Inscrições estão abertas para a prova que será realizada no primeiro final de semana do mês de junho, no Sul de Minas. Por questão de segurança, não haverá realização da modalidade Maratona (XCM)
Pela segunda temporada consecutiva, a cidade de Poços de Caldas, no Sul de Minas Gerais, será sede da Copa Internacional de Mountain Bike, a principal competição de MTB da América Latina. O palco do evento outra vez será o Parque do Cristo, lindo e tradicional cartão postal do município mineiro, que receberá os melhores atletas do mundo nas modalidades Cross Country Olímpico (XCO) e Short Track (XCC), entre os dias 6 e 8 de junho.
E as inscrições para a segunda etapa da CiMTB já estão abertas. Para se inscrever, basta acessar o site da Ticket Sports e garantir sua vaga através do endereço: https://www.ticketsp
A etapa será totalmente focada no Cross Country Olímpico e Short Track, ou seja, não haverá realização da Maratona (XCM). Essa decisão foi tomada para garantir a segurança dos atletas iniciantes e amadores, porque ao fazer a largada no Parque do Cristo, no alto da Serra de São Domingos, as estradas e trilhas são muito íngremes e velozes, além do retorno ao Parque do Cristo ter uma subida muito forte.Com isso, haverá significativas mudanças na programação. Sexta-feira (06/6) será o XCC da mesma forma que ocorre nas demais etapas e no domingo (08/6) a programação de largadas do XCO não vai mudar. Já no sábado (07/6), os horários das largadas foram alterados, aumentando o horário de treino do XCO, com toda a manhã dedicada para esse momento, enquanto à tarde haverá largadas: 12h largarão as categorias amadoras – as mesmas do XCM, com exceção a hand-bike e turismo; às 14h acontecerá a largada das bikes elétricas; e às16h acontecerão as categorias de base, com destaque para a UCI Junior Series masculina.
“É importante ressaltar que quase todas as categorias do XCM, com exceção apenas da hand-bike e turismo, vão correr normalmente na etapa de Poços. Nesse caso, a categoria hand-bike, volta a somar pontos para o campeonato e competir nas etapas de Nova Lima e Congonhas, em agosto e setembro, respectivamente. As demais categorias amadoras que correrão no XCO, vão marcar pontos no campeonato normalmente, usando a tabela de pontos prevista na Maratona”, explica Rogério Bernardes, organizador da CiMTB. “A Open XCO, que ocorre no domingo, também está mantida. Ou seja, haverá possibilidade do atleta competir no sábado e domingo, nessas categorias”, completa Rogério Bernardes.
Preocupação com a segurança dos atletas
A pista do XCO das categorias amadoras será diferente da pista das categorias oficiais da CiMTB. Um dos trechos mais técnicos será cortado para dar mais segurança aos atletas menos experientes. O número de voltas das categorias amadoras ainda será definido, de acordo com o tempo de volta que será marcado na semana do evento.
“Primeiro faremos a tomada de tempo para ver quantas voltas serão para cada categoria. Vale ressaltar que as vagas por categoria são limitadas e por isso sugerimos que as inscrições sejam feitas antecipadamente. Em Araxá, por exemplo, várias categorias esgotaram suas vagas”, ressalta Rogério Bernardes.
Pontos no ranking mundial
Além da realização da UCI Junior Series, prova essa com grande visibilidade e que atrai atletas do mundo todo, as categorias Elite terão pontuação no ranking UCI (União Ciclística Internacional), como é marca registrada na competição desde 2004. Na sexta-feira, durante o XCC, serão oferecidos 10 pontos (Classe 3) no ranking mundial. Já no domingo, no XCO, será vez de oferecer 60 pontos aos campeões (Classe 1) no ranking.
A história da CiMTB
A organização da CiMTB realizou sua primeira prova em 1996. Desde então, vem inovando e contribuindo ativamente para o crescimento e fortalecimento do mountain bike e o mercado de bicicletas no Brasil. Contando pontos para o ranking mundial da União Ciclística Internacional (UCI) desde 2004, a CiMTB tem sido seletiva para os Jogos Olímpicos nos ciclos de Pequim 2008, Londres 2012, Rio 2016, Tóquio 2020 e Paris 2024.
Em 2022, a CiMTB aumentou ainda mais sua relevância internacional, com a realização da etapa de abertura da Copa do Mundo Mercedes-Benz de Mountain Bike 2022, em Petrópolis, já em 2024 organizou a etapa de Araxá da WHOOP UCI Mountain Bike World Series. Além disso, foi responsável pela construção da pista de mountain bike dos Jogos Olímpicos Rio 2016, considerada uma das melhores da história dos Jogos desde 1996, primeiro ano do MTB em Olimpíadas.
Mais informações sobre a CiMTB:
Site: https://www.cimtb.com.br
Instagram: http://www.instagram.com/cimtb
Facebook: http://www.facebook.com/cimtb/
Twitter: http://www.twitter.com/cimtb_o
Assessoria de Imprensa
Gustavo Coelho
press@cimtb.com.br