Modalidade ganha ainda mais destaque na temporada em que se comemora os 30 anos da Copa Internacional de Mountain Bike
Agora é oficial! Na temporada de 2026, as provas da Maratona nas três etapas da Copa Internacional de Mountain Bike valerão pontos no ranking UCI, além de contar também para os rankings da CBC e da FMC. Enquanto Conceição do Mato Dentro (MG) faz sua estreia no circuito, entre 10 e 12 de abril, as cidades de Araxá (MG), nos dias 29 a 31 de maio, e Congonhas (MG), entre 25 e 27 de setembro, complementam o calendário da principal competição de MTB da América Latina este ano.
“Além da Federação Mineira de Ciclismo e da Confederação Brasileira, nós tivemos também a aprovação da UCI, e assim a Maratona será Classe 1 neste formato. Isso significa que a prova desta modalidade na CiMTB se torna importante não só para os brasileiros, como também para estrangeiros que vão poder vir para o Brasil e somar pontos no ranking internacional. Isso garante um posicionamento melhor nas largadas de provas como Copa do Mundo e Mundial de Maratona”, comemora Rogério Bernardes, organizador da CiMTB.

CiMTB 2020: Última edição com o XCM valendo pontos UCI (Crédito: Cesar Delong)
“Embora o XCO – Cross Country Olímpico – tenha uma evidência maior no cenário mundial, a Maratona também tem seu peso e destaque, o que nos motivou a fazer esse pedido para a UCI. Não é à toa que temos no Brasil o Henrique Avancini, bicampeão mundial de Maratona quando o assunto é elite, algo que ajudou demais o País a ganhar destaque no cenário internacional. Sem falar em atletas máster que também já garantiram esse título para o Brasil nos últimos anos”, complementa Rogério.
Novo dia para a Maratona na programação
A disputa da Maratona será responsável por encerrar as três etapas da CiMTB 2026, sempre na manhã dos domingos. Serão três largadas do XCM: a primeira, às 8h da manhã, para o percurso maior. O percurso médio larga logo em seguida, às 8h30, enquanto o percurso do passeio larga às 9h. O início da premiação de todas as categorias está previsto para às 12h30. A cerimônia será realizada à medida que os pódios sejam formados com os 10 primeiros colocados no resultado executado pela cronometragem.
Todas as categorias da Maratona
Ao todo, a Maratona contará com 28 categorias disponíveis para inscrição. Dessas, 10 são de longa distância (cerca de 75 km), com destaque para as Super Elites Masculina e Feminina. Serão outras seis categorias masculinas – Sub-30, Máster A (Sub-35 e Sub-40), Máster B (Sub-45 e Sub-50), Máster C (Sub-55 e Sub-60), Máster D (Sub-65 e Sub-70) e Máster E (Over-70) – e duas femininas – Sub-35 e Over-35.
O percurso médio contará com 15 categorias, sendo quatro de bike elétrica E-Bike Young Masculina – 32 km/h (15 a 39 anos), E-Bike Sênior Masculina – 32 km/h (acima de 40 anos), E-Bike Força Livre (acima de 15 anos) Masculina e Feminina. As outras 11 categorias ,do percurso de aproximadamente 35 km, são: Expert (12 a 22 anos), Cadete (23 a 34 anos), Máster (35 a 44 anos), Veterano (acima de 45 anos), Open Feminina (12 a 29 anos), Sênior Feminina (acima de 30 anos), Peso Pesado (18 anos e mais de 95 kg), PcD, Segurança Pública, Dupla Feminina/Mista e Dupla Masculina.

A histórica Maratona de Congonhas em 2017 (Crédito: Léo Boi/OX Vídeos)
Completam as categorias da Maratona as disputas que pedalarão o percurso reduzido de 15 km, sendo a Turismo (Passeio Ciclístico), categoria participativa e aberta a todos participantes a partir de 10 anos de idade, e a Hand-Bike (bike pedalada com as mãos), a partir de 18 anos. Também está na lista de inscrições da Maratona a categoria Kids, que consiste numa prova participativa para crianças de até 11 anos, em um circuito especial para elas.
Pontuação nos Ranking CBC e FMC
Vale ressaltar que, para os atletas filiados que disputarem a distância de 75 km, os resultados para a CBC e FMC das categorias serão separadas para pontuação no ranking de acordo com as categorias de registro na Confederação/Federação e sua colocação na prova.
A história da Copa Internacional
A organização da CiMTB realizou sua primeira prova em 1996. Desde então, vem inovando e contribuindo ativamente para o crescimento e fortalecimento do mountain bike e o mercado de bicicletas no Brasil. Contando pontos para o ranking mundial da União Ciclística Internacional (UCI) desde 2004, a CiMTB tem sido seletiva para os Jogos Olímpicos nos ciclos de Pequim 2008, Londres 2012, Rio 2016, Tóquio 2020 e Paris 2024, e, partir de maio deste ano, pontuará também para Los Angeles 2028.
Em 2022, a CiMTB aumentou ainda mais sua relevância internacional, com a realização da etapa de abertura da Copa do Mundo Mercedes-Benz de Mountain Bike 2022, em Petrópolis, já em 2024 organizou a etapa de Araxá da WHOOP UCI Mountain Bike World Series e em 2025 uma inédita rodada dupla da Copa do Mundo, também em Araxá. Além disso, foi responsável pela construção da pista de mountain bike dos Jogos Olímpicos Rio 2016, considerada uma das melhores da história dos Jogos desde 1996, primeiro ano do MTB em Olimpíadas. Outro destaque foi a organização, pela primeira vez no Brasil, da Copa do Mundo de Mountain Bike Eliminator em 2018 na cidade de Congonhas.
Mais informações sobre a CiMTB:
Site: https://www.cimtb.com.br
Instagram: http://www.instagram.com/cimtb
Facebook: http://www.facebook.com/cimtb/
Twitter: http://www.twitter.com/cimtb_o
Threads: https://www.threads.net/@cimtb
TikTok: https://www.tiktok.com/@cimtbo
Flickr: https://www.flickr.com/photos/
Assessoria de Imprensa
Gustavo Coelho
press@cimtb.com.br




