Pista da CiMTB Congonhas estará liberada para reconhecimento a partir de 21 de setembro

A decisão da temporada de 2024 da Copa Internacional acontecerá entre os dias 27 e 29 de setembro, no Parque Ecológico da Cachoeira. Confira o cronograma para treinar nos circuitos

Os atletas que tiverem interesse e disponibilidade de reconhecer com antecedência o percurso da Maratona (XCM) da CiMTB Congonhas têm uma excelente notícia. A organização do evento conseguiu autorização junto aos donos das propriedades para que os percursos, na área externa do Parque Ecológico da Cachoeira, sejam liberados uma semana antes do evento, a partir do sábado, dia 21 de setembro. A decisão da temporada de 2024 está marcada para 27 a 29 de setembro na “Cidade dos Profetas”, reunindo os melhores atletas do Brasil e também de países do exterior, como Colômbia, Chile e Bolívia.

“É muito importante que os ciclistas respeitem esses prazos que combinamos com os proprietários dos terrenos e da área da CSN (Companhia Siderúrgica Nacional). Aproveito para agradecer a todos que estão nos autorizando e, também, à Secretaria de Meio Ambiente, que está conosco como facilitador do nosso trabalho. Vale ressaltar que as trilhas que já fazem parte do Bike Park estarão disponíveis para os ciclistas antes e depois do evento como sempre”, comentou Rogério Bernardes organizador do evento.


Parque da Cachoeira lotado para acompanhar provas da CiMTB (Crédito: Ultrafotos/CiMTB)

Sábado e domingo (21 e 22 de setembro)
Embora os treinos oficiais – com a necessidade do uso do numeral após a retirada de kit – aconteçam apenas a partir da manhã de sexta-feira, dia 27 de setembro, já no final de semana anterior ao evento, nos dias 21 e 22, as pistas da Maratona e do XCO estarão abertas para reconhecimento dos percursos. Mas é importante frisar que nesses dias os ciclistas não poderão entrar no Parque da Cachoeira no sábado e domingo, uma vez que o local estará funcionando normalmente, com a presença de visitantes utilizando as áreas comuns do Parque.

Segunda-feira (23 de setembro)
Na segunda-feira (23), o Parque da Cachoeira estará liberado para os ciclistas fazerem o reconhecimento completo, dentro e fora do parque, das 9h às 17h. Como é o dia de manutenção do parque, ele estará fechado ao público, ou seja, os ciclistas poderão andar apenas dentro da pista e não terão acesso às dependências do Parque.

Terça e quarta-feira (24 e 25 de setembro)
Na terça e quarta-feira (24 e 25), o horário para andar em toda a pista, dentro e fora do Parque, será das 7h às 9h. Antes das 7h da manhã e depois das 9h, horário de abertura do Parque da Cachoeira, os ciclistas poderão fazer o reconhecimento, porém somente dos percursos do lado de fora do parque.

Quinta-feira (26 de setembro)
Na quinta-feira (26), será respeitada a programação oficial do evento, que prevê a realização da Clínica Técnica CiMTB entre 10h e 16h apenas para o XCO. Os atletas que quiserem participar do reconhecimento dos traçados neste dia devem dirigir-se à secretaria para pegar os numerais específicos da Clínica Técnica. Assim, para pedalar neste dia os treinadores devem solicitar com antecedência as placas através do e-mail press@cimtb.com.br. Já os ciclistas que quiserem andar pela maratona será permitido apenas fora do Parque da Cachoeira uma vez que a pista dentro do parque estará dedicada apenas para o XCO.

Sexta-feira (27 de setembro)
Na sexta-feira (27) acontecerá a competição de XCC, a partir das 13h30, ao vivo na Rede Minas e nos canal da CiMTB no YouTube. Em função disso, o treino em toda a pista será de 9h15 ate 13h15. Nos outros horários, o reconhecimento será permitido apenas no lado de fora do parque

Sábado (28 de setembro)
No sábado, diversas competições estarão acontecendo, porém a organização irá abrir um horário para o treino do XCO, que vai das 12h às 13h30. Depois desse horário, os treinos estarão proibidos dentro e fora do parque, pois a Maratona usará trechos do XCO.

