O espaço municipal, na cidade de Congonhas (MG), oferece toda estrutura para ciclistas, equipes e torcedores acompanharem de perto a quarta e última etapa da competição no ano
Se no ano passado o Parque Ecológico da Cachoeira fez sua reestreia na CIMTB Michelin, ao receber a primeira de três etapas da competição na temporada passada, desta vez o local vai ser o responsável por encerrar com chave de ouro a edição de 2022 do evento. Este será o 18º ano seguido que Congonhas (MG) recebe a principal prova de ciclismo da América Latina, entre os dias 23 e 25 de setembro. Após vários anos com sua sede aos pés dos doze profetas de Aleijadinho, no Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, a prova se consolidou no parque municipal, que oferece uma estrutura completa para o evento.
“A Copa Internacional Michelin de Mountain Bike já se tornou uma tradição no calendário de Congonhas e estamos muito felizes em mais uma vez recebê-los em nossa cidade. O Parque da Cachoeira, esse importante espaço do município, está preparado para receber os atletas, suas equipes e todo o público que acompanha esse esporte. Além disso, é muito bom perceber que entenderam a importância desse espaço e que também se sentem em casa e acolhidos para darem o seu melhor na competição”, comenta Lana Mércia Brazil Duarte, diretora da Fumcult, responsável pela gestão do parque. “Que todos sejam bem-vindos. Aguardamos ansiosos por esse evento maravilhoso”, complementa a gestora.
Arena da CIMTB Michelin em Congonhas (MG)
Quando o assunto é pista, o Parque da Cachoeira tem em sua própria área todos os requisitos necessários para uma competição de mountain bike do mais alto nível. Com o circuito apelidado de “oldschool” pelos praticantes, uma vez que não é preciso a organização criar novos obstáculos para torná-lo mais técnico e desafiador, proporciona aos participantes evoluírem e atingirem alta performance nas mais diferentes categorias disponíveis.
“Em 2005, no primeiro ano de CIMTB em Congonhas, o XCO aconteceu no Parque da Cachoeira e esse retorno ao local foi um sucesso entre os participantes. Além da estrutura do local e do ambiente de natureza exuberante, temos pistas aprovadas pelos atletas que são divertidas e repleta de trilhas no XCO, XCC e Maratona”, destaca Rogério Bernardes, organizador da CIMTB Michelin.
Edivando de Souza Cruz, bicampeão da elite, passa por trecho técnico
Além de ser rodeado por uma grande área de preservação ambiental, o Parque oferece uma estrutura completa de lazer, com piscinas de água corrente, quadras poliesportivas, campo de futebol, playground, churrasqueiras e área de camping. O principal atrativo é a Cachoeira de Santo Antônio, que tem um trecho da pista passando à sua frente. Além disso, o balneário conta com lanchonete e restaurante para atender às necessidades dos visitantes.
Estacionamento e bicicletário
Durante a competição, haverá três estacionamentos para ciclistas, equipes e visitantes pararem seus veículos, dois gratuitos (um interno e outro externo) e um pago. Quem preferir ir pedalando ao evento, terá opção de parar sua bike (gratuitamente) no Bicicletário CBMM, contando com toda segurança e a coordenação do Clube SANTUU.
Área de camping disponível
Para quem quiser se hospedar no local do evento, a área de camping do Parque Ecológico da Cachoeira estará funcionando durante o evento. Para quem levar sua barraca e utilizar o espaço, haverá um custo da diária de R$ 25,00 por pessoa. Em caso de uso de motorhome, é cobrado ainda um valor adicional de R$ 15,00 por dia pelo veículo. No local, há vestiários masculino e feminino, para serem utilizados por todos presentes ao evento.
Arena do evento
Como de costume, a arena da CIMTB Michelin será completa, seguindo os padrões das demais etapas. Além da praça de alimentação, contará com área de exposição, lava-bike Squirt, secretária, área de imprensa, local de premiação, área de equipe para montagem de tendas, além dos shows musicais, no lounge da Sense Bike.
Inscrições abertas
As inscrições para a etapa de Congonhas nas mais de 40 categorias podem ser feitas diretamente no site do Sprinta: https://app.sprinta.
