Cross Country Olímpico e Maratona movimentam segundo dia da CiMTB Poços de Caldas

Três largadas da competição foram realizadas no Parque do Cristo durante este sábado (22). Competição se encerra neste domingo (23), com Mirim e XCO

O segundo dia da Copa Internacional de Mountain Bike foi repleto de fortes emoções no Parque do Cristo. Na parte da manhã deste sábado (22), duas largadas foram realizadas das provas do Cross Country Olímpico, o XCO, confirmando os sete primeiros campeões na modalidade olímpica. Na sequência, a partir de 14h, foi a vez das 17 categorias da Maratona (XCM) tomarem conta das trilhas no entorno do Parque.

Logo no início da manhã, às 8h20, foram realizadas as categorias E-Bike do XCO. Largando com a camiseta de líder da Pró, Sherman Trezza soube fazer uma corrida bem equilibrada para garantir a vitória e a manutenção da Jersey Rosa (camiseta dada a todos os líderes de categoria no evento). O top 3 da Pró masculina teve ainda Rubinho Valeriano e Renato Rezende. Entre as mulheres, vitória de Junia Roberta da Costa, seguida de perto por Francine Espírito Santo. Já na Máster, o primeiro lugar ficou com Juarez Campolina, com Weimar Pettengil e Leonardo Prado completando as três primeiras posições.

Sherman Trezza levou 1h04min26 para completar 7 voltas no circuito de 4 km do Cross Country Olímpico na E-MTB Pró. Uma prova que teve Sherman, Rubinho e Rezende juntos no começo, até que o campeão atacasse e aos poucos fosse consolidando sua superioridade na disputa.

“Fiz uma boa prova, pedalando de forma consistente desde o início. Me mantive ali no grupo dos três primeiros, até que na terceira volta eu abri uma vantagem. E aí, fui tentando administrar até o final. O Rubinho é um atleta muito técnico, o Renato também. Ambos são daqui de Poços de Caldas, assim como eu morei aqui por 13 anos, então os três conheciam bem o terreno e o estilo de pista”, contou Sherman.

“Especial ver esse movimento atual da cidade, de trazer para cá a CiMTB. Conheço a pista desde o início, no começo dos anos 2010. Poder participar disso como atleta, é algo super gratificante para minha carreira. Agora é focar no XCO, na Super Elite, que acontece na tarde de domingo (23). Quem vier para o Parque do Cristo neste domingo, acompanhará grandes provas”, afirmou o campeão.

Categorias de base do XCO
Às 10h20 foi a vez das quatro categorias de base do Cross Country Olímpico serem realizadas: UCI Junior Series, Sub-17, Sub-15 e Sub-12. Na principal delas, a Júnior, a vitória foi de Henrique Bravinho, que até o momento venceu as seis provas que disputou em 2024 na Copa Internacional de MTB,  três no XCO e 3 no Short Track. O top 5 contou ainda com Vinicius Howe, Guilherme Galvão, Jalizan Almeida e Daniel Hoffmann. Subiram no pódio ainda Joas Menezes, Gustavo Nogueira, Terly Vicente, João Victor Gomes e Gabriel Ribeiro e Silva.

Pódio da UCI Junior Series (Crédito: Ultrafotos)

“Abri um gap de diferença para os adversários logo na primeira volta e me mantive na frente até completar as 5 voltas. Fiz uma prova crescente, em uma pista que permitia acelerar nas subidas. Vamos com tudo para Congonhas (MG), no fim do mês de setembro, quando será definido o título da temporada”, comemorou Bravinho, que lidera com 135 (três vitórias no XCO), contra 112 de Guilherme Galvão e 101 de Gustavo Nogueira, seus principais concorrentes.

Na Sub-17, a vitória também ficou com o líder da categoria, Miguel Volpini, que agora abriu vantagem na liderança. Volpini venceu com 30 segundos de vantagem para o vice-líder, Gabriel Galvão. Agora, o líder tem 122 pontos contra 108 de Gabriel. O top 5 da categoria teve ainda Kauã Pedro, João Tada Faria e João Guilherme Trinck. Completaram o pódio Pedro Gomes, Anthony Miguel, Lucas Marques, André Vecchi e Luca Drumond.

