A grande final da CIMTB Michelin 2021 está chegando. A menos de um mês da definição dos campeões da temporada, também estamos de olho na disputa pelo Game TREK-CIMTB, o fantasy game da copa internacional. O campeão do ano ganha uma bike da Trek no valor de R$3,5 mil e o ganhador da etapa leva um capacete bontrager.
Mas, ganhar dos especialistas no assunto não é fácil. É preciso se envolver com o mountain bike e conhecer bem os atletas para se dar bem, como conta o vencedor do fantasy game no ano passado, Bruno Fernandes.
“Eu sempre gostei muito de fantasy games. Mesmo antes de me envolver totalmente com o mountain bike, eu já participava de outros. O mais conhecido é o Cartola, de futebol, no qual estive entre os melhores do Brasil por diversas vezes. Depois que passei a acompanhar o ciclismo, também entrei na liga da CIMTB no Pinkbike e venci em 2020. Então, quando a CIMTB criou o game com a Trek, eu embarquei na hora!”, conta.
De acordo com ele, é preciso estar muito atento às regras, se ligar nas corridas ao longo do ano e conferir quais atletas estão confirmados nas etapas. “A primeira estratégia é conhecer muito bem os atletas e ir acompanhando os resultados das corridas nas semanas anteriores para definir quem está vindo forte para a próxima etapa. Depois, é essencial conferir nas listas de largada quem realmente está confirmado. É muito importante que todos os atletas do time estejam competindo e com chances grandes de pontuar bem ”, explica.
Bruno também sugere que os jogadores leiam muito atentamente o regulamento e não joguem com a emoção, mas com a razão. “Além de conhecer as regras de pontuação, eu não recomendo fazer a escalação unicamente por amizade ou porque você gosta daquele atleta, mas pelos resultados concretos”.
O vencedor da etapa de Congonhas, Luciano Pereira, que também está na briga pelo prêmio de 2021 fez uma estratégia parecida. “Eu fiz um cruzamento entre o ranking e a lista de largada para definir o meu time. É muito bom ganhar. Me motivou a pensar na montagem do time da próxima etapa”, disse.
Amuleto da sorte
Uma dica pessoal de especialista do Bruno é escolher um amuleto da sorte, que é um atleta que vai acompanhar seu time ao longo do ano todo. De preferência alguém que esteja sempre na ponta, mas que não custe muito caro. “No PinkBike esse atleta é o Ondrej Cink, que rendeu muitos pontos na temporada e eu tenho uma atleta que sempre está no meu time da CIMTB, mas que eu não posso revelar aqui”, brinca.
Como jogar?
Para participar, basta acessar o site www.game.cimtb.com.br. Com mais de mil participantes, o jogo funciona assim: cada jogador tem um orçamento de 3000 créditos para comprar atletas que correm na CIMTB Michelin e montar uma equipe. Para saber o valor de cada atleta, o jogador deve verificar a ‘Planilha para Montagem’. Cada equipe deve ter, obrigatoriamente, oito competidores, sendo dois da Super Elite Masculina, dois da Super Elite Feminina, dois da Júnior Masculina e dois da Sub30 Masculina. Após definir e confirmar a equipe, o sistema do game atualizará automaticamente seus pontos ao final de cada etapa da CIMTB Michelin, de acordo com os resultados das provas.