Como chegar no Parque da Cachoeira
Para quem vai pela BR 040 sentido Rio de Janeiro
O acesso é bem fácil e não precisa entrar na cidade. Pegue o acesso NORTE, logo depois da Polícia Rodoviária Federal, e siga sempre em frente. No final dessa avenida entre a direita e você já estará na estradinha calçada de acesso ao Parque da Cachoeira.
Para quem vai pela BR 040 sentido Belo Horizonte
O acesso é bem fácil e não precisa entrar na cidade, mas caso entre no primeiro trevo da cidade é só seguir as placas. A opção mais rápida e fácil é seguir pela BR 040, passando pela entrada principal de Congonhas, e retornar no trevo que existe ao lado da Polícia Rodoviária Federal. Quando retornar na estrada, pegue o acesso NORTE e siga sempre em frente. No final dessa avenida entre a direita e você já estará na estradinha de acesso ao Parque da Cachoeira.
Sobre a CBMM
Líder mundial na produção e comercialização de produtos de Nióbio, a CBMM possui mais de 400 clientes, em 50 países. A companhia fornece produtos e tecnologia de ponta aos setores de infraestrutura, mobilidade, aeroespacial, saúde e energia. Fundada em 1955, em Araxá, Minas Gerais, a CBMM apoia iniciativas que visam o desenvolvimento socioeconômico, cultural e esportivo nos locais onde atua, buscando beneficiar essas comunidades e auxiliar na formação das próximas gerações. Para mais informações, visite: cbmm.com/pt/media-center.
Sobre a Michelin
A Michelin, líder do segmento de pneus, se dedica ao desenvolvimento da mobilidade de seus clientes, de forma sustentável, criando e distribuindo os pneus, serviços e soluções mais adequados às suas necessidades; fornecendo serviços digitais, mapas e guias, para ajudá-los a tornar suas viagens experiências únicas; e desenvolvendo materiais de alta tecnologia, que atendem à indústria da mobilidade. Sediada em Clermont-Ferrand (França), a Michelin está presente em 170 países, emprega mais de 123.600 pessoas em todo o mundo e dispõe de 71 centros de produção implantados que fabricaram cerca de 170 milhões de pneus em 2020. (www.michelin.com.br).
Sobre a Sense Bike
A Sense Bike nasceu em 2009, como uma marca desenvolvida por ciclistas para ciclistas apaixonados, com o objetivo de oferecer bicicletas capazes de encantar pela experiência positiva ao pedalar. Ao longo dos anos, a fabricante marcou seu nome no Brasil, conquistando público, mercado e imprensa especializada. Em 2016, a Sense Bike desenvolveu seus primeiros modelos em fibra de carbono, através de uma parceria com a Swift Carbon: Impact Carbon, Invictus e Prologue. Além disso, a marca é uma das que mais investe no mercado de All-Mountain, Enduro e Elétricas, sendo a única marca nacional a oferecer uma bicicleta elétrica de trilhas de alto desempenho, com quadro em fibra de carbono. Por isso, a Sense Bike é uma das líderes de mercado e pioneira no setor, contando com uma estrutura completa de criação, importação, estoque, distribuição, marketing, pós-venda e comercial.
História da CIMTB Michelin
A organização da CIMTB Michelin realizou sua primeira prova em 1996. Desde então, vem inovando e contribuindo ativamente para o crescimento e fortalecimento do mountain bike e o mercado de bicicletas no Brasil. Contando pontos para o ranking mundial da União Ciclística Internacional (UCI) desde 2004, a CIMTB Michelin tem sido seletiva para os Jogos Olímpicos nos ciclos de Pequim 2008, Londres 2012, Rio 2016, Tóquio 2020 e Paris 2024. Em 2022, a CIMTB Michelin aumentou ainda mais sua relevância internacional, com a realização da etapa de abertura da Copa do Mundo Mercedes-Benz de Mountain Bike 2022, em Petrópolis. Além disso, foi responsável pela construção da pista de mountain bike dos Jogos Olímpicos Rio 2016, considerada uma das melhores da história dos Jogos desde 1996, primeiro ano do MTB em Olimpíadas.
Mais informações sobre a CIMTB Michelin:
Site: https://www.cimtb.com.br
Instagram: http://www.instagram.com/cimtb
Facebook: http://www.facebook.com/cimtb/