Enquanto Karen Olimpio foi campeã após levar a vitória na prova de pista reduzida, o vencedor entre os homens na etapa foi Ulan Galinski, em emocionante disputa com José Gabriel Marques
A grande decisão de 2024 da Copa Internacional de Mountain Bike começou com tudo no Parque Ecológico da Cachoeira, em Congonhas (MG). Durante a tarde desta sexta-feira (27/9) foram realizadas oito largadas da modalidade Short Track, o XCC, com maior destaque para as disputas das Super Elites feminina e masculina.
Entre as mulheres, a vitória foi de Karen Olimpio, que já era a líder do XCC e assim não deu chance para o azar, levando o troféu de campeã do Short Track. Entre os homens, Luiz Cocuzzi ficou à frente de seu principal concorrente, Nicolas Machado, e também faturou o troféu de campeão da modalidade. No entanto, quem se destacou na prova foram Ulan Galinski e José Gabriel Marques, primeiro e segundo lugares, respectivamente, com uma disputa emocionante decidida só na última volta.
Melhor colocada do Brasil entre as mulheres no ranking mundial, Karen Olimpio mostrou porque é o nome a ser batido atualmente no mountain bike brasileiro. Correndo na decisão do Short Track com a camiseta de líder, ela não deu chance para as adversárias e venceu a última prova de pista reduzida da temporada, com absoluto domínio.
“Sempre é um prazer estar na CiMTB, um evento que soma muito para o mountain bike no Brasil. O Rogério Bernardes (organizador) nos desafiou com este circuito do Short Track. Sem subidas, tive que traçar bem a estratégia porque não era o tipo de pista que eu tinha vantagem. Além disso, larguei com a camiseta de líder, o que me deixou com uma responsabilidade grande e também com mais pressão por parte das adversárias, porque todo mundo quer essa camiseta”, relatou Karen Olimpio.
“Nas primeiras voltas fiquei mais na frente, para não correr risco em trechos de curvas travadas. Após analisar, ver que todas se lançavam na frente, coloquei um ritmo forte para quebrar o pelotão, porque estávamos andando muito juntas. Sabia que seria difícil, acertei na estratégia e aproveitei o máximo para garantir a vitória no final. Bem feliz, mas ciente de que teremos o Cross Country no domingo (29/9), numa pista incrível e rápida. Será uma grande disputa”, complementou a campeã.
Quem protagonizou a disputa com Karen Olimpio pela vitória da etapa foi a ciclista Iara Caetano, que terminou em segundo lugar. O pódio da etapa teve ainda Ana Laura Moraes, Isabella Lacerda e Sabrina Silva. Já no top 5 da temporada, além de Karen, com 123 pontos, subiram no pódio Isabella Lacerda (104), Iara Caetano (82), Luiza Cocuzzi (66) e Ana Laura Oliveira (48).
“Primeiro, parabenizo a organização. Gosto demais das provas da CiMTB. A pista era bem rápida e não era técnica, ou seja, se tornou muito mais física. Sabia que a Karen era muito forte e iria dar os ataques dela, então tracei o objetivo de andar o máximo possível junto com ela. Garanti o segundo lugar da prova, o que me deixou bastante feliz”, comentou Iara Caetano.
“Dia quente aqui em Congonhas, em uma prova dura. Não tinha subidas e nem trechos técnicos, mas as retomadas de curvas fizeram com que fosse necessário tomar cuidados, frear muito para depois retomar o ritmo acelerando forte. Não paramos de fazer força um segundo, não houve período de descansos. Assim foi o Short Track desta decisão”, disse Ana Laura Moraes.
Super Elite masculina
Entre os homens, a prova foi marcada por duas disputas. Uma entre os líderes da corrida, que acabou tendo o protagonismo de Ulan Galinski e José Gabriel Marques. E outra entre líder e vice-líder da disputa na soma de todas etapas, com Luiz Cocuzzi sempre à frente de seu principal concorrente, Nicolas Machado, o Ben 10. Com Cocuzzi sempre no prova no pelotão da frente e Nicolas lutando do começo ao fim para garantir um lugar no top 10, acabou que o campeão não foi ameaçado na disputa do título da temporada no Short Track.
