Etapa final da competição será realizada entre sexta-feira e domingo, 22 e 24 de setembro, na Cidade dos Profetas. Inscrições encerram-se nesta quarta-feira (20)
Cercado por uma natureza exuberante e banhado pela cachoeira de Santo Antônio, o Parque Ecológico da Cachoeira será palco, pelo terceiro ano consecutivo, da Copa Internacional de Mountain Bike. Entre os dias 22 e 24 de setembro, os melhores atletas da América Latina estarão competindo na decisão de 2023 do evento, em provas de três diferentes modalidades do MTB: Cross Country Olímpico (XCO), Short Track (XCC) e Maratona (XCM).
Se nos dias de funcionamento comuns, sempre de terça a domingo, o balneário oferece uma estrutura completa para a prática esportiva e o lazer em geral, durante a realização da CIMTB o Parque da Cachoeira estará ainda mais completo para receber não só atletas, familiares e membros do estafe, como também os visitantes que quiserem acompanhar a grande atração da semana na região. A grande diferença dos dias comuns é que as piscinas estarão fechadas para uso.
Parque Ecológico durante a CIMTB Congonhas (Crédito: Ultrafotos)
Com diversas opções de estacionamento, na área externa e também na área interna do Parque, a arena da CIMTB Congonhas tem logo no seu início a área de equipe e os vestiários. Após uma caminhada de pouco mais de 200 metros, chega-se à área central do evento, onde ficam os pórticos de largada e chegada, secretaria e área de exposição, em frente ao palco de premiações e sala de imprensa.
Ao lado da secretaria, estará posicionado um ponto importante para todos os ciclistas que competem na CIMTB: o Suporte Neutro SRAM, local em que os participantes encontram o apoio mecânico gratuito oferecido pela organização, independentemente da marca de componentes e acessórios que os ciclistas utilizem em suas bike. Virando a direita, próximo ao restaurante central, fica o Lava Bike Squirt, para que todos possam deixar suas bikes limpas logo após os treinos e provas. Assim como o Suporte Neutro SRAM, o Lava Bike Squirt também é gratuito para todos os inscritos no evento.
A área da mega arena da CIMTB se encerra ainda com completa praça de alimentação, que conta com inúmeras opções de comidas e bebidas, seguida do Lounge da Sense Bike, local que contará com intensa programação de música ao vivo, antes de chegar ao espaço mais emblemático de todo o parque: a Ponte da Cachoeira de Santo Antônio, lindo cartão postal da “Cidade dos Profetas”.
Mapa do evento em 2023 (Crédito: Divulgação)
Inscrições seguem abertas
As inscrições para a etapa de Congonhas da CIMTB podem ser feitas diretamente no site do Ticket Sports: https://www.ticketsports.com.br/e/4+ETAPA+CONGONHAS-36858. Para acessar todas as informações relativas ao evento, basta entrar no site oficial da prova – www.cimtb.com.br – e clicar em Informações, acessando as abas Regulamentos e Programação, ambas que contém todas as infos do evento marcado para o final do mês de setembro na “Cidade dos Profetas”.
Infraestrutura fixa do Parque da Cachoeira
Além de ser rodeado por uma grande área de preservação ambiental, o Parque oferece uma estrutura completa de lazer, com piscinas de água corrente, quadras poliesportivas, campo de futebol, playground, churrasqueiras e área de camping. O principal atrativo é a Cachoeira de Santo Antônio, que tem um trecho da pista passando à sua frente. Além disso, o balneário conta com lanchonete e restaurante para atender às necessidades dos visitantes.
Área de camping disponível
Para quem quiser se hospedar no local do evento, a área de camping do Parque Ecológico da Cachoeira estará funcionando durante o evento. Para quem levar sua barraca e utilizar o espaço, haverá um custo da diária de R$ 25,00 por pessoa. Em caso de uso de motorhome, é cobrado ainda um valor adicional de R$ 15,00 por dia pelo veículo. No local, há vestiários masculino e feminino, para serem utilizados por todos presentes ao evento.
