Por Pedro Parisi, de Congonhas
José Gabriel venceu a Super Elite masculina com folga na 1ª etapa da Copa Internacional Michelin de Mountain Bike, neste domingo, 5 de setembro, no Parque da Cachoeira, em Congonhas. A vitória teve um sabor especial, depois da queda no XCC de ontem, quando liderava a prova. Emocionado, o atleta dedicou a vitória ao tio, que faleceu há exatamente seis anos. “Com certeza essa vitória foi resultado da influencia dele”, disse logo após a chegada.
Na Super Elite Feminina, a vitória ficou com Isabella Lacerda, que vence pela primeira vez em seu retorno às pistas. A campeã da temporada CIMTB Michelin 2020, Karen Olímpio, ficou em 2º lugar e Letícia Cândido, em 3º.
Prova masculina
José Gabriel passou na liderança já no ponto de controle do start loop e não saiu mais da ponte, aumentando a distância dos perseguidores a cada volta. Sherman Trezza e Mario Couto, campeçao e vice do XCC deste sábado revezaram na 2ª e 3ª colocação durante todas as seis voltas, mas o esforço conjunto não foi suficiente para alcançar o líder da prova. Atrás deles, o experiente Rubinho Valeriano e Kennedi Lago fizeram a prova juntos, mas também não conseguiram fazer a junção com os grupo à frente.
A definição do segundo lugar ficou para a última volta, quando Sherman atacou Mario pouco antes da linha de chegada. “Hoje foi sofrido. Me senti vazio e foi difícil manter o ritmo com o Mario nas últimas três voltas. O circuito é bem plano, o que não me favorece muito, mas consegui abrir dele na última volta. A 4ª e a 5ª posição também só se consolidaram na 6ª volta com o ataque de Rubinho que passou poucos segundos à frente de Kennedi.
Prova feminina
Isabella largou forte e abriu uma boa distância logo na primeira volta. A vencedora do XCC, Hercília Najara tentou se segurar na roda de Isabella, mas não durou muito tempo e caiu para a 4ª posição ainda na 2ª volta. Karen Olímpio e Letícia Cândido ultrapassaram Hercília e se mantiveram na 2º e 3ª colocações até o final da prova. O 5º lugar no pódio ficou com Aline Simões.
Classificação geral
Na somatória dos pontos do XCC e do XCO, Sherman ficou com a camisa amarela de líder geral da Super Elite masculina da CIMTB Michelin. Na feminina, Isabella, que ficou em 2º lugar no XCC de ontem, garantiu a liderança na geral.