Maratona conhece os primeiros campeões da temporada de 2025 da CiMTB em Araxá

Prova foi destaque na tarde de sábado (29/3), na arena montada no Grande Hotel Termas de Araxá. Confira quem foram os vencedores

O segundo dia de provas da Copa Internacional de Mountain Bike teve entre seus destaques a realização da tradicional prova de Maratona (XCM) no Barreiro. Ao todo, 15 categorias premiaram os vencedores da etapa de Araxá, neste sábado (29/3): Cadete, Expert, Master, Veterano, Dupla Feminina/Mista, Dupla Masculina, Elétrica Masculina Young, Elétrica Masculina Sênior, Elétrica Feminina, Hand-Bike, PcD, Peso Pesado, Segurança Pública, Open Feminina e Sênior Feminina.

Nas primeiras quatro categorias masculinas por idade, as vitórias foram de Matheus Lopes Teixeira (Cadete), Lucas Daniel da Costa (Expert), Vitor Augusto Cunha (Master) e Geilson Rabelo (Veterano).

Nas duas categorias exclusivas para mulheres por idade, as vencedoras foram Scarlet Enila Borges (Open Feminina) e Priscila Caroline Camilo (Sênior Feminina).

Nas duas categorias por Duplas, os campeões foram Luana Beltrame e Fernando Cesar (Dupla Mista/Feminina) e José Gonçalves dos Santos e Flávio Moura (Dupla Masculina).

Entre os praticantes da bike elétrica, foram os mais rápidos do dia os atletas Evandro Kenje Utiyama (Masculina Young), Fabiano Batista Silva (Masculina Sênior) e Laurianne Dias de Souza (Feminina).

Por fim, nas categorias especiais, os vencedores foram Thiago Antonio Mota (Hand-Bike), José Antonio Pereira (PcD), Gleydson Gabriel de Lima (Peso Pesado) e Claudio de Oliveira Paiva (Segurança Pública).

Disputas do XCO  
Seis provas do XCO já foram realizadas na primeira etapa de 2025 da CiMTB, durante a manhã de sábado. Duas delas das Bikes Elétricas e outras quatro das categorias de base do XCO. Sagraram-se vencedores os ciclistas Webber Rodrigo Gomes (E-MTB Pro), Henrique Martins Fonseca (E-MTB Master), Benjamin Fourie, da África do Sul (Júnior Masculina), Gabriel Freitas Galvão (Sub-17), Matheus Ribeiro e Silva (Sub-15) e Matheus Magalhães (Sub-12).

Todos os resultados em tempo real
Para acessar os resultados da CiMTB Araxá, acesse: https://seuesporte.app/live/

Acesso ao Barreiro
Se em 2004, no ano da primeira edição da Copa Internacional de Mountain Bike em Araxá, poucos poderiam imaginar o patamar que o esporte chegaria na cidade, chegando a se tornar a Capital do Mountain Bike na América Latina, em 2025 a conclusão é que, de fato, o evento tomou proporções gigantescas. Após 2023, quando comemorou 20 edições, e no ano seguinte, ao ser realizada pela primeira vez uma etapa da Copa do Mundo UCI de MTB no município, agora o desafio da organização tem sido em investir em infraestrutura, para que as grandes competições sigam por muitos anos.

Para garantir a todos maior conforto e segurança para chegar e sair do evento, um estacionamento localizado a 500 metros do pórtico de entrada foi construído em terreno particular. Além deste estacionamento principal do Barreiro, construído com uma previsão inicial para ter uma capacidade de cerca de 2.500 veículos, outros estacionamentos também estarão disponíveis durante as duas competições, Copa Internacional de Mountain Bike e Copa do Mundo UCI de Mountain Bike, pensando sempre nas características de cada um dos eventos. Para adquirir o estacionamento, basta acessar: https://linktr.ee/pageapp__.

A história da CiMTB
A organização da CiMTB realizou sua primeira prova em 1996. Desde então, vem inovando e contribuindo ativamente para o crescimento e fortalecimento do mountain bike e o mercado de bicicletas no Brasil. Contando pontos para o ranking mundial da União Ciclística Internacional (UCI) desde 2004, a CiMTB tem sido seletiva para os Jogos Olímpicos nos ciclos de Pequim 2008, Londres 2012, Rio 2016, Tóquio 2020 e Paris 2024.

Em 2022, a CiMTB aumentou ainda mais sua relevância internacional, com a realização da etapa de abertura da Copa do Mundo Mercedes-Benz de Mountain Bike 2022, em Petrópolis, já em 2024 organizou a etapa de Araxá da WHOOP UCI Mountain Bike World Series. Além disso, foi responsável pela construção da pista de mountain bike dos Jogos Olímpicos Rio 2016, considerada uma das melhores da história dos Jogos desde 1996, primeiro ano do MTB em Olimpíadas.

Mais informações sobre a CiMTB:
Site: https://www.cimtb.com.br
Instagram: http://www.instagram.com/cimtb
Facebook: http://www.facebook.com/cimtb/
Twitter: http://www.twitter.com/cimtb_oficial

Assessoria de Imprensa
Gustavo Coelho
press@cimtb.com.br