“No sábado está prevista a liberação da pista para treino às 12h. Assim que a prova das categorias de base terminar, vamos liberar a pista. Provavelmente isso ocorrerá um pouco antes, mas só saberemos o horário correto no dia e avisaremos pelo sistema de som. É fundamental que os atletas que não estão competindo, respeitem as provas que estarão acontecendo para evitar acidentes e a desclassificação”, conclui Rogério Bernardes.

Inscrições seguem abertas para a decisão
As inscrições para a etapa de Congonhas da CiMTB podem ser feitas diretamente no site do Ticket Sports: https://www.ticketsports.com.br/e/cimtb-copa-internacional-de-mountain-bike-congonhas-37747. Para acessar todas as informações relativas ao evento, basta entrar no site oficial da prova – www.cimtb.com.br – e clicar em Informações, acessando as abas Regulamentos e Programação, ambas que contém todas as infos do evento marcado para o final do mês de setembro na “Cidade dos Profetas”.

As modalidades e categorias
Como de costume, no XCO haverá uma vasta disponibilidade de categorias, quase todas para os atletas que são filiados. Apenas uma nova categoria, a Open XCO Masculina, não exigirá filiação. Assim, serão seis baterias, duas no sábado (28) e outras quatro no domingo (29). Já o Short Track acontece no início da tarde sexta-feira (27), com oito categorias: Open Feminina, E-MTB Masculina, Máster Masculina, Cadete Masculina, Teen Masculina, Júnior Masculina, Super Elite Feminina e Super Elite Masculina.

A Maratona ocorre com opções de categorias para todos os gostos. Além de três opções para correr em duplas – Pró, Masculino e Misto/Feminino – há também Cadete, Expert, Máster, Veterano, Open Feminino, Máster Feminino, Segurança Pública, para profissionais na ativa (Forças Armadas, Polícia Militar, Polícia Civil, Bombeiros Militares, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Agente Penitenciário e Guarda Municipal etc), Peso Pesado, as categorias PcD/PNE e Hand-bike para pessoas com deficiência, e a Ultra. Para fechar o “cardápio” de opções, as categorias para as E-Bikes, com Young Masculina, Máster Masculina e Feminina.

Categorias para incentivar a prática esportiva
Categoria mais festiva do evento, a Mirim acontece na manhã de domingo, às 11h15, e faz a alegria do público visitante, quando os pequenos atletas competem em uma pista montada especificamente para a criançada. Para quem quer apenas curtir o evento com os melhores atletas do Brasil e do Mundo, mas não quer competir, há opção da categoria Turismo na Maratona, que funciona como um passeio pelo percurso da maratona com uma volta de, aproximadamente, 15 km, com com estradas e trilhas para atender todos ciclistas de forma segura.

A história da CiMTB
A organização da CiMTB realizou sua primeira prova em 1996. Desde então, vem inovando e contribuindo ativamente para o crescimento e fortalecimento do mountain bike e o mercado de bicicletas no Brasil. Contando pontos para o ranking mundial da União Ciclística Internacional (UCI) desde 2004, a CiMTB tem sido seletiva para os Jogos Olímpicos nos ciclos de Pequim 2008, Londres 2012, Rio 2016, Tóquio 2020 e Paris 2024.

Em 2022, a CiMTB aumentou ainda mais sua relevância internacional, com a realização da etapa de abertura da Copa do Mundo Mercedes-Benz de Mountain Bike 2022, em Petrópolis, já em 2024 organizou a etapa de Araxá da WHOOP UCI Mountain Bike World Series. Além disso, foi responsável pela construção da pista de mountain bike dos Jogos Olímpicos Rio 2016, considerada uma das melhores da história dos Jogos desde 1996, primeiro ano do MTB em Olimpíadas.

Mais informações sobre a CiMTB:
Site: https://www.cimtb.com.br
Instagram: http://www.instagram.com/cimtb
Facebook: http://www.facebook.com/cimtb/
Twitter: http://www.twitter.com/cimtb_oficial

Assessoria de Imprensa
Gustavo Coelho
press@cimtb.com.br