VEJA COMO FOI O SENSE CAMPEONATO MINEIRO E O RETORNO DAS PROVAS COM A PANDEMIA

Depois de passar por um longo período sem competições de mountain bike parece que as coisas estão querendo voltar ao normal. Na verdade, um novo normal com várias responsabilidades que cada pessoa deve tomar para que todos se cuidem ainda na fase ativa da pandemia.

Pensando nisso e alinhado com Secretaria de Saude de Carandaí e Federacao Mineira de Ciclismo a organização da CIMTB criou seu protocolo especifico COVID-19 para que tudo acontecesse com a máxima segurança no Sense Campeonato Mineiro de Mountain Bike na Fazenda Sossego, em Carandaí, MG.

Inicialmente a decisão mais importante foi restringir a entrada de público para assistir as competições. Foram autorizados a entrar na Fazenda Sossego apenas os atletas acompanhados, de no máximo, uma pessoa. Além disso, inúmeros procedimentos foram criados para segurança de todos como aumento do bolsão de largada, exigir uso de máscara até momentos antes da largada, controle de temperatura e de acesso na entrada da fazenda, álcool gel espalhado pelo evento, entre muitas outras iniciativas.

Cumprido estes protocolos, o desafio passou a ser a realização do Campeonato Mineiro de Mountain Bike em dois finais de semana sendo o primeiro para o XCO e o segundo para definir os campeões do XCM. As categorias foram distribuídas em diversas largadas com o objetivo de haver rotatividade dos atletas para que não houvesse aglomeração.

Para ver as fotos do evento entre nos links:
https://www.flickr.com/photos/cimtb/albums/72157717199612168
https://www.flickr.com/photos/cimtb/albums/72157717256881001

DE VOLTA A CARANDAÍ DEPOIS DE MUITOS ANOS

Um dos pioneiros em receber eventos de mountain bike em Minas Gerais e no Brasil, a Fazenda Sossego em Pedra do Sino, Carandaí, iniciou seus trabalhos com foco na modalidade em 1995. De lá para cá muita coisa mudou e a prova pequena dentro da fazenda se tornou uma das mais conhecidas e conceituadas competições no mundo: a CIMTB Michelin – Copa Internacional Michelin de Mountain Bike.

Nestes mais de 25 anos a Fazenda Sossego recebeu sua ultima prova em 2004 na saudosa Copa Ametur pois o evento já não cabia mais dentro da fazenda. Depois desta inatividade a fazenda não parou e passou anos se preparado para receber diversos eventos do mundo duas rodas.

Além das competições, estão programadas Clinicas de Mountain Bike com diversos treinadores e atletas profissionais e desde 2017 recebe o curso Offroad para grandes motos promovido pela Nação Bigtrails. “Temos uma grande área e o foco é o desenvolvimento do esporte sobre rodas. Queremos ser referência para o compartilhamento de conhecimento para todas as modalidades possíveis pois isso, além de elevar o nível, aumenta a segurança dos usuários na prática de esportes pois segurança está sempre lado a lado com o conhecimento”, afirma Rogério Bernardes. “Além dos cursos, a fazenda esta preparando uma agenda para receber eventos de toda natureza e novos projetos estão surgindo.”, completa.

Outro caminho que esta sendo traçado é a parte social com projeto que trará crianças da rede de ensino público de Carandaí para aprenderem a andar de bike na fazenda, assistidos por atletas profissionais que, além de mostrar técnicas de pilotagem, darão seus depoimentos sobre como iniciaram no mountain bike, sua evolução e como se tornaram profissionais.

SENSE CAMPEONATO MINEIRO DE MOUNTAIN BIKE

Com um formato completamente novo o Campeonato Mineiro de Mountain Bike teve o XCO e XCM com pista totalmente dentro da Fazenda Sossego em 2020 que foram construídas no período da pandemia. Uma das novidades foi comemorada pelas categorias femininas que tiveram largadas e pista exclusivas para as mulheres. “Foi ótimo corrermos só com mulheres na pista sem sofrer a pressão dos homens que geralmente são muito mais rápidos e pedem passagem, nem sempre de forma educada. Nos sentimos mais confiantes, relaxadas e nos divertimos muito mais em toda a prova”, disse Mariana Domingues, campeã do XCM na Sub30.

A organização preparou um evento com dezenas de categorias de forma inclusiva para que qualquer biker possa participar com seus amigos, esposa (o), namorada (o), etc. Foram categorias oficiais que valem pelo Campeonato Mineiro e outras amadoras como Dupla Mista/Feminina, Dupla Masculina, Peso Pesado para atletas acima de 95 kg, PNE para portadores de necessidades especiais, individuais para homens e mulheres a partir dos 12 anos até mais de 70 anos.

Outra novidade foi a inclusão da categoria Hand Bike disputando o Campeonato Mineiro de XCM pela primeira vez. O Campeao da prova foi o Pedro “Alemao” Gomes e o Campeão Mineiro foi Tarlis Vieira. “Foi um evento super inclusivo com muitas possibilidades de participação separando atletas por idade, peso, sexo. Somando o XCO e XCM foram quase 70 categorias”, disse o organizador do evento Rogério Bernardes.

