Raio X da CIMTB: Como estão as disputas femininas no Cross Country Olímpico

Ao todo, dez categorias femininas terão as campeãs definidas durante a etapa de Congonhas (MG), entre os dias 27 e 29 do mês de setembro. Confira todos os detalhes

O Parque Ecológico da Cachoeira, em Congonhas (MG), recebe entre os dias 27 e 29 a decisão da Copa Internacional de Mountain Bike em 2024. Dentre as mais de 50 categorias que terão seus campeões definidos na quarta e última etapa da temporada, dez delas fazem parte das disputas femininas do Cross Country Olímpico (XCO): Super Elite, Sub-23, Júnior, Sub-17, Sub-15, Sub-12, Sub-40, Sub-50, Over-50 e E-MTB Pró.


Karen Olimpio lidera no geral da Super Elite Feminina (Crédito: Ultrafotos/CiMTB)

Na principal categoria feminina, a Super Elite, duas atletas lideram isoladas, com grandes chances de conquistarem o título da temporada: Karen Olimpio (198 pontos) e Isabella Lacerda (192 pontos). Em Congonhas, serão 120 pontos em jogo na etapa final, ofertados para as campeãs, uma vez que soma-se os 50 pontos disponíveis no Short Track (XCC) com os 70 pontos do XCO. Por isso, atletas como Raiza Goulão (125), Luiza Cocuzzi (121), Hercília Najara (120), Iara Caetano (109) e Liege da Silva (90), aparecem com chances, embora bem menores do que a líder e a vice-líder.

Se confirmar a liderança e assegurar o bicampeonato, Karen sobe um degrau no “Hall da Fama” da CiMTB, superando atletas como Raiza Goulão, Roberta Stopa, Adriana Nascimento e Noelia Rodriguez (ARG), todas com 1 título conquistado. Já a pentacampeã Isabella, que está empatada com Jaqueline Mourão, se destacaria caso leve o título geral de 2024 para casa, e subiria para seis títulos, apenas 1 abaixo da maior campeã de todos os tempos, Erika Gramiscelli (7).

Sub-23 e Júnior
Na Sub-23, Luiza Cocuzzi é a principal candidata ao título. Com 121 pontos contra 85 de Iara Caetano e 83 de Jacksiane Polidorio, as chances de Luiza são muito grandes, uma vez que a sétima colocação (37 pontos) lhe é suficiente para ser campeã independente dos resultados das duas adversárias. Carolina Ferreira (68), Ana Laura Oliveira (68) e Luiza Euzebio (58) correm por fora.


Luiza Cocuzzi (6) é a líder da Sub-23 (Crédito: Ultrafotos/CiMTB

Já na Júnior, a luta pelo título está mais equilibrada. Apenas 12 pontos separam Anna Vitória Vieira, com 112, e Samara Rodrigues, com 100. Com 70 pontos em jogo na última etapa, até a 9ª colocada, Popi Monsalvez, teria chances matemáticas de título (embora quase zero), com seus 45 pontos. Assim, também estão na disputa: Nina Carvalho (85), Juliana Ziel (84), Ana Beatriz Duwe (84), Lauriany Neves (79), Ana Laura Santos (63) e Livia Poltronieri (48).

Sub-17, Sub-15 e Sub-12
Na Sub-17, sete ciclistas têm chance de título, com um empate na primeira colocação: Ana Laura Bueno e Angelina da Silva, ambas têm 85 pontos, ou seja, se uma das duas vencer, automaticamente será campeã. No entanto, a corrida por fora é grande, com as seguintes adversárias em condições de título: Trinidad Alvarez (76), Ramiza Carneiro (65), Daniela Ramirez (45), Izabella Macedo (36) e Miria de Freitas (32).

Millene Kopp lidera a Sub-15, com grandes chances de título, uma vez que ela tem 125 pontos na liderança, contra 93 da segunda colocada, Alicia Gomes, e 90 de Hani Rodrigues, suas principais concorrentes. Letícia de Oliveira, com 72, e Maria Lucia da Silva, com 69, são as outras duas ciclistas que também entram na última prova com chances, porém bem reduzidas de serem campeãs.

Encerrando as categorias de base, a Sub-12, que teve três vitórias de Lívia Pellizzari na temporada, ou seja, 135 pontos somados em primeiro lugar. Apenas a vice-líder, Vitoria Gabriela dos Santos, tem chances de desbancá-la, com 85 pontos conquistados.

Sub-40, Sub-50 e Over-50
Na Sub-40, a ciclista Raphaella Pelaquim é a grande favorita, após ter vencido as três etapas do ano, ou seja, somando 135 pontos. Sua principal concorrente é Valéria Carvalho, com 101 pontos conquistados. Correm por fora outras duas ciclistas: Meire Lilian da SIlva (80) e Isabelle Araújo (72).

Já na Sub-50, o equilíbrio é grande entre primeira e segunda colocadas. Apenas 3 pontos separam Francielle Regina Silva, 117, e Marcia Helena de Paula, 114. Soraya Soares (80), Gabriela Assunção (68) e Amanda Vieira (45) correm por fora. Enquanto isso, na Over-50, Renata Couto lidera com três vitórias (135), sendo a única ciclista que entra na decisão já garantida com o título da temporada.

E-MTB Pró
Na E-MTB, três ciclistas estão na briga pelo título da temporada: Junia Roberta, com 45 pontos, Victoria Moreira, também com a mesma pontuação, e Francine Espírito Santo, com 40. Assim, qualquer uma das três que vencer em Congonhas, automaticamente leva o título da competição.

Inscrições seguem abertas para a decisão
As inscrições para a etapa de Congonhas da CiMTB podem ser feitas diretamente no site do Ticket Sports: https://www.ticketsports.com.br/e/cimtb-copa-internacional-de-mountain-bike-congonhas-37747. Para acessar todas as informações relativas ao evento, basta entrar no site oficial da prova – www.cimtb.com.br – e clicar em Informações, acessando as abas Regulamentos e Programação, ambas que contém todas as infos do evento marcado para o final do mês de setembro na “Cidade dos Profetas”.

A história da CiMTB
A organização da CiMTB realizou sua primeira prova em 1996. Desde então, vem inovando e contribuindo ativamente para o crescimento e fortalecimento do mountain bike e o mercado de bicicletas no Brasil. Contando pontos para o ranking mundial da União Ciclística Internacional (UCI) desde 2004, a CiMTB tem sido seletiva para os Jogos Olímpicos nos ciclos de Pequim 2008, Londres 2012, Rio 2016, Tóquio 2020 e Paris 2024.

Em 2022, a CiMTB aumentou ainda mais sua relevância internacional, com a realização da etapa de abertura da Copa do Mundo Mercedes-Benz de Mountain Bike 2022, em Petrópolis, já em 2024 organizou a etapa de Araxá da WHOOP UCI Mountain Bike World Series. Além disso, foi responsável pela construção da pista de mountain bike dos Jogos Olímpicos Rio 2016, considerada uma das melhores da história dos Jogos desde 1996, primeiro ano do MTB em Olimpíadas.

Mais informações sobre a CiMTB:
Site: https://www.cimtb.com.br
Instagram: http://www.instagram.com/cimtb
Facebook: http://www.facebook.com/cimtb/
Twitter: http://www.twitter.com/cimtb_oficial

Assessoria de Imprensa
Gustavo Coelho
press@cimtb.com.br