Para todas as idades: categorias movimentam último dia da CIMTB Michelin em Araxá

Giuliana Morgen e Alex Malacarne são os campeões da Júnior

O dia foi cheio na CIMTB Michelin. A chuva da noite deixou a pista escorregadia e foi preciso tranquilidade e concentração no percurso. Logo pela manhã deste domingo (8), largaram as categorias Sub17, Sub15, Sub60, Sub65 e Over65 e as femininas Sub30, Sub40, Sub50, Over50, Sub17 e Sub15. Os atletas percorreram o tradicional percurso de Cross Country Olímpico (XCO) em torno do Tauá Grande Hotel.

Dentre as categorias femininas, o clima foi de celebração com o Dia Internacional da Mulher. Esse ano, o XCO recebeu novas atletas na CIMTB Michelin depois de um movimento para manter a modalidade. Uma delas foi a atleta Dayane Nagela Reis Fernandes que estreou no XCO com o título de campeã.

Categoria Mirim largou ainda pela manhã (Foto: Alemão Silva)

“Voltei a competir mas nunca tinha participado de uma prova de XCO, e desde que eu vi o movimento das mulheres em prol dessa categoria eu me interessei, e esse foi meu desafio pessoal para esse ano. Eu considero que é difícil, mas não é impossível. Com treino e dedicação, tive a grata surpresa de ser a campeã e nada disso teria acontecido sem incentivo, porque eu mesma tive que superar meu medo”, relatou.

Dentre as categorias masculinas, o atleta mais velho da competição, Valdemar Franca (Bike Motos) mostrou superação. “Desde que comecei em 2005 eu conquistei vários títulos e nunca imaginei que isso seria possível, eu tenho 75 anos e sou o competidor mais velho hoje na CIMTB. Para mim é uma honra, eu sempre digo que quem consegue pedalar aqui em Araxá pedala em qualquer lugar do mundo. Hoje o esporte é minha vida”, ressaltou.

Enquanto isso, na Mirim, com quatro anos, Maria Fernanda Pimenta Martins ainda começa no esporte através do incentivo dos pais. “A gente sabe o quanto o esporte agrega, instrui e traz uma qualidade de vida para quem pratica. Então, desde pequena a gente incentiva. Eu gosto de praticar outros esporte sempre buscando a qualidade de vida, e eu acho muito importante a Maria Eduarda estar aqui integrando o esporte e compartilhando com vários colegas”, disse o pai Carlos César Martins e completou “Ela ainda está com quatro anos, correu com rodinhas e o ano que vem a gente espera traze-la com aro maior e sem rodinhas”, finalizou.

Júnior
A geração que cresce no MTB foi um dos destaques da CIMTB Michelin. A disputa na categoria Júnior Masculino e Feminina mostra a evolução dos atletas. A grande campeã no Feminina, Giuliana Morgen, que pedala pensando no futuro e mostra seu diferencial. Ela completou a prova com mais de 12 minutos de vantagem em relação à segunda colocada, Lorena Ranchel Marques Ferras. Giuliana avaliou o que a faz ter esse desempenho “Eu tenho um objetivo muito grande e olho muito além. Então, tento treinar para bater a Sub-23 e Elite. Isso tem uma diferença para mim e acredito que é o que me traz esses resultados”, contou.

Giuliana Morgen estreou na Júnior com vitória (Foto: César Delong)

No Masculino Alex Malacarne também levou com vantagem. Ele que se prepara para disputar o pan-americano no próximo mês e fez o balanço da prova. “O circuito da prova de 2020 está muito bem trabalhado nas curvas e nos saltos. A disputa foi ótima. Abri uma vantagem na primara volta e consegui me distanciar e manter firme sem cometer nenhum erro. Fiquei feliz com a minha performance. Quero continuar nesse ritmo e melhorar para o pan-americano”, finalizou.

Michelin
A Michelin, líder do segmento de pneus, se dedica ao desenvolvimento da mobilidade de seus clientes, de forma sustentável, criando e distribuindo os pneus, serviços e soluções mais adequados às suas necessidades; fornecendo serviços digitais, mapas e guias, para ajudá-los tonar suas viagens experiências únicas; e desenvolvendo materiais de alta tecnologia, que atendem à indústria da mobilidade. Sediada em Clermont-Ferrand (França), a Michelin está presente em 170 países, emprega 114.100 pessoas em todo o mundo e dispõe de 70 centros de produção implantados em 17 países diferentes que fabricaram 190 milhões de pneus em 2017.

Sense Bike
Parte da Lagoa Participações, a Sense Bike foi criada em 2009, com o sonho de construir uma marca de bicicletas feita por apaixonados para apaixonados, com padrão internacional, foco em desenvolvimento e indústria de ponta. Com o objetivo inicial de atender às demandas voltadas para a mobilidade urbana, tornou-se referência no mercado no desenvolvimento de bicicletas elétricas. Em 2014, foi inaugurada a fábrica em Manaus, que possibilitou o início da produção de quadros, bem como a montagem de bicicletas elétricas e convencionais (mountain bike, urbana e road), com o que existe de mais inovador em tecnologia. Em abril de 2018, a Sense Bike comprou a Swift Carbon Global, importante fabricante mundial de bikes em fibra de carbono, com operação industrial na cidade do Porto (Portugal). A marca também é patrocinadora de uma das equipes mais importantes do MTB nacional – a Sense Factory Racing, que já conquistou grandes títulos em competições nacionais e internacionais.

CIMTB Michelin 2020
A CIMTB Michelin conta pontos para o ranking mundial, da União Ciclística Internacional (UCI), fazendo parte do ciclo Olímpico Tóquio 2020, ranking Brasileiro e estaduais.

Copa Internacional de Mountain Bike comemora a 25ª Edição em 2020. O evento tem patrocínio da Michelin, o pneu oficial da competição, e Co-Patrocinio da Sense Bike. Use a hashtag #CIMTBMICHELIN e concorra a prêmios.