Ciclista de 18 anos faleceu na sexta-feira (27) em decorrência de ferimentos sofridos durante o Campeonato Mundial de Ciclismo em Zurique
A decisão da Copa Internacional de MTB, em Congonhas (MG), parou todas as atividades na manhã deste domingo (29), pouco antes da terceira bateria do dia, a largada exclusiva das mulheres. A organização, em homenagem a jovem ciclista Muriel Furrer, da Suíça, fez um minuto de silêncio em memória a atleta de apenas 18 anos, que faleceu na última sexta-feira (27) em decorrência de uma queda durante a prova de estrada feminina na categoria júnior do Campeonato Mundial de Ciclismo de Estrada e Paraciclismo em Zurique, na Suíça.
Na tarde de sexta, a UCI (União Ciclística Internacional) divulgou a notícia sobre o falecimento da jovem ciclista e lamentou o ocorrido. A entidade e a organização da competição ofereceram suas sinceras condolências à família e aos amigos de Muriel Furrer e à Federação Suíça de Ciclismo. E ressaltou também o pedido da família de Muriel Furrer para que sua privacidade fosse respeitada neste momento tão doloroso.
Aos 18 anos, Muriel Furrer era uma talentosa atleta multidisciplinar no ciclismo, que ocupava a 12ª colocação do ranking mundial júnior no MTB. Além de competir na estrada, a suíça também disputava provas no mountain bike (integrante da equipe BIXS Performance Race Team) e também de ciclocross. Em postagem de sua equipe em uma rede social, Muriel foi descrita como um “farol de calor e alegria, sempre com um sorriso que podia iluminar os dias mais sombrios”.
Minuto de silêncio durante a CiMTB (Crédito: Ney Evangelista/CiMTB)
“Nós da CiMTB prestamos nossas condolências aos familiares, amigos e equipe da Muriel pela irreparável perda. Infelizmente, ao mesmo tempo em que o ciclismo é um esporte maravilhoso e apaixonante, todos que pedalam, seja em nível profissional ou amador, estão sujeitos a sofrerem quedas dos mais diferentes graus de risco. É realmente uma pena. Nossos corações ficam partidos em um momento como este”, comentou Rogério Bernardes, organizador da Copa Internacional.
A história da CiMTB
A organização da CiMTB realizou sua primeira prova em 1996. Desde então, vem inovando e contribuindo ativamente para o crescimento e fortalecimento do mountain bike e o mercado de bicicletas no Brasil. Contando pontos para o ranking mundial da União Ciclística Internacional (UCI) desde 2004, a CiMTB tem sido seletiva para os Jogos Olímpicos nos ciclos de Pequim 2008, Londres 2012, Rio 2016, Tóquio 2020 e Paris 2024.
Em 2022, a CiMTB aumentou ainda mais sua relevância internacional, com a realização da etapa de abertura da Copa do Mundo Mercedes-Benz de Mountain Bike 2022, em Petrópolis, já em 2024 organizou a etapa de Araxá da WHOOP UCI Mountain Bike World Series. Além disso, foi responsável pela construção da pista de mountain bike dos Jogos Olímpicos Rio 2016, considerada uma das melhores da história dos Jogos desde 1996, primeiro ano do MTB em Olimpíadas.
Mais informações sobre a CiMTB:
Site: https://www.cimtb.com.br
Instagram: http://www.instagra
Facebook: http://www.facebook.
Twitter: http://www.twitter.co
Assessoria de Imprensa
Gustavo Coelho
press@cimtb.com.br