Nino Schurter é campeão Mundial pela oitava vez

Brasileiro Henrique Avancini ficou no Top10. Na Elite Feminina, a francesa Pauline Ferrand Prevot levou a melhor.

Henrique Avancini começou bem com os outros candidatos ao título Ondrej Cink (CZE) e Gerhard Kerschbaumer (ITA), Schurter e o compatriota Mathias Flueckiger e o trio frances de Jordan Sarrou, Stéphane Tempier e Victor Koretzky.

Cink fez uma largada forte antes de ser ultrapassado na primeira volta pelo brasileiro Avancini e o suíço Schurter que lideraram um grupo que incluía os três franceses e Flueckiger e Luca Braidot (ITA). Depois de um começo cauteloso, Schurter acelerou o ritmo na segunda volta, Avancini ficou mais próximo, mas na terceira volta estava tudo de volta, com o grupo da frente estendido a 10 pilotos, incluindo Kerschbaumer e Titouan Carod (FRA).

Pódio da Elite Masculina (Foto: ©Michal Cerveny)

Flueckiger sofreu um problema mecânico na 4º volta e seu pit stop custou-lhe vários lugares, enquanto Schurter e o experiente ex-campeão francês Tempier deixaram o grupo de perseguição: Avancini, Cink e os dois franceses. Na volta 5, Flueckiger trabalhou duro com Kerschbaumer para perseguir o grupo. O atual campeão bateu o martelo para fugir de Tempier que caiu para o quarto.

Com o tempo de 1:27:05 Nino Schurter conquistou surpreendente o oitavo título mundial da UCI. A prata foi para Flueckiger cerca de 30 segundos de diferença em relação ao suíço e o bronze para Tempier.

Entre os brasileiros, Luiz Cocuzzi ficou em 41°, Sherman Trezza em 61°, Guilherme Muller em 74°, Rubens Valeriano em 78°e Kennidi Lago em 79°.

Elite Feminina
Na primeira das seis voltas, as três primeiras líderes foram Neff, Courtney e McConnell, com Tauber e Terpstra em quarto e quinto. Rissveds e Catharine Pendrel (CAN) foram pareadas em sexto e sétimo. McConnell e Neff logo trocaram a primeira posição, Courtney começou a sentir o ritmo enquanto Ferrand-Prévot lutava, prejudicando as pilotas holandesas e americanas.

Pauline Ferrand-Prévot (FRA) após cruzar a linha de chegada (Foto: ©Michal Cerveny)

Enquanto Neff liderava, McConnell a ultrapassou e fez uma diferença de 7 segundo. A atleta forçou novamente na descida, estendendo a liderança para 18 segundos no início da volta 4, com Ferrand-Prévot e Courtney em sexto, um minuto atrás.

Ferrand-Prévot venceu, cruzando a linha com um tricolor francês em 1:28:51, antes de cair nos braços de Julien Absalon. Neff conquistou a medalha de prata e um orgulhoso McConnell conquistando a primeira medalha da Austrália no campeonato.

Entre as brasileiras participantes Jaqueline Mourão terminou com a 47° e Viviane Favery em 61°.

Júnior Masculino
Destaque também para os atletas da Júnior. Gustavo Xavier e Alex Malacarne fizeram uma ótima participação no Mundial. Gustavo concluiu a prova em 26º colocação e Alex em 28º.

Michelin
A Michelin, líder do segmento de pneus, se dedica ao desenvolvimento da mobilidade de seus clientes, de forma sustentável, criando e distribuindo os pneus, serviços e soluções mais adequados às suas necessidades; fornecendo serviços digitais, mapas e guias, para ajudá-los tonar suas viagens experiências únicas; e desenvolvendo materiais de alta tecnologia, que atendem à indústria da mobilidade. Sediada em Clermont-Ferrand (França), a Michelin está presente em 170 países, emprega 114.100 pessoas em todo o mundo e dispõe de 70 centros de produção implantados em 17 países diferentes que fabricaram 190 milhões de pneus em 2017.

Sense Bike
Parte da Lagoa Participações, a Sense Bike foi criada em 2009, com o sonho de construir uma marca de bicicletas feita por apaixonados para apaixonados, com padrão internacional, foco em desenvolvimento e indústria de ponta. Com o objetivo inicial de atender às demandas voltadas para a mobilidade urbana, tornou-se referência no mercado no desenvolvimento de bicicletas elétricas. Em 2014, foi inaugurada a fábrica em Manaus, que possibilitou o início da produção de quadros, bem como a montagem de bicicletas elétricas e convencionais (mountain bike, urbana e road), com o que existe de mais inovador em tecnologia. Em abril de 2018, a Sense Bike comprou a Swift Carbon Global, importante fabricante mundial de bikes em fibra de carbono, com operação industrial na cidade do Porto (Portugal). A marca também é patrocinadora de uma das equipes mais importantes do MTB nacional – a Sense Factory Racing, que já conquistou grandes títulos em competições nacionais e internacionais.

Congonhas
Reconhecida como Patrimônio Mundial pela UNESCO, Congonhas é uma das mais tradicionais cidades mineiras e um dos polos de formação cultural de Minas Gerais. Seu complexo mais famoso é o Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, considerado a maior referência do acervo de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho.
Localizada a 78 km de Belo Horizonte, a Cidade dos Profetas também possui um valioso circuito de igrejas coloniais e um rico patrimônio ambiental, com o Parque Ecológico da Cachoeira. Além disso, se destaca pelo primeiro museu de sítio do Brasil, o Museu de Congonhas.

CIMTB Michelin 2019
A CIMTB Michelin conta pontos para o ranking mundial, da União Ciclística Internacional (UCI), fazendo parte do ciclo Olímpico Tóquio 2020, ranking Brasileiro e estaduais.
Copa Internacional de Mountain Bike comemora a 24ª Edição em 2019. O evento tem patrocínio da Michelin, o pneu oficial da competição, e Co-Patrocinio da Sense Bike.