Representantes do mtb brasileiro se preparam para temporada 2017

Atletas estarão na CIMTB Levorin entre os dias 3 e 5 de março. Evento conta pontos para o ranking mundial

Henrique Avanicini é campeão de Araxá desde 2014 (Foto: Thiago Lemos)

O último ano foi especial para o mountain bike brasileiro. E depois de passar por tantas conquistas, os atletas se preparam para iniciar a temporada 2017 e tem a CIMTB Levorin como ponto de parada. Para isso, um plano é traçado antes do início das competições buscando aproveitar as características e o perfil do competidor. Com isso, atletas como Henrique Avancini (Cannondale Factory Racing), Rubinho Valeriano (Sense Factory Racing), Letícia Cândido (TSW Racing Team) e Sofia Subtil (Bike Team Audax/FSA) contaram o que esperam e quais são os planos para esta temporada. Todos eles estarão na CIMTB Levorin entre os dias 3 e 5 de março. As inscrições estão abertas. 

O tricampeão da CIMTB Levorin, Henrique Avancini, afirmou que os objetivos de 2017 são diferentes do ano anterior. “Primeiro eu busquei uma equipe que me oferecesse condições de competir algumas provas que tenho desejo com o máximo de empenho. No Brasil, pretendo competir dando mais importância às provas, e não usá-las somente como preparação, principalmente a CIMTB. Farei uma mistura maior de estilos entre XCO, XCM e provas por etapas. Será um ano divertido”, disse.

Para conseguir atingir metas e completar a agenda, Avancini afirma que o planejamento é muito importante. “Um grande resultado não acontece por acaso, é um reflexo de um longo trabalho. Provas por etapa, como a CIMTB, pedem mais “carcaça” do atleta. É muito diferente de andar bem só um dia. Gosto muito dessas competições, pois ensinam o atleta a ter mais autoconhecimento. Conquistar um bom resultado é difícil, mas ter boas sequencias ou uma boa temporada com consistência de grandes resultados é muito mais”, afirmou.

Rubens diz que quer é estar no topo de pódio da CIMTB Levorin (Foto: Pedro Cury/Sense Bikes)

Outro gigante do mtb brasileiro que já está aquecendo, é Rubens Valeriano. Ele lembrou que 2016 foi um ano atípico, mas conseguiu atingir o objetivo. “Este ano estou de equipe nova, a Sense Factory Racing, e o meu grande objetivo é ser campeão da CIMTB e também ficar no top 3 no Brasileiro de XCO. Também vou para o Panamericano de MTB, que vai ser na Colômbia, e fazer um ótimo resultado lá”, disse.

Feminino

A campeã da etapa de Araxá de 2016, Raiza Goulão, em entrevista à assessoria de imprensa da CIMTB Levorin, disse que após seis anos participando da competição e agora morando na Espanha, ela não viajará ao Brasil para realizar a prova. “Este ano, infelizmente não estarei presente em Araxá, será a primeira vez em 6 anos praticamente. Como estou vivendo na Espanha decidi, juntamente com minha equipe fazer provas aqui”, informou.

Apesar disso, Raiza continua sendo a brasileira mais bem colocada no ranking da União Ciclística Internacional (UCI), em 15º lugar e tem entre os objetivos levar o título de campeã Pan-americana em 2017. “Será um ano para melhorar minha performance e buscar resultados expressivos no cenário internacional. Buscarei o título de campeã Pan-americana, e quero estar entre as Top 15 na Copa do Mundo, Mundial e defender o título de campeã brasileira”, afirmou.

Sofia diz que está traçando estratégias para Araxá (Foto: Samuel Torres)

Por outro lado, outros nomes representarão bem o mountain bike feminino, como Sofia Subtil. A atleta ficou em 4º lugar geral no campeonato e quer subir alguns degraus no pódio. “Para 2017 espero melhorar minha performance em algumas provas, conquistar algum campeonato e participar de provas que sempre quis. Araxá é uma prova bem especial e particular, então eu e meu treinador estamos montando uma boa estratégia para obter o melhor resultado possível, pois lá, além dos treinos, exige um bom planejamento”, disse.

Letícia Cândido também surpreendeu em 2017 e foi campeã na prova de XCO em Congonhas. Ela conta que 2017 será um ano base para o sonho da vaga Olímpica em 2020. “Minha principal meta é melhorar o máximo possível a minha colocação no ranking UCI. Neste ano a CIMTB será usada como uma prova teste rumo o Panamericano de MTB. O objetivo é andar forte, estou com um pouco mais de um ano que venho com uma nova metodologia de treino acompanhada pelo meu coach Wanderson Xavier e meu treinador Maurício Fontenelle”, afirmou.

Etapa Araxá
As inscrições para a primeira etapa da CIMTB Levorin estão abertas. O evento acontece entre os dias 3 e 5 de março em Araxá e irá oferecer também a Copa Sense Bike e a Night Run. Este ano a novidade é que a categoria Júnior também soma pontos para o ranking da UCI.

Confira o regulamento completo.

A CIMTB Levorin conta pontos para o ranking mundial, da União Ciclística Internacional (UCI), fazendo parte do ciclo Olímpico Tóquio 2020 e também para o ranking Brasileiro, Mineiro e Paulista.

Copa Internacional de Mountain Bike comemora a 22ª Edição em 2017. O evento tem patrocínio da Levorin, o pneu oficial da competição, e Co-Patrocinio da Specialized, Sense Bike e Audax.

Acompanhe tudo de um dos principais eventos do mountain bike mundial pelas redes sociais. Lá você encontrará fotos e vídeos dos atletas e das provas.

Assessoria de Imprensa
MB Comunicação Criativa
Maritza Borges – MTB 19000
(34) 9.9986-2851