Todas as provas serão transmitidas ao vivo pelo BandSports e pelo canal da CIMTB no Youtube
As categorias oficiais masculinas, desde a Júnior, passando pela sub30 até a over 65, também largarão no XCC, ou Short Track, na 2ª etapa da CIMTB Michelin. Essa será a primeira vez que outras categorias vão correr na modalidade nesta temporada. A novidade promete trazer ainda mais adrenalina às disputas que serão transmitidas pelo BandSports e pelo canal da CIMTB no YouTube.
As disputas acontecerão às 16h00 de sexta-feira, 1º de outubro, e os atletas interessados deverão correr para fazer sua inscrição pois as vagas são limitadas em 40 atletas por prova. Serão três baterias começando com a Júnior, seguida da Sub 30 e Sub 35 largando juntas. Fechando as disputas, entram as categorias Sub 40, Sub 45, Sub 50, Sub 55, Sub 60 e Over 65 disputando juntas a terceira bateria.
“Depois do sucesso do Short Track na 1ª etapa desta temporada, em Congonhas, surgiu a oportunidade em termos um espaço no BandSports para mostrar outras provas de XCC. Para conseguirmos encaixar o máximo de categorias dentro de um intervalo da TV por pouco mais de uma hora, programamos 3 baterias com 15 minutos mais uma volta. E as disputas prometem muita adrenalina com grandes atletas olímpicos experientes como Ivanir Teixeira, Edvando Souza Cruz, entre outros”, conta Rogério Bernardes, organizador da CIMTB Michelin.
O circuito tem cerca de 1 km e inclui uma sessão de pumps logo após a subida da largada, sequência que foi pensada para subir a temperatura das corridas. Além disso, o desenho da pista foi feito para favorecer ultrapassagens.
A Super Elite masculina e feminina, que inclui a Elite e a Sub-23, largam no XCC no sábado e, também, terão transmissão ao vivo pelo BandSports e pelo Youtube da CIMTB Michelin. As mulheres largam às 10h15, e os homens, às 11h.
O XCC ou Short Track é uma modalidade relativamente nova no mountain bike. Foi introduzida pela União Ciclística Internacional (UCI) no calendário da Copa do Mundo somente em 2018, apesar de já existir oficialmente antes disso. A primeira corrida da modalidade realizada pela CIMTB foi em 2010. É uma prova mais rápida e mais explosiva que o XCO por ser disputada em uma pista mais curta, de até 2 quilômetro, e duração de cerca de 20 minutos, enquanto o XCO dura até 1h30, com voltas de cerca de cinco quilômetros. Na CIMTB Michelin, a duração é de 20 minutos mais uma volta.
Siga nossos canais
Você pode acompanhar nosso podcast em qualquer plataforma. Basta buscar por “cimtb” no seu player preferido. Também temos nosso Instagram, no @cimtb, onde postamos novidades sobre a copa e o mundo do ciclismo, além de dicas, sorteios e imagens incríveis.
CIMTB Michelin 2021
A organização da CIMTB Michelin realizou sua primeira prova em 1996. Desde então, vem inovando e contribuindo ativamente para o crescimento e fortalecimento do mountain bike e o mercado de bicicletas no Brasil. Contando pontos para o ranking mundial da União Ciclística Internacional (UCI) desde 2004, a CIMTB Michelin tem sido seletiva para os Jogos Olímpicos nos Ciclos de Pequim 2008, Londres 2012, Rio 2016 e Tóquio 2020. Em 2022, a CIMTB Michelin aumentará ainda mais sua relevância internacional com a realização da etapa de abertura da Copa do Mundo de Mountain Bike 2022, em Petrópolis. Além disso, foi responsável pela construção da pista de mountain bike dos Jogos Olímpicos Rio 2016, considerada uma das melhores da história dos Jogos desde 1992.
Michelin
Michelin, líder do segmento de pneus, se dedica ao desenvolvimento da mobilidade de seus clientes, de forma sustentável, criando e distribuindo os pneus, serviços e soluções mais adequados às suas necessidades; fornecendo serviços digitais, mapas e guias, para ajudá-los tornar suas viagens experiências únicas; e desenvolvendo materiais de alta tecnologia, que atendem à indústria da mobilidade. Sediada em Clermont-Ferrand (França), a Michelin está presente em 170 países, emprega 114.100 pessoas em todo o mundo e dispõe de 70 centros de produção implantados em 17 países diferentes que fabricaram 190 milhões de pneus em 2017.
Sense Bike
Parte da Lagoa Participações, a Sense Bike foi criada em 2009, com o sonho de construir uma marca de bicicletas feita por apaixonados para apaixonados, com padrão internacional, foco em desenvolvimento e indústria de ponta. Em 2014, foi inaugurada a fábrica em Manaus, que possibilitou o início da produção de quadros, bem como a montagem de bicicletas elétricas e convencionais (mountain bike, urbana e road), com o que existe de mais inovador em tecnologia. Em abril de 2018, a Sense Bike comprou a Swift Carbon Global, importante fabricante mundial de bikes em fibra de carbono, com operação industrial na cidade do Porto (Portugal).