O primeiro final de semana (27 a 29 de novembro) foi dedicado ao XCO e cerca de 350 atletas estiveram presentes distribuídos em 32 categorias oficiais e amadoras. Na Super Elite Masculina Sherman Trezza (Trinx Brasil Racing) levou a melhor seguido de Leandro Donizete (Memorial/Santos/Fupes/Groove) e Nicolas Machado. Na Super Elite Feminina Hercília Najara (TSW Racing Team) foi a campeã seguida por Liege Walter (Fly Bike), que está retornando às pistas depois da gravidez já com pódio e andando forte, e Danielle Moraes (Bike Race Shop).

As disputas em todas as categorias foram muito intensas mostrando o alto nível do mtb e que os atletas continuaram treinando forte, mesmo durante a pandemia. Nas demais categorias oficiais os campeões foram: E-Bike Pro: Diego Knob e Isabella Ribeiro, E-Bike Master: Ronan Silva, Juniores: Luiz Eduardo Naves e Giuliana Morgen, Sub30: Vinícius Lacerda e Karim Marins, Sub35: Gelson Fernandes, Sub40: Claudio Levi e Soraya Moraes, Sub45: Luiz Carlos “Juninho”, Sub 50: Ana Cláudia Melo e Silvio Amorim, Over50: Ludmila Curvo, Sub55: Luiz Lotti Neto, Sub60: Ricardo Kadinho, Sub65: Dilermano Melo, Over65: Luiz Carlos Nascimento, PNE: Adésio Soares, Sub17: Ana Laura Moraes e Lázaro Moreira, Sub15: Samara Freitas e Matheus Oliveira.

Entre as categorias amadoras os campeões foram: Expert: Jean Vieira, Cadete: Helisson Coelho, Master: Pedro Miranda, Veterano: Edivando Santos, Peso Pesado: Mauro Pereira, Segurança Pública: Frederico Silva, Open Feminina: Victoria Carvalho.

No final de semana de 4 a 6 de dezembro foi a vez da prova de maratona com um formato novo e priorizando o verdadeiro mountain bike com as diversas trilhas existentes dentro da Fazenda aSossego. O percurso foi montado com 15 km e o numero de voltas variou entre 1 volta, para os iniciantes, e 4 voltas para as categorias oficiais e outras que sempre sao desafiadas com uma prova mais longa como a Gravel e Dupla Pró. E desta vez a prova foi ainda mais disputada com mais de 500 atletas inscritos.

Apesar da chuva que caiu a semana toda as provas de sábado tiveram uma pista que foi secando durante o dia e ficando cada vez mais rápida com Sherman Trezza fazendo a volta mais rápida com 45 minutos e fechando a prova com 3 horas e 5 minutos. Más já no domingo os atletas das categorias amadoras enfrentara um desafio daqueles. A chuva caiu forte a noite toda e continuou durante a prova fazendo da prova uma loteria para cada atleta. Pela manha a organização cortou 30% da pista que continham os trechos mais críticos da pista para garantir a segurança dos atletas. Mesmo assim o restante da pista foi se transformando em lama durante a prova e o final foi muito comemorado pelos atletas que conseguiram completar a prova.

Na Super Elite masculina deu dobradinha da equipe Trinx Brasil Racing com Sherman Trezza levando o titulo mais uma vez com Nicolas Machado em segundo. Lukas Kaufman (FKS Factory Racing) ficou com a terceira posição e levou o título de campeão mineiro. Na Super Elite feminina Hercilia Najara (TSW Racing Team) levou o titulo novamente da prova e do campeonato mineiro seguida por Liege Walter (Fly Bike) e Karen Santos (Aluminox/RN).

Nas demais categorias oficiais os campeões foram os seguintes (com * os atletas que levaram o título no XCO e repetiram o feito no XCM); E-Bike Pro: Luiz Oliveira, E-Bike Master: Fábio Dupim, Sub30: *Vinícius Lacerda e Marina Domingues, Sub35: Bruno Gonçalves, Sub40: *Claudio Levi e *Soraya Moraes, Sub45: Frederico Barros, Sub 50: Viviane Castelões e *Silvio Amorim, Over50: Renata Souza, Sub55: Wagner Carvalho, Sub60: *Ricardo Kadinho, Sub65: “Dilermano Melo, Over65: *Luiz Carlos Nascimento, PNE: Cayo Faria, Sub17: Karina Silva e Pedro Gois, Sub15: *Samara Freitas e *Matheus Oliveira.

Entre as categorias amadoras os campeões foram: Junior: Felipe Siqueira, Expert: Luan Silva, Cadete: *Helisson Coelho, Master: Rogerio Silva, Veterano: Marcelo Ferreira, Peso Pesado: Heitor Teófilo, Segurança Pública: Alexandre de Paula, Open Feminina: Letícia Coura, Dupla Pró: Flavio Moura e Renato Silveira, Dupla Masculina: André Teixeira e Eduardo Azevedo, Dupla Mista: Wagner Carvalho e Karen Santos.