pontos, contra 89 de Alex Pereira e 73 de Edilson Vieira, os principais concorrentes pelo título. Correm por fora Thalysson Macedo e Cledson Silva, ambos com 45, e José André Braga e Mauro Pereira, os dois com 40.

Handbike e PcD
Na categoria Handbike, a liderança é de Pedro Henrique Gomes, o Alemão, com 90 pontos. Ele é seguido de perto por Tarlis Pierre, com 80. Se um dos dois for o vencedor em Congonhas, fica automaticamente com o título uma vez que o primeiro soma 70 e o segundo 60. Ricardo Ruffolo, com 68, briga por fora, com chances menores de título, assim como Thiago Mota, com 36. Vale ressaltar que, por conta das subidas muito íngremes e de trechos de trilha estreita em Poços de Caldas, a categoria teve duas etapas realizadas, Nova Lima e Araxá.


Atletas da Handbike em Araxá (Crédito: Alemão Silva/CiMTB)

Na PcD, José Antônio de Araújo é o atleta a ser batido. Com duas vitórias (45+45) e um quarto lugar (32), ele soma 122 pontos e detém a liderança até o momento. No entanto, a categoria tem dois atletas empatados na segunda posição, bem próximos do líder: Giliarde Silva e Cícero Lima, ambos com 112. Assim, qualquer um dos três que por ventura sair vencedor em Congonhas, automaticamente garante o título da temporada. Lucas Eduardo Santos (81), Adevaldo Neres (56) e Danilo de Resende (54) brigam por fora.

Segurança Pública
Na Segurança Pública, categoria voltada para profissionais na ativa (Forças Armadas, Polícia Militar, Polícia Civil, Bombeiros Militares, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Agente Penitenciário, Guarda Municipal etc), o título está quase nas mãos de Alexandre de Paula, que venceu as três etapas, somando assim 135 pontos. Janslley Daniel é o único ciclista com chances de alcançá-lo, com 76 pontos. Atletas como o terceiro colocado Flavio Henrique e o quarto Italo Flávio, por exemplo, ambos com 40 pontos somados, não chegam aos 135 em caso de vitória, o que deixa a disputa do título polarizada entre Alexandre e Janslley.

Categorias de Dupla
A Dupla Masculina Pró tem Neil Alves e Thiago Santos na liderança com 85 pontos conquistados. Também estão na briga pelo título Lucas Gabriel / João Paulo (45 pontos), Daniel Cardoso / Guilherme Ferreira (40), Guilherme Moreira / Jerônimo Batista (36), Walysson Goiana / Kenny Adam (36) e Robert de Jesus / Eberton Silva (32). Nas Duplas Masculinas, apenas duas duplas têm chances de título: Bruno Barbosa / Gustavo de Castro, com 130 pontos, e Vicente Cardoso / Igor Felipe, com 71 pontos.

Por fim, nas Duplas Mista/Feminina, todas as 11 duplas que já participaram do campeonato até o momento tem condições de brigar pelo título, bem como as que se inscreverem de forma inédita na última etapa: Renata dos Santos / Robervany Espindula (45), Lorrayne Kethellen / Igor Sanis (45), Laura Franco / Luiz Henrique Pimenta (45), Jane Duarte / Guilherme Maciel (40), Paloma Ferreira / Allan Rick (40), Nathalia Marques / Andre Adonis (36), Renata Couto / Roberto Silva (36), Camila Wykret / Wanderson Araújo (32), Clara Romanelli / Leandro Silva (32), Ana Carolina / Juliano Eduardo (29) e Francisca Vivas / Leonardo Peres (27).

Inscrições seguem abertas para a decisão
As inscrições para a etapa de Congonhas da CiMTB podem ser feitas diretamente no site do Ticket Sports: https://www.ticketsports.com.br/e/cimtb-copa-internacional-de-mountain-bike-congonhas-37747. Para acessar todas as informações relativas ao evento, basta entrar no site oficial da prova – www.cimtb.com.br – e clicar em Informações, acessando as abas Regulamentos e Programação, ambas que contém todas as infos do evento marcado para o final do mês de setembro na “Cidade dos Profetas”.

A história da CiMTB
A organização da CiMTB realizou sua primeira prova em 1996. Desde então, vem inovando e contribuindo ativamente para o crescimento e fortalecimento do mountain bike e o mercado de bicicletas no Brasil. Contando pontos para o ranking mundial da União Ciclística Internacional (UCI) desde 2004, a CiMTB tem sido seletiva para os Jogos Olímpicos nos ciclos de Pequim 2008, Londres 2012, Rio 2016, Tóquio 2020 e Paris 2024.

Em 2022, a CiMTB aumentou ainda mais sua relevância internacional, com a realização da etapa de abertura da Copa do Mundo Mercedes-Benz de Mountain Bike 2022, em Petrópolis, já em 2024 organizou a etapa de Araxá da WHOOP UCI Mountain Bike World Series. Além disso, foi responsável pela construção da pista de mountain bike dos Jogos Olímpicos Rio 2016, considerada uma das melhores da história dos Jogos desde 1996, primeiro ano do MTB em Olimpíadas.

Mais informações sobre a CiMTB:
Site: https://www.cimtb.com.br
Instagram: http://www.instagram.com/cimtb
Facebook: http://www.facebook.com/cimtb/
Twitter: http://www.twitter.com/cimtb_oficial

Assessoria de Imprensa
Gustavo Coelho
press@cimtb.com.br