CiMTB celebra os campeões gerais da Maratona de 2024

Confira os vencedores em todas as 17 disputas do XCM após as quatro provas da atual temporada

A Copa Internacional de Mountain Bike teve a conclusão de mais uma temporada, após o encerramento da etapa de Congonhas no último fim de semana do mês de setembro. Além das categorias para atletas federados no Cross Country Olímpico (XCO) e as provas do Short Track (XCC), houve também a definição dos campeões da Maratona, o XCM.

Ao todo, foram 17 as categorias realizadas: Expert, Cadete, Máster, Veterano, Dupla Pró, Dupla Masculina, Dupla Mista/Feminina, Segurança Pública, Peso Pesado, Open Feminina, Open Sênior Feminina, Elétrica Young Masculina, Elétrica Sênior Masculina, Elétrica Feminina, PCD, Hand-Bike e Ultra.


Largada da categoria Cadete na CiMTB Congonhas (Crédito: José Márcio/Ultrafotos)

Confira abaixo os detalhes de cada uma destas 17 disputas definidas em Congonhas, somando com as etapas de Nova Lima, Araxá e Poços de Caldas:

Expert
Na categoria Expert, Antônio Augusto Fonseca chegou a etapa como líder e confirmou o favoritismo, com a segunda colocação na etapa final. O vencedor da etapa foi Gabriel Silva, ficando menos de 20 segundos à frente de Antônio, que sagrou-se campeão com 150 pontos conquistados. O top 3 teve ainda Bernardo Martins, com 104 pontos, e Gabriel Silva em terceiro, com 99.

Cadete
Na categoria Cadete, a vitória foi de Marcos da Matta, que garantiu o título com o excelente resultado em Congonhas. Foram mais de seis minutos de diferença entre o campeão, Marcos, e o segundo colocado da prova final, Guilherme Nogueira. No top 3 da temporada, estiveram assim Marcos, com 160 pontos, seguido de Geraldo Ferreira, com 140, que chegou a decisão como líder, e Nicolas Everson, com 113.

Máster
Na Máster, a vitória foi do atleta que chegou a decisão vestindo a camiseta rosa de líder: Wesley Silva. O ciclista foi dominante na categoria, após vencer as quatro corridas da temporada, somando assim 205 pontos. O top 3 do ano teve ainda Bruno Vartuli, com 112 pontos, e Bruno César Gonçalves, com 76.

Veterano
Na Veterano, o líder José Carlos Mendes soube administrar sua vantagem e garantiu o título, ao terminar na segunda colocação em Congonhas. A vitória foi de Luis Flávio de Castro, que terminou em 4º lugar no geral. O top 3 teve assim José Carlos, com 195 pontos, seguido de Thales Araújo, com 162, e Wilson Alexandre do Santos, com 106.

Dupla Pro
A categoria teve o título da dupla formada por Nei Alves e Thiago Santos, com 85 pontos somados. O vice-campeonato ficou com Lucas Gabriel e João Paulo, com 45 pontos, enquanto Daniel Cardoso e Guilherme Ferreira fecharam o top 3, com 40 pontos.

Dupla Masculina
Na Dupla Masculina, a etapa confirmou o título de Bruno Barbosa e Gustavo de Castro, com 130 pontos conquistados. O vice-campeonato foi de Vicente Cardoso e Igor Felipe, com 71, enquanto o top 3 foi completado pela dupla vencedora da última etapa, Vitor Borges e Pedro Vinicius Borges, com 70 pontos conquistados.

Dupla Mista/Feminina
Na Dupla Mista/Feminina, consagraram-se campeões Paloma Ferreira e Allan Rick, com 110 pontos conquistados na soma da temporada. O vice-campeonato ficou com Jane Duarte e Guilherme Maciel, com 100 pontos, seguidos de Jacqueslayne de Oliveira e Renato Marinho, com 55 pontos.

Segurança Pública
Na segurança pública, Alexandre Ferreira mostrou porque é o atleta mais bem preparado de sua categoria, ganhando a quarta prova na temporada e levando o título com a pontuação máxima, ou seja, 205 pontos. Completaram o top 3 da categoria os ciclistas Wendel Furtado, com 88, e Rafael de Paiva, com 83.

Peso Pesado
Na Peso Pesado, o líder Adenilson Marques chegou à etapa final disposto a confirmar seu favoritismo e fez bonito. Venceu a etapa final e garantiu a primeira colocação geral no pódio, com 180 pontos. O top 3 da categoria teve ainda Alex Pereira Domingues, com 89, e Edilson Vieira da Silva, com 73.


