Copa Internacional comemora 30 anos e faz volta às origens na Maratona

Prova mais popular do mountain bike será realizada aos domingos, com três diferentes quilometragens e destaque de ter uma volta única para cada distância

A temporada de 30 anos da Copa Internacional, evento mais tradicional do calendário latino-americano de mountain bike, chega a 2026 com grandes novidades. Entre os principais destaques está a realização da Maratona (XCM), que ganha maiores holofotes no evento. A disputa de longas distâncias do MTB será responsável por encerrar as três etapas da CiMTB, sempre na manhã dos domingos. Além disso, contará com três distâncias e uma única volta para cada categoria.

“A mudança da Maratona em 2026 será muito significativa, com três percursos diferentes. O menor será o percurso reduzido com cerca de 15 km, pensado para as categorias iniciantes, que chamamos de Turismo. É basicamente um passeio ciclístico, para incentivar novos praticantes a entrarem no mountain bike e será usufruindo toda a estrutura que montamos do evento”, explica Rogério Bernardes, organizador da Copa Internacional.

“Depois, teremos a distância intermediária, para as categorias amadoras que já disputam normalmente nossas provas, como  Expert, Cadete, Máster, Veterano, Segurança Pública, PcD, Duplas entre outras, com cerca de 30 a 35 km de percurso. E, a cereja do bolo, serão as categorias oficiais, com mais de 60 km, que fizemos agrupamentos para poder dar oportunidade para todos participarem, além das Super Elites Feminina e Masculina, ambas valendo para o ranking da FMC, CBC e UCI”, diz o organizador.


Super Elite volta a disputar a Maratona nos 30 anos da CiMTB (Azarias Martins / Azarias Foto e Arte)

Assim, com as alterações feitas, a Maratona volta a ser realizada durante o domingo em cada uma das três etapas, Conceição do Mato Dentro (12 de abril), Araxá (31 de maio) e Congonhas (27 de setembro). Serão assim três largadas do XCM durante o domingo: a primeira, às 8h da manhã, para o percurso maior. O percurso médio larga logo em seguida, às 8h30, enquanto o percurso do passeio larga às 9h. O início da premiação de todas as categorias está previsto para às 12h30. A cerimônia será realizada à medida que os pódios sejam formados com os 10 primeiros colocados no resultado executado pela cronometragem.

Para conferir todas as categorias disponíveis na Maratona, sejam elas oficiais (CBC e/ou FMC) ou amadoras (sem necessidade de filiação junto a uma Federação), basta acessar o site da CiMTB através do endereço: https://cimtb.com.br/a-copa/categorias/.


Maratona será realizada em uma única volta por categoria (Crédito: Marcelo Shishito / Foto Kombi)

“O que mais está chamando a atenção dos atletas que já competem na CiMTB é o formato. Será de apenas uma volta e não teremos o formato anterior que eram de várias voltas em um percurso menor. Outra coisa importante de comentar, e que a galera está adorando, é que voltaremos com o formato de uma grande maratona como realizamos em Congonhas e atraia mais de 1 mil atletas. Era uma loucura e isso está na memória de muita gente. Esse resgate do formato é a maneira de atender aos pedidos que os atletas estavam fazendo. Será um ano muito especial, quando comemoramos 30 anos de história. Serão mais de 60 categorias para atletas de todos os níveis e idades”, finaliza Rogério Bernardes

A história da Copa Internacional
A organização da CiMTB realizou sua primeira prova em 1996. Desde então, vem inovando e contribuindo ativamente para o crescimento e fortalecimento do mountain bike e o mercado de bicicletas no Brasil. Contando pontos para o ranking mundial da União Ciclística Internacional (UCI) desde 2004, a CiMTB tem sido seletiva para os Jogos Olímpicos nos ciclos de Pequim 2008, Londres 2012, Rio 2016, Tóquio 2020 e Paris 2024, e, partir de maio deste ano, pontuará também para Los Angeles 2028.

Em 2022, a CiMTB aumentou ainda mais sua relevância internacional, com a realização da etapa de abertura da Copa do Mundo Mercedes-Benz de Mountain Bike 2022, em Petrópolis, já em 2024 organizou a etapa de Araxá da WHOOP UCI Mountain Bike World Series e em 2025 uma inédita rodada dupla da Copa do Mundo, também em Araxá. Além disso, foi responsável pela construção da pista de mountain bike dos Jogos Olímpicos Rio 2016, considerada uma das melhores da história dos Jogos desde 1996, primeiro ano do MTB em Olimpíadas. Outro destaque foi a organização, pela primeira vez no Brasil, da Copa do Mundo de Mountain Bike Eliminator em 2018 na cidade de Congonhas.

Mais informações sobre a CiMTB:
Site: https://www.cimtb.com.br
Instagram: http://www.instagram.com/cimtb
Facebook: http://www.facebook.com/cimtb/
Twitter: http://www.twitter.com/cimtb_oficial
Threads: https://www.threads.net/@cimtb
TikTok: https://www.tiktok.com/@cimtboficial
Flickr: https://www.flickr.com/photos/cimtb/albums/

Assessoria de Imprensa
Gustavo Coelho
press@cimtb.com.br