“Além do título do Short Track, sou líder também do campeonato geral, que terá decisão domingo com o Cross Country Olímpico. Vencer o título do XCC é muito importante. Principalmente, porque são quatro etapas em que venci duas provas, tive um segundo lugar e agora a quinta colocação. Muito feliz pelo título e pela temporada consistente. Garanti mais uma conquista no maior campeonato do Brasil. Feliz de levar este troféu para minha casa”, vibrou Luiz Cocuzzi.
Sem grandes emoções na disputa do título da modalidade, com Cocuzzi somando 122 pontos contra 90 de Nicolas, o protagonismo do dia ficou entre Ulan e José Gabriel. Embora tenha ganhado a prova, Ulan só assumiu a liderança na volta final. Para Zé Gabriel, faltou gás e sorte. Como a disputa tinha no regulamento a duração de 20 minutos mais uma volta, Zé passou antes dos 20 minutos na linha de chegada ao fechar a 11ª volta, o que forçou a prova a ter mais duas voltas. Tempo suficiente para Ulan acelerar e levar a vitória.
“Finalizar minha temporada de Short Track, uma modalidade que eu venho crescendo, com uma vitória, é um bom sinal. Tenho 58 kg e fui dormir me questionando como eu iria brigar pela vitória em um circuito tão plano. Lembrei para mim que sou um cara lutador. Sou nordestino e baiano, não desisto nunca. E decidi que faria força até cruzar a linha de chegada. Cheguei a ser engolido quando o Zé atacou, mas não me perdi. Ele foi corajoso, atacou cedo e merece parabéns por isso. Mas, só parei de fazer força na linha de chegada. Muito feliz pelo triunfo”, comemorou Ulan Galinski.
Além de Ulan e Zé Gabriel, o pódio da etapa teve ainda Gustavo Xavier, Patrício Diaz (CHI) e Luiz Cocuzzi. Na disputa pelo troféu da temporada, além de Cocuzzi e Nicolas, subiram no pódio José Gabriel Marques (89), Gustavo Xavier (56) e Mario Couto (50).
“Esta foi uma das últimas provas de Short Track que tenho no meu calendário em 2024. Eu que vim de uma viagem bem cansativa, voltando do Mundial de Maratona nos Estados Unidos nesta semana, quis arriscar e ser ativo. Sabia que uma prova plana não era minha característica, mas fui o mais agressivo possível. O Ulan foi bem mais rápido que eu nas últimas duas voltas. Então só tenho que parabenizá-lo pela performance incrível e pela excelente tática”, avaliou Zé Gabriel.
Demais campeões do Short Track
Além das Super Elites feminina e masculina, outras seis categorias conheceram os campeões da temporada do Short Track, após as corridas de Nova Lima, Araxá, Poços de Caldas e Congonhas: Guilherme Freitas Galvão (Júnior), Miguel Elias Volpini (Teen), Vinicius Lacerda (Cadete), Juarez Campolina (Elétrica), Fernando Naves (Máster) e Ana Vitoria de Oliveira (Geral Feminina).
Definição dos campeões do ano
Durante os três dias de evento no Parque da Cachoeira, 52 categorias terão a condecoração de campeões da temporada de 2024, escrevendo assim seus nomes na história do esporte. Assim, após os oito campeões do Short Track serem definidos, faltam mais 17 vencedores na Maratona e 27 no Cross Country Olímpico a serem definidos. É importante ressaltar ainda que os pódios da temporada, de cada uma das categorias, acontecerão logo após os pódios da etapa. Ou seja, os atletas devem se atentar aos horários previstos na programação para não ficarem de fora da grande festa que é a premiação da CiMTB. Toda a classificação estará disponível em tempo real através do site https://inscricao.seuesporte.
Concurso de Redação e Desenho
Na manhã de domingo (29), durante a premiação da segunda largada do dia, às 13h, serão premiados os vencedores do Concurso de Redação e Desenho. Trata-se de uma iniciativa da organização da CiMTB junto a Secretaria de Educação Municipal de Congonhas, que chega este ano a sua 14ª edição. Ou seja, 14 das 19 edições realizadas da CiMTB na Cidade dos Profetas já contaram com a ação, que premia os vencedores e seus professores com uma bike novinha para cada.
