Entre os atletas do Brasil, destaque para Ulan Galinski, o 12° na Elite masculina, e Giuliana Morgen, que foi a 7ª na Sub-23 feminina
A sueca Jenny Rissveds (Canyon CLLCTV XCO) e o norte-americano Christopher Blevins (Specialized Factory Racing) foram os grandes nomes da segunda etapa da WHOOP UCI Mountain Bike World Series 2025 do Cross Country Olímpico (XCO). Na categoria Elite, disputada em Araxá-MG neste sábado (12/04), a dupla subiu ao lugar mais alto do pódio e foi ovacionada pelo público, que lotou as dependências do Grande Hotel Termas de Araxá.
Rissveds é ovacionada pelo público em Araxá (Crédito: Cesar Delong / Delong Media House)
Entre os homens, Blevins agora lidera a classificação geral masculina tanto do XCO quanto do XCC: ele conquistou a dobradinha no XCC e uma vitória e um segundo lugar no XCO.
Após conquistar a vitória há uma semana no mesmo local, a Specialized Factory Racing dominou novamente o pódio masculino, mas desta vez foi pressionada a conquistar a vitória: um grupo de dez ciclistas chegou à última volta juntos, mas foi só na subida final que o trio da equipe se destacou. Blevins foi o mais rápido no sprint, à frente dos dois companheiros de equipe, o chileno Martin Vidaurre em segundo e o francês Adrien Boichis em terceiro.
Rissveds teve uma vitória mais confortável no evento feminino do XCO, com um ataque decisivo no meio do percurso para construir uma vantagem incontestável. A partir de então, fez força sozinha durante o restante da prova. A neozelandesa Samara Maxwell (Decathlon Ford Racing Team) foi a vice-campeã, mas a disputa mais acirrada foi pelo terceiro lugar: a britânica Evie Richards (Trek Factory Racing – Pirelli) superou a canadense Jennifer Jackson (Orbea Fox Factory Team) no sprint final e garantiu um lugar no pódio.
O percurso em Araxá proporcionou um desafio diferente em relação à semana passada, com subidas curtas e intensas substituídas por uma longa subida de quatro minutos — que os homens completaram em 10 voltas e as mulheres em 9.
A vitória de Christopher Blevins
A competição masculina foi extremamente emocionante. Dez atletas entraram na última volta muito próximos: os três do pódio estavam acompanhados do companheiro de equipe Victor Koretzky, do italiano Simone Avondetto (Willier-Vittoria Factory Team), o sul-africano Luke Moir, o suíço Filippo Colombo (ambos da Scott-Sram MTB Racing Team), o suíço Fabio Puntener, o francês Jordan Sarrou (BMC Factory Racing), o espanhol Jofre Cullell Estape (BH Coloma Team) e o alemão Luca Schwarzbauer (Canyon CLLCTV XCO).
Pódio da Elite Masculina (Michal Cerveny/WHOOP UCI Mountain Bike World Series)
Foi Puntener quem abriu uma pequena vantagem na volta final, após atacar pela segunda vez. No entanto, ele foi alcançado pelo trio da Specialized Factory Racing, com os quatro nas primeiras posições até a subida final. No final, Blevins conquistou a vitória no sprint final.
“Adoro esse tipo de corrida em que tudo acontece ao mesmo tempo e você tem que se manter focado. Quando Boichis me ultrapassou naquela subida, nunca tinha visto um garoto com mais exuberância do que ele, ele é simplesmente brilhante. Tive que me esforçar muito para pedalar com ele. Martin [ Vidaurre ] também teve uma corrida incrível”, contou Blevins.
“É uma sensação muito boa fazer isso com a equipe. Ter quatro camisas vermelhas na frente está mudando a forma como corremos”, complementou o líder do XCO.
Entre os brasileiros, Ulan Galinski (Caloi Henrique Avancini Racing) seguiu mostrando consistência na temporada e foi o melhor atleta da casa na disputa, garantindo a 12ª posição – mesmo resultado dele na primeira etapa da Copa do Mundo. Alex Malacarne foi o 30°, Gustavo Xavier foi o 43°, José Gabriel o 49°, Nicolas Machado o 50°, Mario Couto o 55°, Sherman Trezza o 58° e Luiz Cocuzzi o 60°.
“Muito feliz em manter a consistência, senti que dei um passo adiante em nível mundial neste ano. O caminho até o topo do mundo é longo, mas a gente vai continuar trabalhando para chegar lá. Muito agradecido à torcida de todos, à energia de todos. É muito especial correr em Araxá e a torcida me empurrou a ter esses excelentes resultados nessas duas etapas”, comentou Ulan.
Arena lotada para receber o baiano Ulan Galinski (Crédito: Cesar Delong/ Delong Media House)
A vitória da campeã na Rio-2016
A sueca Jenny Rissveds surpreendeu com uma vitória solo incomum, conquistando a quarta vitória da carreira na Copa do Mundo UCI XCO. O calor escaldante em Araxá e a subida íngreme transformaram a prova em uma guerra, com pouca diferença entre as principais competidoras ao longo da prova.
