Parceria entre CIMTB Michelin e laboratório Wezai garantirá testes COVID-19 para toda a temporada 2021

As inscrições para as três etapas de 2021 e a compra dos testes estará disponível neste final de semana no site www.cimtb.com.br

Por Pedro Parisi, de Belo Horizonte

Assim como na grande final da Copa Internacional Michelin de Mountain Bike 2020 (CIMTB Michelin) na Fazenda Sossego, todos os eventos da temporada 2021 terão obrigatoriedade do teste para COVID-19 na portaria do evento, para todos os participantes. Nas etapas de Congonhas e Araxá,em Minas Gerais, a entrada também continuará restrita a apenas atletas e um acompanhante, com o objetivo de manter a maior segurança possível para todos. Na etapa de Taubaté, em São Paulo, ainda não está definido se o protocolo poderá prever uma entrada limitada de público. 

A expectativa é que sejam realizados cerca de 5 mil testes ao longo das três etapas do campeonato, que começa em Congonhas, de 3 a 5 de setembro, vai para Araxá, entre 1º e 3 de outubro e se encerra em Taubaté, com a definição dos campeões, de 22 a 24 de outubro.

Em Carandaí, onde foi realizada a final de 2020, a equipe da Wezai, em parceria com a organização da CIMTB Michelin e a prefeitura de Carandaí, realizou 1068 testes na barreira de controle sanitário montada na entrada do complexo. Quatro pessoas tiveram teste positivo para o vírus e foram impedidas de entrar no evento, garantindo a eficiência dos procedimentos.

Além do teste, que detecta a maioria das variantes do coronavírus, quem estiver no evento deverá seguir todas as medidas sanitárias definidas no protocolo de segurança da CIMTB Michelin, que incluem o distanciamento social, o uso de máscara cobrindo o nariz e a boca, durante todo o tempo, exceto para os atletas nos treinos e competição, e também a higienização das mãos com álcool em gel que estará disponibilizado em vários locais.

Como funciona?

O primeiro passo para o atleta é comprar o teste no site da CIMTB quando for fazer a sua inscrição e, neste momento, já poderá incluir o teste para o seu acompanhante. Com o teste e a inscrição pagos, os participantes devem imprimir e preencher o formulário de controle sanitário do Ministério da Saúde, que estará disponível no site. O documento é obrigatório e deverá ser entregue para a equipe de testagem na entrada do evento.

Na chegada ao evento, o atleta e seu acompanhante devem se dirigir ao local do teste para a coleta nasal, requerida para o teste. Com o material coletado, o resultado demora entre 15 e 30 minutos para ficar pronto. Caso o resultado seja negativo, a pessoa receberá uma pulseira que o autorizará a entrar no evento durante toda sua duração, até domingo.

Os testes, que têm tecnologia alemã, americana e canadense foram negociados, com um super desconto, com o laboratório Wezai e custarão R$65,00, mais taxa de conveniência, que pela internet pode ser pago por cartão, boleto ou PIX. No evento o pagamento poderá ser feito apenas com cartão.

Combo 2020

Quem adquiriu o combo no ano passado ainda tem direito a correr duas etapas da CIMTB Michelin e poderá escolher duas das três etapas previstas para esse ano. A organização está preocupada em cumprir o combinado com os atletas, e os atletas deverão seguir as orientações para que tudo dê certo. 

Todos os atletas deverão solicitar um cupom de desconto pelo email info@cimtb.com.br para efetuar sua inscrição, sem custo, e pagar o teste antes de ir para as corridas. Com o cupom em mãos é fácil. Basta entrar no site www.cimtb.com.br , clicar em inscrições e seguir o passo a passo. No final do processo, vai aparecer um campo para inserir o cupom e basta o atleta pagar pelo teste covid19.O iImportante é que o cupom só poderá ser utilizado pelo atleta que adquiriu o combo. Caso outro atleta utilize o combo terá sua inscrição cancelada quando a conferência for efetuada.

Confira as perguntas e respostas mais frequentes:

  •         Posso levar o resultado do exame feito em outro laboratório no dia do evento e não fazer o teste no local do evento?

Não pode. Todos deverão fazer o teste na entrada do evento.

  •         Eu já vacinei com uma ou duas doses de COVID-19. Preciso fazer o teste?

Sim. A pessoa que tomou a vacina pode ser portadora do vírus e ser assintomática, sendo transmissora para outras pessoas que ainda não se vacinaram. 

  •         Só os atletas devem fazer os testes?