Pódio da etapa de Congonhas na categoria Peso Pesado (Crédito: José Márcio/Ultrafotos)

Open Feminina
Na Open Feminina, Fernanda Peixoto e Sara Poltronieri chegaram à decisão empatadas com 90 pontos. Assim, que terminasse na frente garantiria o título da temporada. E foi Fernanda quem se deu melhor, ao vencer a prova final, para somar 160 pontos na classificação final. Com a terceira posição em Congonhas, Sara garantiu o vice-campeonato, com 145 pontos. A terceira colocação geral foi de Nayane Manhães, com 89 pontos, após terminar em segundo na etapa final.

Open Sênior Feminina
Na Open Sênior Feminina, a campeã de 2024 aproveitou a boa vantagem que tinha na liderança para administrar o resultado. Com a quarta colocação em Congonhas, Franciele Vieira garantiu o título, com 143 pontos conquistados. A vitória na etapa foi de Leidiany Fontanella, que garantiu a quarta colocação no geral, com 70 pontos. O top 3 teve ainda Valdileia Pereira, com 100 pontos, e Sabrina Franco, com 84.

Elétrica Young Masculina
Na Elétrica Young Masculina, a vitória na etapa final foi do campeão de 2024, Ronnie Freitas Mendes, que somou 178 pontos ao final das quatro etapas. O top 3 teve ainda Luan Raphaelli e Anderson Costa, com 45 pontos cada, após terem vencido as corridas de Araxá e Poços de Caldas, respectivamente.

Elétrica Sênior Masculina
Na Elétrica Sênior Masculina, o título foi de Fabiano Batista, vencedor da etapa de Congonhas, que somou três vitórias e uma segunda colocação no ano, somando 200 pontos no total. Ronaldo Vinhal, com 122 pontos, e Cesar Borges, com 117, formaram o top 3 da categoria na temporada.

Elétrica Feminina
Na Elétrica Feminina, o título foi de Scarlet Borges, que somou no total 100 pontos. Scarlet foi a terceira colocada da etapa final, que teve vitória de Adileia Santana, vice-campeã do ano, com 70 pontos. O top 3 da temporada teve ainda Jacqueline Faria, com os 60 pontos conquistados pela segunda colocação em Congonhas.

PCD
Na PCD, o líder José Antônio Pereira confirmou o favoritismo, ao vencer a etapa final. Assim, José Antônio foi campeão com 192 pontos conquistados na soma das quatro etapas. O top 3 teve ainda Giliarde Martins, com 167 pontos, e Lucas Eduardo Santos, com 131.

Hand-bike
Na Hand-Bike, Pedro Henrique Gomes, o Alemão, sagrou-se campeão da atual temporada, com 90 pontos conquistados. O top 3 da categoria teve ainda Tarlis Pierre, com 80 pontos, e Ricardo Ruffolo, com 68.

Ultra
Na categoria que soma os tempos do XCO e do XCM em cada etapa, o título ficou com Ed Carlos Nogueira, com 156 pontos. Ed Carlos foi o terceiro colocado da etapa, colocação suficiente para garantir o caneco em 2024. O top 3 teve ainda Alex Sandro da Silva, com 134 pontos, que terminou em quarto lugar em Congonhas, e José Alves Júnior, com 113. O vencedor da etapa foi Rafael Vieira, quinto no geral de 2024.

Clique aqui para acessar todas as fotos de pódio da decisão da CiMTB.

A história da CiMTB
A organização da CiMTB realizou sua primeira prova em 1996. Desde então, vem inovando e contribuindo ativamente para o crescimento e fortalecimento do mountain bike e o mercado de bicicletas no Brasil. Contando pontos para o ranking mundial da União Ciclística Internacional (UCI) desde 2004, a CiMTB tem sido seletiva para os Jogos Olímpicos nos ciclos de Pequim 2008, Londres 2012, Rio 2016, Tóquio 2020 e Paris 2024.

Em 2022, a CiMTB aumentou ainda mais sua relevância internacional, com a realização da etapa de abertura da Copa do Mundo Mercedes-Benz de Mountain Bike 2022, em Petrópolis, já em 2024 organizou a etapa de Araxá da WHOOP UCI Mountain Bike World Series. Além disso, foi responsável pela construção da pista de mountain bike dos Jogos Olímpicos Rio 2016, considerada uma das melhores da história dos Jogos desde 1996, primeiro ano do MTB em Olimpíadas.

Mais informações sobre a CiMTB:
Site: https://www.cimtb.com.br
Instagram: http://www.instagram.com/cimtb
Facebook: http://www.facebook.com/cimtb/
Twitter: http://www.twitter.com/cimtb_oficial

Assessoria de Imprensa
Gustavo Coelho
press@cimtb.com.br