Acesso ao Parque da Cachoeira
Aberto ao público sempre entre terça a domingo, com cobranças de entrada que variam entre 4 e 20 reais dependendo do dia da semana ou da ocasião, o Parque Ecológico da Cachoeira será palco, pelo terceiro ano consecutivo, da CIMTB. Porém, durante o final de semana da competição, a entrada será gratuita para todos: atletas, familiares, expositores e visitantes.
Como chegar no Parque da Cachoeira
Para quem vai pela BR 040 sentido Rio de Janeiro
O acesso é bem fácil e não precisa entrar na cidade. Pegue o acesso NORTE, logo depois da Polícia Rodoviária Federal, e siga sempre em frente. No final dessa avenida entre a direita e você já estará na estradinha calçada de acesso ao Parque da Cachoeira.
Para quem vai pela BR 040 sentido Belo Horizonte
O acesso é bem fácil e não precisa entrar na cidade, mas caso entre no primeiro trevo da cidade é só seguir as placas. A opção mais rápida e fácil é seguir pela BR 040, passando pela entrada principal de Congonhas, e retornar no trevo que existe ao lado da Polícia Rodoviária Federal. Quando retornar na estrada, pegue o acesso NORTE e siga sempre em frente. No final dessa avenida entre a direita e você já estará na estradinha de acesso ao Parque da Cachoeira.
Sobre a CBMM
Líder mundial na produção e comercialização de produtos de Nióbio, a CBMM possui mais de 400 clientes, em 50 países. A companhia fornece produtos e tecnologia de ponta aos setores de infraestrutura, mobilidade, aeroespacial, saúde e energia. Fundada em 1955, em Araxá, Minas Gerais, a CBMM apoia iniciativas que visam o desenvolvimento socioeconômico, cultural e esportivo nos locais onde atua, buscando beneficiar essas comunidades e auxiliar na formação das próximas gerações. Para mais informações, visite: cbmm.com/pt/media-center.
Sobre a SRAM
SRAM LLC é uma fabricante de componentes de bicicletas com sede em Chicago, Illinois, Estados Unidos, fundada em 1987. SRAM é um acrônimo que inclui os nomes de seus fundadores, Scott, Ray e Sam, baseada no sonho de criar uma experiência mais divertida, eficiente e rápida em uma bicicleta. Hoje, o grupo SRAM é formado por uma equipe global de pessoas que oferece a mesma paixão por melhorar a experiência e expandir o potencial do ciclismo, detentora de marcas como: TIME, RockShox, Truvativ, Quarq e Zipp. Mais informações: https://proparts.esp.br/sram
História da CIMTB
A organização da CIMTB realizou sua primeira prova em 1996. Desde então, vem inovando e contribuindo ativamente para o crescimento e fortalecimento do mountain bike e o mercado de bicicletas no Brasil. Contando pontos para o ranking mundial da União Ciclística Internacional (UCI) desde 2004, a CIMTB tem sido seletiva para os Jogos Olímpicos nos ciclos de Pequim 2008, Londres 2012, Rio 2016, Tóquio 2020 e Paris 2024. Em 2022, a CIMTB aumentou ainda mais sua relevância internacional, com a realização da etapa de abertura da Copa do Mundo Mercedes-Benz de Mountain Bike 2022, em Petrópolis. Além disso, foi responsável pela construção da pista de mountain bike dos Jogos Olímpicos Rio 2016, considerada uma das melhores da história dos Jogos desde 1996, primeiro ano do MTB em Olimpíadas.
Mais informações sobre a CIMTB:
Site: https://www.cimtb.com.br
Instagram: http://www.instagram.com/cimtb
Facebook: http://www.facebook.com/cimtb/
Twitter: http://www.twitter.com/cimtb_oficial
Assessoria de Imprensa
Gustavo Coelho
press@cimtb.com.br |