Estrangeiros vencem a CIMTB Levorin, em São João del-Rei. Rubinho e Raiza são vice-campeões

Os estrangeiros dominaram a super elite da segunda etapa da Copa Internacional Levorin de Mountain Bike, em São João del-Rei, e quebraram a hegemonia dos brasileiros, vencendo a prova de Cross Country (XCO) pela primeira vez, na tarde deste domingo (17). No masculino, o colombiano Fabio Castañeda conquistou o título. Já no feminino, a argentina Agustina Apaza terminou a etapa no topo do pódio. Com o resultado, Fabio e Agustina somaram 60 pontos nos rankings olímpico e mundial.

Os brasileiros mais bem colocados na super elite foram os ciclistas da equipe AOO Specialized Raiza Goulão e Rubinho Donizete, ambos vice-campeões, resultado que lhes garantiu 40 pontos nos rankings da UCI. Entre os homens, completaram as cinco primeiras colocações, na sequência: Guilherme Müller (LM/Shimano), Henrique Avancini (Cannondale) e o suíço Lukas Kaufmann (Cannondale). No feminino, Isabella Lacerda (LM/Shimano) foi a terceira, seguida pela costarriquenha Adriana Rojas e pela equatoriana Alexandra Serrano.

Incluída entre as favoritas pelas brasileiras, Agustina acelerou o ritmo na terceira volta e assumiu a liderança na penúltima, encerrando a briga que Isabella Lacerda e Raiza Goulão travaram pela primeira colocação nas primeiras voltas. “A corrida foi muito dura, porque o circuito é bem técnico e as adversárias, bastante qualificadas. A estrutura montada pela equipe da CIMTB Levorin me impressionou muito, esta foi uma das provas mais bem organizadas de que já participei”.

A goiana Raiza comemorou os 40 pontos UCI garantidos pelo segundo lugar, mas lamentou o fato de ter encerrado a etapa de São João como vice pelo segundo ano consecutivo. “Larguei muito forte, impondo o ritmo que trabalhei durante os treinamentos. Senti um pouco na passagem da terceira para a quarta volta. Vinha revezando com a Isabella, que também estava forte. Vi que Agustina estava chegando, tentei aumentar o ritmo, mas não deu”.

Colombiano vence na estreia em São João – Fabio Castañeda participou pela primeira vez da etapa de São João del-Rei da CIMTB Levorin. E logo na estreia o colombiano superou os brasileiros, vencendo a prova de ponta a ponta. “É uma prova que exige muita estratégia e não permite que você descanse os músculos em momento algum. No começo, sabia que meus principais adversários seriam o Rubinho e o Avancini. Fui seguido pelo Cocuzzi nas primeiras voltas, mas aos poucos consegui me distanciar dos outros competidores”.

Rubinho confiou na manutenção do ritmo para finalizar a prova como vice-campeão. O mineiro não largou bem e caiu para o décimo lugar, mas manteve a estratégia traçada e conquistou um bom resultado. “Fiz uma prova de cabeça, pensei comigo mesmo: ‘nesse ritmo vou conseguir ir até o final’. Na terceira volta consegui encaixar o ritmo, e vi que os outros estavam perdendo força. Consegui alcançar o Fred (Mariano) e trocar posições com ele por um tempo. Depois comecei a andar mais forte, alcancei o Henrique e depois o Cocuzzi. Infelizmente o colombiano abriu muito”.

Guilherme Müller é campeão da sub-23 – Além de ter superado Henrique Avancini, brasileiro mais bem colocado no ranking da UCI, Guilherme Müller foi campeão da sub-23 masculina. Entre as mulheres, a colombiana Xiomara Cuervo, sexta colocada na super elite, foi a melhor da sub-23.

Após a prova, Guilherme se mostrou satisfeito por ter superado Avancini. “Foi uma prova alucinante. Meu medo era a largada, que eu precisava encaixar por ser uma prova muito técnica, sem pontos de ultrapassagem. É muito gratificante terminar na frente do Avancini, que hoje é a grande referência do ciclismo nacional”.

Colombianos dominam Junior Series – Os colombianos dominaram a júnior, que valeu como única etapa brasileira da UCI Junior Series. Egan Bernal, vice-campeão mundial em 2014, dominou a prova de ponta a ponta, terminando quase 30 segundos mais rápido do que o segundo colocado, o também colombiano Wilson Molano, seu companheiro de equipe. Gonzalo Lokman, da Argentina, foi o terceiro, seguido pelo catarinense Érick Bruske (AOO Specialized) e pelo colombiano Santiago Pietralunga.

Com a vitória, Egan Bernal somou 60 pontos, resultado que pode alçá-lo à terceira colocação do ranking mundial (estava em quinto). “A organização da prova me surpreendeu muito, a pista é muito rápida. Consegui meu objetivo aqui, que era conseguir elevar minha pontuação na UCI. Esse resultado me aproxima do meu objetivo neste ano: terminar o circuito entre os oito primeiros para disputar a final do UCI Junior Series”.