A categoria Sub-15 repetiu o mesmo enredo da Sub-17. Vitória do líder, Matheus Ribeiro e Silva, com o vice-líder, Leonardo Teixeira, em segundo lugar no dia. O top 5 teve ainda Matheus Bueno, Luis Miguel Santos e Pedro Henrique Pereira. Completaram o pódio da categoria os atletas Maicon Gueths, Artur Tada Faria, Yago Sanchez, João Francisco Pellegrini e Pietro Almeida.

Por fim, completando as baterias do dia no XCO, a Sub-12 teve a vitória de Pedro Henrique Ferri, seguido por Tomas Villarroel, Davi Mendes, Bernardo Sousa, Guilherme Ferreira Bueno, Francisco Munhões e Pedro José Pellegrini. Todas as classificações do dia, bem como a classificação geral da etapa, estão disponíveis no site: https://seuesporte.app/cimtb-2024/.

Maratona da CiMTB
A disputa da Maratona teve início às 14h, reunindo cerca de 250 ciclistas na pista de 14 km no entorno do Parque do Cristo. Todos os resultados das 17 categorias podem ser encontrados no site: https://seuesporte.app/results/cimtb-3a-etapa-xcm/.

Programação de domingo
O terceiro e último dia tem como atração a Mirim e mais quatro largadas do Cross Country Olímpico: a primeira, às 8h, com as categorias masculinas Sub-55, ULTRA, Sub-60, Sub-65, Over-65; a segunda será às 10h, com as categorias masculinas Sub-30, Sub-35, Sub-40, Sub-45, Sub-50; a terceira é a largada exclusiva feminina, às 12h, com as categorias Super ELITE (Elite + Sub23), UCI Junior Series, Sub-17, Sub-15, Sub-40, Sub-50, Over-50, Sub-12); por fim, às 14h, a última largada da competição, com a Super Elite masculina (Elite + Sub-23).

A única novidade em termos de programação está no horário da categoria Mirim, na manhã de domingo. Geralmente às 11h30, a disputa dos pequenos teve que ser alterada para às 9h, para se ajustar a logística das atrações do Parque do Cristo.

Agenda de shows
Ao todo, seis shows musicais serão realizados no Parque do Cristo durante os três dias de evento, uma tradição em todas as etapas da Copa Internacional de Mountain Bike. As bandas que se apresentaram no primeiro dia foram The Bartos e Sá Gabriel e Deivid Santos, enquanto o segundo dia teve outras três, Flávia Jorge e Raoni Loran, Banda Harmônica e Helena Daher & Pedro Soares. Já no domingo, apenas a Ópera Rock Acústico se apresentará para o público, às 14h30, no Palco Café.

Apoiadores e patrocinadores
Para a realização da terceira etapa de 2024 da CiMTB, a organização conta com os apoios locais da Prefeitura Municipal de Poços de Caldas, através da Secretaria de Esportes, Parque do Cristo (Citur), Associação de Ciclistas de Poços de Caldas, Cervejaria Gonçalves, Flux Internet Club, 20Buscar, Stock Farma e Poços de Caldas Convention & Visitors Bureau – Descubra Poços de Caldas. Entre os patrocinadores, estão a CBMM (Cota Apresenta), além de SRAM, La Maglia, Scott, Setta e Bem Brasil (Cota Bronze).

A história da CiMTB
A organização da CiMTB realizou sua primeira prova em 1996. Desde então, vem inovando e contribuindo ativamente para o crescimento e fortalecimento do mountain bike e o mercado de bicicletas no Brasil. Contando pontos para o ranking mundial da União Ciclística Internacional (UCI) desde 2004, a CiMTB tem sido seletiva para os Jogos Olímpicos nos ciclos de Pequim 2008, Londres 2012, Rio 2016, Tóquio 2020 e Paris 2024.

Em 2022, a CiMTB aumentou ainda mais sua relevância internacional, com a realização da etapa de abertura da Copa do Mundo Mercedes-Benz de Mountain Bike 2022, em Petrópolis, já em 2024 organizou a etapa de Araxá da WHOOP UCI Mountain Bike World Series. Além disso, foi responsável pela construção da pista de mountain bike dos Jogos Olímpicos Rio 2016, considerada uma das melhores da história dos Jogos desde 1996, primeiro ano do MTB em Olimpíadas.

Mais informações sobre a CiMTB:
Site: https://www.cimtb.com.br
Instagram: http://www.instagram.com/cimtb
Facebook: http://www.facebook.com/cimtb/
Twitter: http://www.twitter.com/cimtb_oficial

Assessoria de Imprensa
Gustavo Coelho
press@cimtb.com.br