“O tatu foi inserido nas comunicações da Copa Internacional no início de 2017, por ser facilmente visto em trilhas de mountain bike, e representar a força do esporte e a ligação com a natureza. Na etapa de Araxá nós temos as capivaras nos lagos e também estamos com alguns pensamentos de valorizá-las, uma vez que elas chamaram muito a atenção dos atletas de todo mundo”, enaltece Rogério Bernardes, organizador da Copa.
“Ter um animal como o tatu na nossa logomarca, nos conecta ainda mais com o meio ambiente e nos faz refletir em trabalhar na sua preservação pois é um animal dócil e importantíssimo na cadeia da natureza. Além disso, acompanhamos a vanguarda mundial ao atualizarmos a nossa logo, nos modernizando e seguindo nosso plano de crescimento do evento”, explica o organizador da CiMTB.
Quando o tatu foi incluído na logomarca e demais comunicações do evento no começo da temporada de 2017, há exatos oito anos, a organização da Copa Internacional de Mountain Bike o fez para que pudesse ajudar de alguma forma na proteção e valorização do tatu na natureza.
No tatu, alguns valores do ciclismo se destacam. Primeiro, por ser um animal totalmente da paz, não trazendo nenhum risco a qualquer outro animal pois se alimenta de insetos, larvas e frutos. Outro motivo que influenciou a escolha do mascote é que ele vive na mata, local ideal para os amantes do verdadeiro mountain bike.
Além disso, os buracos feitos como casa por eles servem de obstáculos e muitas vezes pegam de surpresa os praticantes do MTB. Por outro lado, algumas pessoas, desavisadas, ainda insistem em dizer que a carne do tatu é saborosa, mas, na verdade, traz um grande perigo para nossa saúde quando ingerida, causando hanseníase e outras doenças sérias. Esse trabalho de conscientização tem reduzido essa prática ajudando na sua preservação.
Calendário 2025 CiMTB e Copa do Mundo no Brasil:
– CiMTB #1 – 28 a 30 de Março, em Araxá (MG)
– Copa do Mundo #1 – 3 a 6 de Abril, em Araxá (MG)
– Copa do Mundo #2 – 9 a 12 de Abril, em Araxá (MG)
– CiMTB #2 – 6 a 8 de Junho, em Poços de Caldas (MG)
– CiMTB #3 – 1 a 3 de Agosto, em Nova Lima (MG)
– CiMTB #4 – 26 a 28 de Setembro, em Congonhas (MG)
A história da CiMTB
A organização da CiMTB realizou sua primeira prova em 1996. Desde então, vem inovando e contribuindo ativamente para o crescimento e fortalecimento do mountain bike e o mercado de bicicletas no Brasil. Contando pontos para o ranking mundial da União Ciclística Internacional (UCI) desde 2004, a CiMTB tem sido seletiva para os Jogos Olímpicos nos ciclos de Pequim 2008, Londres 2012, Rio 2016, Tóquio 2020 e Paris 2024.
Em 2022, a CiMTB aumentou ainda mais sua relevância internacional, com a realização da etapa de abertura da Copa do Mundo Mercedes-Benz de Mountain Bike 2022, em Petrópolis, já em 2024 organizou a etapa de Araxá da WHOOP UCI Mountain Bike World Series. Além disso, foi responsável pela construção da pista de mountain bike dos Jogos Olímpicos Rio 2016, considerada uma das melhores da história dos Jogos desde 1996, primeiro ano do MTB em Olimpíadas.
Mais informações sobre a CiMTB:
Site: https://www.cimtb.com.br
Instagram: http://www.instagram.com/cimtb
Facebook: http://www.facebook.com/cimtb/
Twitter: http://www.twitter.com/cimtb_
Assessoria de Imprensa
Gustavo Coelho
press@cimtb.com.br