Megaestrutura montada no Parque
Repetindo o que aconteceu na primeira edição da CiMTB em Congonhas, no ano de 2005, a estrutura do evento, que envolve o bolsão de largada, pórtico de chegada, cronometragem, arbitragem, produção de ao vivo, secretaria, dispersão, área de expositores e alimentação, Suporte Neutro Sram, Lava-Bike Squirt, Posto Médio, Mundo da Criança, Palco Musical e pódio, ficou praticamente toda concentrada logo na entrada do Parque da Cachoeira, no campo de futebol e suas proximidades, deixando o evento mais compacto e agradável para seus visitantes e participantes.
Abertura de Piscinas durante a CiMTB
Atendendo ao pedido dos atletas, o Parque Ecológico da Cachoeira abrirá algumas de suas piscinas durante o fim de semana do evento, permitindo assim que os visitantes possam aproveitar a estrutura completa do local. O mesmo vale para os usuários do Parque, que poderão ir ao local, utilizar a piscina como já estão acostumados e assistir de perto os melhores atletas do mundo competirem na CiMTB, além de aproveitar também toda a estrutura oferecida pelo evento como shows musicais, brinquedos para crianças, apresentações de malabaristas e mágico, expositores, food trucks e sorteio de duas bicicletas para quem for no estande da Houston e se cadastrar.
Programação – Congonhas 2024
Sábado – 28/09/2024
08h às 18h: secretaria aberta para confirmação das inscrições e credenciamento de apoio atletas/equipes
08h20:1ª Largada XCO – E-MTB (elétricas) – Masculina PRO, Feminina PRO e Masculina Master
10h20: 2a Largada XCO – Júnior, Sub-17, Sub-15 e Sub-12 masculina
11H30: Show – Rock Santeiro
12h: Premiação 1ª e 2ª Largadas + Campeonato 2024
12h às 13h30: treino livre XCO
14h: 3ª Largada Maratona – E-MTB Young e Sênior Masculina, E-MTB feminina, Ultra, Expert, Cadete, Master, Segurança Pública, Veterano, Peso Pesado, PCD, DUPLAS, Open Feminina, Sênior Feminina, Turismo e Hand Bike
15h30: Show – Tutu Marambah
16h30: Horário corte da Maratona na linha de chegada
17h30: Premiação 3ª Largada + Campeonato 2024
Domingo – 29/09/2024
07h30 às 13h: secretaria aberta para confirmação das inscrições e credenciamento de apoio atletas/equipes
08h: 1ª Largada XCO Masculina – (Sub55, ULTRA, Sub60, Sub65, Over65, Open)
10h: 2ª Largada XCO Masculina – (Sub30, Sub35, Sub40, Sub45, Sub50)
10h15: Premiação 1ª Largada + Campeonato 2024
11h15: Categoria Mirim e Premiação após a prova
12h00: 3ª Largada XCO Feminina – Super Elite (Elite + Sub23), Junior, Sub17, Sub15, Sub40, Sub50, Over50, Sub12
13h: Premiação 2a Largada + Campeonato 2024 + Concurso de Redação e Desenho
14h: 4ª Largada XCO Masculina – Super Elite masculina (Elite + Sub23)
15h30: Show – Dedé Carvoeiro
15h40: Premiação 3ª Largada + Campeonato 2024
16h30: Premiação 4ª Largada + Campeonato 2024
A história da CiMTB
A organização da CiMTB realizou sua primeira prova em 1996. Desde então, vem inovando e contribuindo ativamente para o crescimento e fortalecimento do mountain bike e o mercado de bicicletas no Brasil. Contando pontos para o ranking mundial da União Ciclística Internacional (UCI) desde 2004, a CiMTB tem sido seletiva para os Jogos Olímpicos nos ciclos de Pequim 2008, Londres 2012, Rio 2016, Tóquio 2020 e Paris 2024.
Em 2022, a CiMTB aumentou ainda mais sua relevância internacional, com a realização da etapa de abertura da Copa do Mundo Mercedes-Benz de Mountain Bike 2022, em Petrópolis, já em 2024 organizou a etapa de Araxá da WHOOP UCI Mountain Bike World Series. Além disso, foi responsável pela construção da pista de mountain bike dos Jogos Olímpicos Rio 2016, considerada uma das melhores da história dos Jogos desde 1996, primeiro ano do MTB em Olimpíadas.
Mais informações sobre a CiMTB:
Site: https://www.cimtb.com.br
Instagram: http://www.
Facebook: http://www.facebook.
Twitter: http://www.twitter.
Assessoria de Imprensa
Gustavo Coelho
press@cimtb.com.br