Não. Todas as pessoas que entrarem no evento serão obrigadas a fazer o teste, incluindo expositores, fornecedores, funcionários da prefeitura, imprensa, equipe da organização do evento, atletas, acompanhante do atleta, etc.

  •         Sou atleta e quero levar toda minha família para o evento. Posso?

Não pode. Cada atleta pode levar no máximo um acompanhante para o evento.

  •         A categoria Mirim, para crianças até 11 anos, vai acontecer?

Sim. Em 2021 vai acontecer, seguindo os mesmos protocolos dos atletas com o diferencial de poder entrar com dois acompanhantes. Crianças acima de 6 anos deverão fazer os testes e as crianças com até 5 anos estarão liberadas.

  •         Vou competir e levar meu filho comigo. Ele deverá fazer o teste?

Depende da idade. Crianças a partir de 6 anos serão obrigadas a fazer o teste.

  •         Como é o teste? Sangue ou nasal?

É um teste com a coleta feita pelo nariz.

  •         O que eu preciso levar para fazer o teste na entrada do evento?

Todos devem levar documento com foto, o comprovante de pagamento da inscrição e do teste e o formulário do Ministério da Saúde impresso, assinado e com os dados pessoais preenchidos.

  •         Posso pagar o teste no local do evento?

Não recomendamos mas é possível. Quem deixar para pagar no local do evento terá que enfrentar duas filas sendo uma para pagar e outra para fazer o teste. Será muito mais fácil e rápido adquirir os testes antecipadamente pelo site. No local do evento o pagamento será apenas com cartão.

  •         Posso fazer o teste no dia da minha prova?

Não recomendamos, mas se não tiver outra alternativa, a sugestão é chegar bem cedo para fazer o teste. Não atrasaremos as largadas se algum atleta estiver no procedimento dos testes.

  •         Quanto tempo demora o teste?

Depois de coletado, pode ter seu resultado variando de 15 a 30 minutos, mas não podemos esquecer do tempo gasto nos procedimentos pré e pós testes.

Siga nossos canais

Você pode acompanhar nosso podcast em qualquer plataforma. Basta buscar por “cimtb” no seu player preferido. Também temos nosso Instagram, no @cimtb, onde postamos novidades sobre a copa e o mundo do ciclismo, além de dicas, sorteios e imagens incríveis.

CIMTB Michelin 2021

A organização da CIMTB Michelin realizou sua primeira prova em 1996. Desde então, vem inovando e contribuindo ativamente para o crescimento e fortalecimento do mountain bike e o mercado de bicicletas no Brasil. Contando pontos para o ranking mundial da União Ciclística Internacional (UCI) desde 2004, a CIMTB Michelin tem sido seletiva para os Jogos Olímpicos nos Ciclos de Pequim 2008, Londres 2012, Rio 2016 e Tóquio 2020. Em 2022, a CIMTB Michelin aumentará ainda mais sua relevância internacional com a realização da etapa de abertura da Copa do Mundo de Mountain Bike 2022, em Petrópolis. Além disso, foi responsável pela construção da pista de mountain bike dos Jogos Olímpicos Rio 2016, considerada uma das melhores da história dos Jogos desde 1992.

Michelin

Michelin, líder do segmento de pneus, se dedica ao desenvolvimento da mobilidade de seus clientes, de forma sustentável, criando e distribuindo os pneus, serviços e soluções mais adequados às suas necessidades; fornecendo serviços digitais, mapas e guias, para ajudá-los tornar suas viagens experiências únicas; e desenvolvendo materiais de alta tecnologia, que atendem à indústria da mobilidade. Sediada em Clermont-Ferrand (França), a Michelin está presente em 170 países, emprega 114.100 pessoas em todo o mundo e dispõe de 70 centros de produção implantados em 17 países diferentes que fabricaram 190 milhões de pneus em 2017.

Sense Bike

Parte da Lagoa Participações, a Sense Bike foi criada em 2009, com o sonho de construir uma marca de bicicletas feita por apaixonados para apaixonados, com padrão internacional, foco em desenvolvimento e indústria de ponta. Em 2014, foi inaugurada a fábrica em Manaus, que possibilitou o início da produção de quadros, bem como a montagem de bicicletas elétricas e convencionais (mountain bike, urbana e road), com o que existe de mais inovador em tecnologia. Em abril de 2018, a Sense Bike comprou a Swift Carbon Global, importante fabricante mundial de bikes em fibra de carbono, com operação industrial na cidade do Porto (Portugal).