Valendo pontos para Paris/2024, CIMTB realiza sua terceira edição em Taubaté

Reunindo ciclistas de Brasil, Chile e Colômbia, evento começa oficialmente nesta sexta-feira (25), com as disputas do Short Track promocional, no período da tarde

O Parque Municipal do Itaim está pronto para receber, a partir desta sexta-feira (25), a terceira edição da Copa Internacional de Mountain Bike em Taubaté (SP). O evento, que tem estacionamento grátis e conta com entrada gratuita, faz parte do circuito com quatro provas anuais, sendo realizada a terceira etapa de 2023 na cidade do Vale do Paraíba. Durante três dias, de sexta a domingo (27), alguns dos melhores atletas da América Latina estarão disputando o CIMTB, em busca de pontos importantes para os Jogos Olímpicos de Paris/2024.


Ciclistas durante Clínica Técnica desta quinta (24) na arena da CIMTB (Crédito: Alemão Silva)

São três as modalidades que fazem parte da programação esportiva da CIMTB: Short Track (XCC), Cross Country Olímpico (XCO) e Maratona (XCM). Nas duas primeiras, os atletas das super elites masculina e feminina competem, sendo a principal atração do evento. Estão confirmados no XCO e no XCC, destaques nacionais, como Luiz Cocuzzi, Guilherme Muller, Nicolas Machado, Leandro Donizete, Rubens Valeriano, Sherman Trezza, Karen Olimpio, Isabella Lacerda, entre outros, e estrangeiros de grande destaque, como os chilenos Ignacio Gallo, Sebastian Miranda, Diego del Campo, Nicolas Martin, Patricio Farias, e os colombianos Fabio Castañeda, Hilvar Calderon, Jhonnatan Botero, Yosiana Quintero, Ana Roa, Gloria Garzon.

A CIMTB Taubaté tem início na sexta-feira, com a abertura oficial às 14h, no pórtico de chegada do evento e, em seguida, a realização das cinco baterias promocionais do Short Track: Geral Feminina (acima de 15 anos), Elétrica Masculina (acima de 15 anos) , Master Masculina (acima de 34 anos), Cadete Masculina (de 23 a 34 anos), Teen Masculina (de 12 a 16 anos), todas com duração de 15 minutos + 1 volta.

No sábado, as atividades começam às 8h20, com as largadas das categorias de bike assistidas (E-Bike) no XCO: Pró Masculina, Pró Feminina e Master Masculina. Às 10h20 é a vez das Super Elites Masculina e Feminina e da Júnior Masculina competirem, também no formato XCO. Já às 14h, acontece a largada da Maratona para as suas 16 categorias: E-MTB Masculina, E-MTB Feminina, Ultra, Expert, Cadete, Master, Segurança Pública, Veterano, Peso Pesado, PCD, Duplas, Open Feminina, Turismo, Hand Bike. O dia se encerra com a Night Run da ASPAL Hemogrupo, a a partir de 18h.


Ciclista chileno faz reconhecimento do percurso (Crédito: Alemão Silva)

No domingo, mais 6 largadas: A 1ª largada (8h), com as categorias XCO Masculina – Sub17, Sub15, Ultra, Sub55, Sub60, Sub65, Over65, Sub12; a 2ª largada (10h), com as categorias XCO Masculina – Sub30, Sub35, Sub40, Sub45 e Sub50; a 3ª largada (12h), com as categorias XCO Feminina – Júnior, Sub17, Sub15, Sub40, Sub50, Over50, Sub12; a 4ª largada (14h), com a XCC Júnior Masculina; a 5ª largada (14h40), com o XCC Super Elite Feminina; e a 6ª largada (15h20), com o XCC Super Elite feminina.

Atividades do lado de fora da pista

Se dentro das pistas não faltarão fortes emoções para público e atletas, fora delas não será diferente. Além de contar com uma estrutura completa com estacionamento gratuito, praça de alimentação, banheiros e vestiários, a CIMTB terá ainda shows de rock and roll, com cinco apresentações da banda Aperitivos Rock (três no sábado, às 11h30, 14h15 e 16h, e duas no domingo, às 10h e 12h30). Haverá também os shows de BMX Freestyle com o atleta Gabriel DuRace que fará quatro apresentações junto de seus amigos e companheiros de equipe (no sábado, às 13h e 15h, e no domingo, às 11h e 13h), além de atividades interativas nos mais diversos expositores, tais quais os test-rides de bikes de marcas parceiras.


Vista aérea da arena na edição de 2022 no Parque do Itaim (Crédito: OXVídeos)

Sobre a CBMM
Líder mundial na produção e comercialização de produtos de Nióbio, a CBMM possui mais de 400 clientes, em 50 países. A companhia fornece produtos e tecnologia de ponta aos setores de infraestrutura, mobilidade, aeroespacial, saúde e energia. Fundada em 1955, em Araxá, Minas Gerais, a CBMM apoia iniciativas que visam o desenvolvimento socioeconômico, cultural e esportivo nos locais onde atua, buscando beneficiar essas comunidades e auxiliar na formação das próximas gerações. Para mais informações, visite: cbmm.com/pt/media-center.

Sobre a SRAM
SRAM LLC é uma fabricante de componentes de bicicletas com sede em Chicago, Illinois, Estados Unidos, fundada em 1987. SRAM é um acrônimo que inclui os nomes de seus fundadores, Scott, Ray e Sam, baseada no sonho de criar uma experiência mais divertida, eficiente e rápida em uma bicicleta. Hoje, o grupo SRAM é formado por uma equipe global de pessoas que oferece a mesma paixão por melhorar a experiência e expandir o potencial do ciclismo, detentora de marcas como: TIME, RockShox, Truvativ, Quarq e Zipp. Mais informações: https://proparts.esp.br/sram

História da CIMTB
A organização da CIMTB realizou sua primeira prova em 1996. Desde então, vem inovando e contribuindo ativamente para o crescimento e fortalecimento do mountain bike e o mercado de bicicletas no Brasil. Contando pontos para o ranking mundial da União Ciclística Internacional (UCI) desde 2004, a CIMTB tem sido seletiva para os Jogos Olímpicos nos ciclos de Pequim 2008, Londres 2012, Rio 2016, Tóquio 2020 e Paris 2024. Em 2022, a CIMTB aumentou ainda mais sua relevância internacional, com a realização da etapa de abertura da Copa do Mundo Mercedes-Benz de Mountain Bike 2022, em Petrópolis. Além disso, foi responsável pela construção da pista de mountain bike dos Jogos Olímpicos Rio 2016, considerada uma das melhores da história dos Jogos desde 1996, primeiro ano do MTB em Olimpíadas.

Mais informações sobre a CIMTB:
Site: https://www.cimtb.com.br
Instagram: http://www.instagram.com/cimtb
Facebook: http://www.facebook.com/cimtb/
Twitter: http://www.twitter.com/cimtb_oficial

Assessoria de Imprensa

Gustavo Coelho