GiuGiu, atleta da Sense Factory Racing lembra que não deixar de treinar e cuidar do equipamento são os maiores desafios dos atletas no período de restrição de competições.
Por Pedro Parisi, de Belo Horizonte
A vida de atleta, seja amador ou profissional, ficou diferente no último ano. Todos tiveram que adaptar a rotina de treinos, e principalmente, a de competições por conta da nova realidade. Mas, a Copa Internacional Michelin de Mountain Bike (CIMTB Michelin) já marcou as datas das próximas etapas, e assim como a atleta Giuliana Morgen, conhecida como GiuGiu, quem pedala tem que manter o equipamento e os treinos em dia.
Ela chegou na categoria Júnior há pouco tempo, mas já teve resultados surpreendentes, incluindo um top 15 no mundial Copa do Mundo de MTB XCO Juniors, no ano passado, na República Tcheca. Mas por trás de todo sucesso, tem que existir um equipamento e uma equipe que apoiam o talento.
“O equipamento é uma das coisas que te fazem chegar ao topo. O mountain bike não é um esporte de grupo, é um esporte individual, claro que tem a equipe dando suporte, mas no final das contas é você e seu equipamento, então ele tem que estar sempre preparado, e então você tem que estar muito conectado com ele”, explica Giuliana.
Ela corre com o modelo 2021 da Sense Impact Carbon, que após dois anos de pesquisa, foi lançada no final de 2020, e ainda está para ser testada nas pistas da CIMTB Michelin. “A Sense investiu muito para melhorar os pontos mais vulneráveis da bike, e ela ficou bem rápida. Ela ficou muito responsiva. Você dá uma força nela e ela responde exatamente com a força que você deu! Não é aquela bike que você precisa embalar para que ela pegue velocidade”, conta.
O modelo hardtail da Sense veio com a proposta de levar ao mercado um mountain bike de competição a um custo acessível. Os consumidores encontram a Impact Carbon em três versões. A mais avançada é a Evo, que com 10kg não fica para trás comparada com nenhuma outra bike da categoria. A versão intermediária é a COMP, que mantém a eficiência, sem custar tanto. E a opção de entrada é a PRO, ideal para quem quer competir pensando no melhor custo-benefício do mercado de mountain bikes de carbono.
Se o equipamento faz a diferença na hora de competir, os treinos, ou a falta deles, causam ainda mais impacto nos resultados dos atletas. Por isso, Giugiu alerta: “Está sendo uma temporada conturbada, com poucas competições e viagens. O que eu tenho feito é treinar muito. Estou focando em absorver o treinamento para quando chegar na hora de competir, quando for possível uma competição oficial, quero estar preparada e pronta para correr a qualquer momento”.
Siga nossos canais
A CIMTB Michelin conta com vários canais de comunicação. Você pode acompanhar nosso podcast, que já está na 96ª edição, em qualquer plataforma. Basta buscar por “cimtb”. Também temos nosso instagram, no @cimtb. Ou então, você pode escolher receber nossa newsletter semanal, com o resumo das últimas notícias. Para se inscrever, é só clicar neste link e preencher seu nome e e-mail.
CIMTB Michelin 2021
A organização da CIMTB Michelin realizou sua primeira prova em 1996. Desde então, vem inovando e contribuindo ativamente para o crescimento e fortalecimento do mountain bike e o mercado de bicicletas no Brasil. Contando pontos para o ranking mundial da União Ciclística Internacional (UCI) desde 2004, a CIMTB Michelin tem sido seletiva para os Jogos Olímpicos nos Ciclos de Pequim 2008, Londres 2012, Rio 2016 e Tóquio 2020. Em 2022, a CIMTB Michelin aumentará ainda mais sua relevância internacional com a realização da etapa de abertura da Copa do Mundo de Mountain Bike 2022, em Petrópolis. Além disso, foi responsável pela construção da pista de mountain bike dos Jogos Olímpicos Rio 2016, considerada uma das melhores da história dos Jogos desde 1992.
Sense Bike
Parte da Lagoa Participações, a Sense Bike foi criada em 2009, com o sonho de construir uma marca de bicicletas feita por apaixonados para apaixonados, com padrão internacional, foco em desenvolvimento e indústria de ponta. Em 2014, foi inaugurada a fábrica em Manaus, que possibilitou o início da produção de quadros, bem como a montagem de bicicletas elétricas e convencionais (mountain bike, urbana e road), com o que existe de mais inovador em tecnologia. Em abril de 2018, a Sense Bike comprou a Swift Carbon Global, importante fabricante mundial de bikes em fibra de carbono, com operação industrial na cidade do Porto (Portugal).
Michelin
A Michelin, líder do segmento de pneus, se dedica ao desenvolvimento da mobilidade de seus clientes, de forma sustentável, criando e distribuindo os pneus, serviços e soluções mais adequados às suas necessidades; fornecendo serviços digitais, mapas e guias, para ajudá-los tornar suas viagens experiências únicas; e desenvolvendo materiais de alta tecnologia, que atendem à indústria da mobilidade. Sediada em Clermont-Ferrand (França), a Michelin está presente em 170 países, emprega 114.100 pessoas em todo o mundo e dispõe de 70 centros de produção implantados em 17 países diferentes que fabricaram 190 milhões de pneus em 2017.