Após vencer a corrida de XCO da semana passada, Samara Maxwell (Decathlon Ford Racing Team) estava muito confiante desde o início. E parecia assumir o comando durante os tensos minutos iniciais. Uma longa subida em cada volta provou ser um desafio extenuante sob o calor – na segunda das nove voltas, Rissveds começou a se distanciar do pelotão, mas foi seguida de perto por Maxwell e Loana Lecomte (BMC Factory Racing).
A manobra vencedora da corrida foi improvável, já que Rissveds tinha uma pequena vantagem na subida após cinco das nove voltas. Enquanto suas oponentes diminuíam o ritmo, a ex-campeã olímpica acelerou para construir uma vantagem.
“Foi novidade para mim estar tão sozinha em uma corrida da Copa do Mundo. Estou ganhando confiança, o que é muito bom e um grande avanço em relação ao último fim de semana”, comentou Jenny.
“Eu queria ficar com o grupo no começo e depois tentei me adaptar ao meu ritmo. Talvez eu tenha ido um pouco cedo demais, mas não tão cedo quanto no último fim de semana, e acho que foi inteligente.Podemos parecer confiantes, mas acho que todos temos algumas dúvidas “, complementou. Samara Maxwell é a líder geral do XCO da Copa do Mundo 2025.
Pódio da Elite Feminina na segunda etapa de Araxá (Crédito: Fabio Piva/ Red Bull Content Pool)
Entre as brasileiras, Karen Olímpio foi a mais bem colocada, finalizando a prova na 28ª colocação. Raiza Goulão terminou na 30ª posição, Hercília Najara foi a 39ª, Sabrina Oliveira a 41ª, Liege Walter a 42ª e Luiza Souza a 43ª.
A disputa no Sub-23
Na Sub-23 Feminina, Isabella Holmgren mostrou que é a atleta a ser batida nesta temporada. A canadense conquistou a quarta vitória consecutiva dela em Araxá – duas no XCC e duas no XCO, vencendo todas as etapas da categoria na rodada dupla. Desta vez, ela foi seguida pela italiana Valentina Corvi e pela também canadense Ella Macphee, que inverteram os lugares no pódio em relação à primeira etapa.
O público brasileiro foi ao delírio com a participação de Giuliana Morgen, que conquistou a 7ª colocação em uma chegada emocionante e foi ovacionada pela torcida – foi o melhor resultado do país nas duas etapas inaugurais de 2025. Outras duas brasileiras também fizeram bonito: Luiza Cocuzzi foi a 26ª e Carolina Ferreira ficou com a 30ª colocação. Gabriela Ferolla não terminou a prova.
Na categoria Sub-23 masculina, o suíço Finn Treudler foi o campeão, garantindo a dobradinha nas duas etapas inaugurais do XCO em 2025. Completaram o pódio o norueguês William Handley e o italiano Elian Paccagnella, que venceu o XCC no dia anterior.
Suíço comemora vitória na Sub-23 (Crédito: Michal Cerveny / WHOOP UCI MTB World Series)
O melhor desempenho entre os brasileiros foi de Guilherme Galvão, que terminou na 28ª posição. Na sequência, vieram Gustavo Roma (32°), Eiki Leôncio (33°), Vinicius Howe (36°) e Rafael Beghelli (38°).
A WHOOP UCI Mountain Bike World Series continua com a terceira rodada em Nove Mesto, na República Tcheca, de 23 a 25 de maio.
O Governo Federal por meio do Ministério do Esporte via Lei de Incentivo ao Esporte e o Governo Estadual por meio da Subsecretaria de Esportes da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (SUBESP) via Lei Estadual de Incentivo ao Esporte apresenta a Copa do Mundo de Mountain Bike em Minas Gerais. Com realização da Associação Mountain Bike BH e da Federação Mineira de Ciclismo, o evento possui patrocínio da CBMM, CODEMGE e CEMIG juntamente com o GOVERNO DE MINAS GERAIS.
A história da CiMTB
A organização da CiMTB realizou sua primeira prova em 1996. Desde então, vem inovando e contribuindo ativamente para o crescimento e fortalecimento do mountain bike e o mercado de bicicletas no Brasil. Contando pontos para o ranking mundial da União Ciclística Internacional (UCI) desde 2004, a CiMTB tem sido seletiva para os Jogos Olímpicos nos ciclos de Pequim 2008, Londres 2012, Rio 2016, Tóquio 2020 e Paris 2024.
Em 2022, a CiMTB aumentou ainda mais sua relevância internacional, com a realização da etapa de abertura da Copa do Mundo Mercedes-Benz de Mountain Bike 2022, em Petrópolis, já em 2024 organizou a etapa de Araxá da WHOOP UCI Mountain Bike World Series. Além disso, foi responsável pela construção da pista de mountain bike dos Jogos Olímpicos Rio 2016, considerada uma das melhores da história dos Jogos desde 1996, primeiro ano do MTB em Olimpíadas.
Mais informações sobre a CiMTB:
Site: https://www.cimtb.com.br
Instagram: http://www.instagram.com/cimtb
Facebook: http://www.facebook.com/cimtb/
Twitter: http://www.twitter.com/cimtb_
Assessoria de Imprensa
Gustavo Coelho
press@cimtb.com.br