Disputa do XCM, que contará com três percursos, encerra a etapa de abertura da competição no domingo, dia 12 de abril
Os participantes da Copa Internacional de Mountain Bike devem se preparar para uma disputa e tanto na Maratona (XCM) da etapa de Conceição do Mato Dentro, competição que acontece entre 10 e 12 de abril. Com três corridas denominadas Desafio Coração do Espinhaço (com 83 km), Desafio Mato Dentro (com 31 km) e Desafio Iniciantes (com 11 km), a Maratona promete visuais de tirar o fôlego, em experiência única para os ciclistas que optarem por competir em uma das três provas.
Tudo isso porque a Maratona passará por locais lindos da Cordilheira do Espinhaço, como o Salão de Pedras e a Cachoeira do Tabuleiro, que com sua queda de quase 300 metros, algo equivalente a 91 andares, é mais alta de Minas Gerais e a uma das mais altas do Brasil.

Maratona da CiMTB em Conceição do Mato Dentro será histórica (Crédito: Ney Evangelista)
O Desafio do Coração do Espinhaço, com 83 km e mais de 2.400m de altimetria acumulada, promete ser de fato um desafio e tanto, em que os mais rápidos devem completar em mais de 4 horas. Muitos trechos técnicos, pedras e empurra-bike que será inevitável. Mas se tem dificuldades, tem um visual maravilhoso como a descida de frente para a Cachoeira do Tabuleiro, com trilhas também técnicas, que não existem em lugar nenhum do mundo. Algo realmente indescritível. Se o percurso será difícil, o bônus de cruzar a linha de chegada dará a certeza de que o atleta foi vencedor, independente do resultado.
Já a pista do Desafio Mato Dentro é pura diversão, com seus 31 km de extensão e quase 900 m de altimetria acumulada. Para quem não está acostumado com a região, vai poder curtir demais. Será uma prova bem divertida, também com muitas pedras, passando ainda por trechos de água. Um visual fantástico, com trilhas e lugares que só a bicicleta pode levá-los.
Por fim, o percurso de 11 km para o Desafio dos Iniciantes, será feito para encorajar os novos atletas a tomarem gosto pelo mountain bike, sem deixar de ter um pouco de diversão e um pequeno grau de dificuldade, para que o desafio valha a pena a todos os seus participantes.
“Estamos convictos que, quem for a Conceição Do Mato Dentro disputar a estreia da competição no município, terá uma experiência única. Além de conseguir competir nos três dias do evento, os atletas com certeza sairão de lá ainda mais apaixonados pelo mountain bike. A Maratona será a cereja do bolo para quem quiser se divertir e ao mesmo tempo se superar, seja qual for a distância escolhida”, explica Rogério Bernardes, organizador da CiMTB, que completa 30 anos em 2026.

Serão três distâncias na Maratona para todos os níveis (Crédito: Ney Evangelista)
Inscrições já estão abertas
Para garantir uma vaga na disputa, que tem vagas limitadas por categorias, os atletas devem se inscrever no site da Sympla, empresa parceira da CiMTB desde a atual temporada. O link está disponível também no site da competição, www.cimtb.com.br, na aba Faça Sua Inscrição, ou então diretamente no endereço de inscrições: https://www.sympla.com.br/
São mais de 60 categorias disponíveis na edição de 30 anos da Copa Internacional, divididas em três modalidades: o Short Track (XCC), Cross Country Olímpico (XCO) e a Maratona (XCM). Assim, os atletas podem participar de apenas uma disputa, ou até dos três dias de provas, uma vez que cada modalidade tem seu dia reservado na programação. Se o XCC abre a competição na tarde de sexta (10) e o XCO será exclusivo para o sábado (11), o XCM está marcado para encerrar a competição no domingo (12). Para saber todas as 62 categorias do evento, basta acessar o site: https://cimtb.com.br/a-copa/
Maratona valendo pontos UCI
Os atletas das elites acostumaram-se a competir na CiMTB sempre somando pontos no XCC (Classe 3) e no XCO (Classe 1). A partir de 2026 a organização traz uma excelente novidade para quem está acostumado a disputar a modalidade de longa distância da MTB, a Maratona: A partir da temporada, as provas da Maratona nas três etapas da Copa Internacional de Mountain Bike valerão pontos no ranking UCI (Classe 1), além de contar também para os rankings da CBC e da FMC.
Campeonato de Equipes
Para apimentar ainda mais as competições, a organização promoverá o Campeonato de Equipes, dividido em três disputas: Equipe UCI (Elite, Sub-23 e Júnior), Equipe XCO (demais categorias do XCO) e Maratona (apenas categorias da maratona), sendo que cada equipe deve ter três atletas. Há a possibilidade de um mesmo time inscrever mais de uma equipe e atletas participarem de mais de um campeonato, conforme a categoria.
Campeonato de Habilidades
Em 2026, a organização da CiMTB lança mais uma novidade: o Campeonato de Habilidades. Participarão da disputa garotas e garotos das categorias Sub-12, Sub-15, Sub-17 e Júnior, divididos nos dois gêneros e com pódio para os cinco primeiros colocados. Todos que participarem em cada etapa, independente de resultado no torneio, somam 5 pontos automaticamente no ranking do XCO de suas categorias.
A história da Copa Internacional
A organização da CiMTB realizou sua primeira prova em 1996. Desde então, vem inovando e contribuindo ativamente para o crescimento e fortalecimento do mountain bike e o mercado de bicicletas no Brasil. Contando pontos para o ranking mundial da União Ciclística Internacional (UCI) desde 2004, a CiMTB tem sido seletiva para os Jogos Olímpicos nos ciclos de Pequim 2008, Londres 2012, Rio 2016, Tóquio 2020 e Paris 2024, e, partir de maio deste ano, pontuará também para Los Angeles 2028.
Em 2022, a CiMTB aumentou ainda mais sua relevância internacional, com a realização da etapa de abertura da Copa do Mundo Mercedes-Benz de Mountain Bike 2022, em Petrópolis, já em 2024 organizou a etapa de Araxá da WHOOP UCI Mountain Bike World Series e em 2025 uma inédita rodada dupla da Copa do Mundo, também em Araxá. Além disso, foi responsável pela construção da pista de mountain bike dos Jogos Olímpicos Rio 2016, considerada uma das melhores da história dos Jogos desde 1996, primeiro ano do MTB em Olimpíadas. Outro destaque foi a organização, pela primeira vez no Brasil, da Copa do Mundo de Mountain Bike Eliminator em 2018 na cidade de Congonhas.
Mais informações sobre a CiMTB:
Site: https://www.cimtb.com.br
Instagram: http://www.instagram.com/cimtb
Facebook: http://www.facebook.com/cimtb/
Twitter: http://www.twitter.com/cimtb_
Threads: https://www.threads.net/@cimtb
TikTok: https://www.tiktok.com/@
Flickr: https://www.flickr.com/photos/
Assessoria de Imprensa
Gustavo Coelho
press@cimtb.com.br




