Pista da Maratona tem alteração para edição de 2025 da CiMTB Congonhas

Com as mudanças que deixaram o traçado do circuito mais longo, o número de voltas de algumas categorias também sofreu alteração

A disputa da Maratona (XCM) da Copa Internacional de Mountain Bike em Congonhas (MG) traz novidades em 2025. Com um aumento de pouco mais de 4 km em cada volta com realização ao traçado do ano passado, agora a pista da Maratona tem cerca de 20 km por volta. A alteração fez com que a organização da CiMTB alterasse o número de voltas de algumas das categorias. A prova está marcada para o sábado (27) com sua largada às 14h.

“Com o aumento da pista do XCM, as categorias que davam 3 voltas agora darão 2. Aquelas que já tinham 2 voltas, foram mantidas, assim como a Turismo também teve seu número de voltas mantido, uma única volta para todos participantes dessa categorias que não é competitiva, mas que visa incentivar novos praticantes no ciclismo”, comentou Rogério Bernardes, organizador da Copa Internacional. As voltas de cada categoria estão disponíveis em: https://cimtb.com.br/a-copa/numero-de-voltas/.

Na Maratona CiMTB teremos dois cortes em horários distintos. É importante ressaltar que todos os atletas que chegarem depois do horário no ponto de corte não poderão seguir adiante na pista.

“Teremos um corte na chegada às 16h e outro corte na pista levando-se em conta o tempo da prova. O objetivo do ponto de corte é garantir a segurança dos atletas no percurso”, explica Rogério Bernardes. “Teremos veículos recolhendo os atletas com o tempo limite estourado. Estes atletas serão obrigados a abandonar a prova, tendo que retirar os numerais da bike (guidão e selim)”, complementa.


Cerca de 500 atletas estão confirmados na decisão da CiMTB (Crédito: Gabriela Almeida/Divulgação)

Caso o atleta se recuse a abandonar a prova, a organização não se responsabilizará por qualquer acidente, furtos, roubos, entre outros sinistros, pois toda a estrutura de atendimento médico, equipes de resgate, seguranças e fiscais estarão desmobilizados da prova após o tempo limite e, desta forma, o atleta assumirá todos os riscos na condução da sua bicicleta.

“Vale ressaltar que quando o líder da categoria receber a bandeirada final, independente do horário de corte da prova, todos os demais atletas de sua categoria que chegarem depois serão retirados da prova”, explicou o organizador.

Inscrições em sua reta final
As inscrições para a 20ª edição da CiMTB em Congonhas foram postergadas e encerra-se nesta quarta-feira (24/9) às 17h. Elas podem ser feitas no site do evento – www.cimtb.com.br – na aba “Faça já sua inscrição”, ou então diretamente no site do Ticket Sports: https://www.ticketsports.com.br/e/cimtb—copa-internacional-de-mountain-bike—congonhas-72944.

A programação da CiMTB Congonhas
Enquanto a quinta-feira (25) é reservada exclusivamente para a realização da Clínica Técnica da CiMTB, entre 10h e 16h, as atividades oficiais têm início na sexta-feira (26). Após a abertura da secretaria, que funciona das 8h às 18h, acontece o Congresso Técnico, a partir das 9h. Neste mesmo horário começa o treino oficial, para XCC, XCO e XCM, até às 13h30. As provas do XCC são atração da tarde, entre 14h e 17h, com sete largadas: Geral Feminina, Máster Masculina, Cadete Masculina, Teen Masculina, Júnior Masculina, Super Elite Feminina e Super Elite Masculina.

A manhã de sábado (27) tem duas largadas exclusivas do XCO, com as bikes elétricas competindo a partir de 8h20 e as categorias de base masculinas – Júnior, Sub-17, Sub-15 e Sub-12 – com sua largada às 10h20. À tarde, a partir de 14h, é a vez das 16 categorias da Maratona: E-Bike Young e Sênior Masculina, E-Bike feminina, Expert, Cadete, Master, Segurança Pública, Veterano, Peso Pesado, PcD, Duplas (Masculina e Feminina/Mista), Open Feminina, Sênior Feminina, Turismo e Hand Bike.

No domingo (28), o dia é focado no XCO, além da realização da Kids, atração que tem início às 11h15. Às 8h largam as categorias Sub-55, Sub-60, Sub-65, Over-65, Sub-70, Over-70, OPEN do XCO. Às 10h é a vez dos atletas das categorias Sub-30, Sub-35, Sub-40, Sub-45, Sub-50. 12h acontece a largada exclusiva das mulheres: Super Elite (Elite + Sub23), Júnior, Sub-17, Sub-15, Sub-40, Sub-50, Over-50, Sub-12. E, às 14h, a última bateria, com a Super Elite Masculina (Elite + Sub-23).

A história da Copa Internacional
A organização da CiMTB realizou sua primeira prova em 1996. Desde então, vem inovando e contribuindo ativamente para o crescimento e fortalecimento do mountain bike e o mercado de bicicletas no Brasil. Contando pontos para o ranking mundial da União Ciclística Internacional (UCI) desde 2004, a CiMTB tem sido seletiva para os Jogos Olímpicos nos ciclos de Pequim 2008, Londres 2012, Rio 2016, Tóquio 2020 e Paris 2024, e, partir do próximo ano, pontuará também para Los Angeles 2028.

Em 2022, a CiMTB aumentou ainda mais sua relevância internacional, com a realização da etapa de abertura da Copa do Mundo Mercedes-Benz de Mountain Bike 2022, em Petrópolis, já em 2024 organizou a etapa de Araxá da WHOOP UCI Mountain Bike World Series. Além disso, foi responsável pela construção da pista de mountain bike dos Jogos Olímpicos Rio 2016, considerada uma das melhores da história dos Jogos desde 1996, primeiro ano do MTB em Olimpíadas.

Mais informações sobre a CiMTB:
Site: https://www.cimtb.com.br
Instagram: http://www.instagram.com/cimtb
Facebook: http://www.facebook.com/cimtb/
Twitter: http://www.twitter.com/cimtb_oficial
Threads: https://www.threads.net/@cimtb
TikTok: https://www.tiktok.com/@cimtboficial
Flickr: https://www.flickr.com/photos/cimtb/albums/

Assessoria de Imprensa
Gustavo Coelho
press@cimtb.com.br