Evento foi decisivo para atletas que buscam vaga nos Jogos Olímpicos. Cerca de 12 mil pessoas passaram pelo Ctan durante os três dias de competição.
Evento aconteceu entre os dias 13 e 15 de maio (Crédito: Alexandre Moreira/Fotop)
As bicicletas invadiram São João del-Rei entre os dias 13 e 15 de maio. Mais de 900 atletas compareceram na segunda etapa da Copa Internacional Levorin de Mountain Bike (CIMTB Levorin) e transformaram o Campus Tancredo de Almeida Neves (Ctan) na ‘universidade do mountain bike’. Diversos atletas de países da América do Sul estiveram na competição em busca dos pontos o ranking da União Ciclística Internacional (UCI). A 2º etapa da CIMTB Levorin oferece provas de Cross Country Eliminator (XCE) e Cross Country Olímpico (XCO).
A competição foi decisiva para o número de vagas e representantes do mountain bike. Os brasileiros conseguiram somar 104 pontos no ranking das nações e chegar ainda mais perto da segunda vaga para a equipe masculina nos Jogos 2016. No masculino, Henrique Avancini conquistou o lugar mais alto do pódio e no feminino, Raiza Goulão ficou com o 1º lugar.
Além disso, o evento sediou uma etapa da UCI Júnior Series, uma das 25 do mundo e a única do Brasil. Quase como uma ‘Copa do Mundo’ para a categoria, de atletas de 17 e 18 anos, a prova contou com a presença da argentina Julieta Sainz, a 1º no ranking mundial júnior, e Wilson Peña, 3º do ranking e medalha de ouro no Panamericano de 2016. Os dois confirmaram o favoritismo e saíram com a vitória na competição.
Além das competições, o evento também disponibilizou a feira especializada e ações paralelas, com por exemplo, o Passeio Ciclístico, o Concurso de Redação e Desenho Audax e apresentação de organizações não governamentais. Cerca de 12 mil pessoas acompanharam as atividades nos três dias do evento.
Segundo Rogério Bernardes, organizador da CIMTB Levorin, a etapa de São João del-Rei evoluiu muito em relação aos anos anteriores. “Estamos no caminho certo no planejamento de longo prazo para se tornar uma etapa tão grandiosa como de Araxá e Congonhas. A cidade tem potencial e o apoio de todos os parceiros nos levará a alcançar nossos objetivos em poucos anos”, afirmou
União Ciclística Internacional
O comissário da União Ciclística Internacional, o americano Michael Donovan, esteve em São João del-Rei pela segunda vez e afirmou que viu evolução na CIMTB Levorin. “Esta é minha segunda vez aqui e, pelo o que eu já tinha visto, Rogério evoluiu muito o evento e está fazendo dele ainda melhor. É possível ver melhoria em toda organização, eu vi algumas modificações no percurso, que está mais técnico e deixa os atletas brasileiros desenvolverem ainda mais”, afirmou.
De acordo com Michael, a CIMTB Levorin é uma competição promissora e que ele acredita que vai evoluir ainda mais. “É muito importante ter competições internacionais no país, pois ajuda os atletas a se desenvolverem e a aumentarem o nível. Rogério tem feito um ótimo trabalho com o evento”, finalizou.
Concurso de Redação e Desenho Audax
Além de incentivar o esporte, a CIMTB Levorin incentivou, junto com a Prefeitura de São João del-Rei, a criatividade e, consequentemente a autoestima das crianças. No domingo (15), Sibelle Beatriz de Moura Oliveira, de 9 anos, da Escola Municipal Parada do Giarola e Rodrigo Batista da Silva, de 10 anos, da Escola Municipal Pio XII, e os respectivos professores, foram premiados com uma bicicleta da marca Houston.
A superintendente municipal de ensino, Maria de Fátima Vieira Vale, disse que o concurso é uma forma de trabalhar a criatividade e incentivar o esporte para os estudantes. Também, segundo ela, trabalhos assim estimulam a autoestima das crianças e dos adolescentes. “É uma forma de valorizar a escrita e o desenho dos alunos. Sempre há uma participação da família que fica orgulhosa com a criação dos jovens, e sem contar, que os vencedores e os respectivos professores, têm a chance de sair do evento pedalando”, concluiu.
Passeio Ciclístico
O Passeio Ciclístico mudou a atmosfera da cidade. Na tarde de sábado (14), mais de 100 ciclistas fizeram o percurso de cerca de 3 km que começou na Ophicina Bike Shop, na Rua Antônina Dias Beltrão, até o local do evento, no Campus Tancredo de Almeida Neves (Ctan). Ao chegar na CIMTB Levorin, diversos pneus Levorin foram sorteados e também uma bicicleta Houston. O ganhador foi o sanjoanense Tutti Fonseca, que já é veterano na CIMTB Levorin.
O Passeio Ciclístico é uma ação da CIMTB Levorin junto com o parceiro, Ophicina Bike Shop. Além do caráter esportivo, a ação também tem como finalidade a solidariedade. No ato da inscrição, cerca de 100 participantes doaram um litro de leite cada um. As doações foram entregues à Associação de Amparo a Pacientes com Câncer (Asapac) de São João del-Rei. “As pessoas que participam do Passeio Ciclístico gostam muito. Por que às vezes andam pouco e quando sobem em cima da bicicleta, sentem aquela sensação de liberdade. O percurso é tranquilo e plano”, disse o proprietário da Ophicina Bike Shop, Maurício Giarola de Resende.
Próxima etapa
A CIMTB Levorin se prepara agora para a próxima etapa que será em Congonhas entre os dias 18 e 20 de novembro. O evento oferece competições de Cross Country Maratona (XCM).
A Copa Internacional de Mountain Bike comemora a 21ª Edição em 2016. O evento tem patrocínio da Levorin, o pneu oficial da competição, e Co-Patrocinio da Audax.
Acompanhe tudo de um dos principais eventos do mountain bike mundial pelas redes sociais:
Twitter: @CIMTBLevorin
Facebook: https://www.facebook.com/cimtb/
Instagram: @CIMTB
Flickr: www.flickr.com/cimtb
Snapchat: CIMTB
Site: https://cimtb.com.br/
Assessoria de Imprensa
Maritza Borges
press@cimtb.com.br
Tel: 34 9.9986-2851