Erick Bruske admitiu a superioridade de Egan em relação aos adversários. Com o quarto lugar, o catarinense garantiu 25 pontos UCI, o que pode deixá-lo no top 15. “Foi um bom resultado, porque eu sabia que a prova teria um ritmo fora do normal. Em alguns momentos cheguei muito perto do segundo colocado, achei que brigaria pela posição. Mas na última volta senti um pouco, o argentino se aproveitou e conseguiu me ultrapassar, garantindo o terceiro lugar”.

Resultados

Super elite – masculino (6 voltas)
1.- Fábio Castañeda Monsalve (Colômbia) – 1h26min45
2.- Rubens Donizete (AOO Specialized) – a 58seg
3.- Guilherme Muller (LM/Shimano) – a 1min07
4.- Henrique Avancini (Cannondale) – a 1min14
5.- Lukas Kaufmann (Cannondale) – a 1min18
6.- Daniel Grossi (Groove/Shimano) – a 1min23
7.- Marcelo Cândido (LM/Shimano) – a 2min55
8.- Luiz Cocuzzi (Lar/Scott/Shimano) – a 2min57
9.- Ricardo Pscheidt (Trek) – a 3min18
10.- Andrey Fonseca (Costa Rica) – a 4min11

Super elite – feminino (5 voltas)
1.- Agustina Apaza (Argentina) – 1h26min55
2.- Raiza Goulão (AOO Specialized) – a 34seg
3.- Isabela Lacerda (LM/Shimano) – a 1min45
4.- Adriana Rojas (Costa Rica) – a 2min12
5.- Alexandra Serrano (Equador) – a 4min23
6.- Xiomara Cuervo (Colômbia/Specialized) – a 5min48
7.- Erika Gramiscelli (Funvic/Soul) – a 7min04
8.- Fernanda Castro (Chile) – a 8min53
9.- Evelyn Jaramillo (Chile) – a 9min11
10.- Michela Arizaga (Equador) – a 9min25

Sub-23 – masculino (6 voltas)
1.- Guilherme Muller (LM/Shimano) – 1h27min53
2.- Luiz Cocuzzi (Lar/Scott/Shimano) – a 1min50
3.- Andrey Fonseca (Costa Rica) – a 3min04
4.- Brandon Rivera (Colômbia/Specialized) – a 3min11
5.- Luis Camacho (Costa Rica) – a 4min22

Sub-23 – feminino (5 voltas)
1.- Xiomara Cuervo (Colômbia) – 1h32min22
2.- Fernanda Castro (Chile) – a 3min07
3.- Michela Arizada (Equador) – a 3min39
4.- Maria Paula Rodarte – a 13min34
5.- Tatielle Valadares de Souza – a 1 volta

Júnior masculino (4 voltas)
1.- Egan Bernal Gómez (Colômbia/Specialized) – 1h01min17
2.- Wilson Pena Molano (Colômbia/Specialized) – a 26 seg
3.- Gonzalo Lokman (Argentina) – a 1min10
4.- Erick Bruske (AOO Specialized) – a 1min23
5.- Santiago Pietralunga (Colômbia) – a 2min06

Vencedores das demais categorias da CIMTB Levorin
Sub 15 – Danilo Carvalho Filho
Sub 17 – Lucas Sirio
Sub 30 – Nathanael Fonseca
Sub 35 – Marcos Faria
Sub 40 – Marcelo Sebastião
Sub 45 – Silvio Amorim
Sub 50 – Cláudio de Souza
Sub 55 – Edu Ramires
Sub 60 – Dilermando Melo
PNE – Jorge Araújo
Over 60 – Josimar Correa

Campeões da Copa LM Bike de Amadores
Cadete – Marcelo Cardoso
Expert – Robert Pereira
Máster – Eduardo Soares
Veterano – Genivaldo Oliveira
Sub 40 Fem – Isabella Ribeiro
Over 40 Fem – Raquel Gontijo
Segurança Pública – Kairo Gratão

Fan page – Quer acompanhar tudo sobre a Copa Internacional Levorin de Mountain Bike e ainda curtir fotos diferenciadas e vídeos das provas e dos atletas? Acesse a fan page oficial pelo endereço: www.facebook.com/CIMTB.

Mais informações:
Twitter: @CIMTBLevorin
Instagram: @CIMTB.
site https://cimtb.com.br/

Atenção: o crédito das fotos é obrigatório.

Vítor Dalseno / Doro Jr. – Mtb 13209
E-mails: press@cimtb.com.br
Tel: 11 32855911 / Vivo: 11 9.8457-9699

Siga a ZDL no twitter: twitter.com/ZDLcomunica
e no facebook ZDL Comunicação