Grande Final da CIMTB Michelin 2020 Confirmada em Congonhas

As provas serão realizadas nos dias 13 e 14 de março e definirão os campeões da temporada 2020. As inscrições estarão abertas um mês antes do início do evento.

Por Pedro Parisi, Belo Horizonte

A organização da Copa Internacional Michelin de Mountain Bike (CIMTB Michelin) e a Prefeitura de Congonhas confirmaram, nesta segunda (25), a realização da etapa final do campeonato de 2020, que não pode ser realizada em fevereiro devido ao avanço da pandemia de COVID-19 no país. As provas serão realizadas em 13 e 14 de março e definirão os campeões gerais de todas as categorias. As inscrições serão abertas 30 dias antes da data do início do evento, somente online, para evitar as aglomerações.

Para garantir a saúde de todos, a CIMTB Michelin adotará o protocolo elaborado ao longo do ano passado com profissionais da saúde e do ciclismo, além de seguir as orientações da Confederação Nacional de Ciclismo (CBC) e da União Ciclística Internacional (UCI), com o objetivo de manter um padrão mundial de segurança.

O organizador da CIMTB Michelin, Rogério Bernardes, garante que fará de tudo para dar tranquilidade aos atletas e equipes durante as provas. “Nossa prioridade para esta etapa é que os atletas possam se preparar e competirem sem a preocupação de se infectarem durante a prova que vai definir os campeões gerais da temporada passada de 2020”, afirma.

O evento será fechado ao público geral, sendo que cada competidor poderá levar somente um acompanhante. Além disso, agentes sanitários estarão em todas as entradas medindo a temperatura dos participantes, conferindo o uso de máscara, passando álcool em gel e conferindo se o nome das pessoas está na lista de inscritos.

Outra medida será o aumento dos bolsões de largada para respeitar o distanciamento entre os atletas, além do uso obrigatório da máscara momentos antes da largada. “Seremos super rígidos como fomos no Campeonato Mineiro que realizamos em novembro e dezembro do ano passado na Fazenda Sossego, em Carandaí. Mas o principal é que todos se comprometam seguindo as recomendações para a segurança de todos”, diz Rogério Bernardes.

Novo circuito

A CIMTB Michelin aproveitou o segundo semestre sem competições do ano passado para reformular o circuito da maratona de Congonhas. A nova pista foi estruturada com largada e chegada no lindo Parque da Cachoeira, o mesmo local onde foi realizada a primeira competição da CIMTB Michelin na Cidade em 2005. Os detalhes serão divulgados em breve.

 

Confira o regulamento da etapa neste link.

Confira o protocolo de segurança neste link.

 

CIMTB Michelin 2021

A organização da CIMTB Michelin realizou sua primeira prova em 1996. Desde então, vem inovando e contribuindo ativamente para o crescimento e fortalecimento do mountain bike e o mercado de bicicletas no Brasil. Contando pontos para o ranking mundial da União Ciclística Internacional (UCI)  desde 2004, a CIMTB Michelin tem sido seletiva para os Jogos Olímpicos nos Ciclos de Pequim 2008, Londres 2012, Rio 2016 e Tóquio 2020. Além disso, foi responsável pela construção da pista de mountain bike dos Jogos Olímpicos Rio 2016, considerada uma das melhores da história dos Jogos desde 1992.

Michelin

A Michelin, líder do segmento de pneus, se dedica ao desenvolvimento da mobilidade de seus clientes, de forma sustentável, criando e distribuindo os pneus, serviços e soluções mais adequados às suas necessidades; fornecendo serviços digitais, mapas e guias, para ajudá-los tonar suas viagens experiências únicas; e desenvolvendo materiais de alta tecnologia, que atendem à indústria da mobilidade. Sediada em Clermont-Ferrand (França), a Michelin está presente em 170 países, emprega 114.100 pessoas em todo o mundo e dispõe de 70 centros de produção implantados em 17 países diferentes que fabricaram 190 milhões de pneus em 2017.

Sense Bike

Parte da Lagoa Participações, a Sense Bike foi criada em 2009, com o sonho de construir uma marca de bicicletas feita por apaixonados para apaixonados, com padrão internacional, foco em desenvolvimento e indústria de ponta. Em 2014, foi inaugurada a fábrica em Manaus, que possibilitou o início da produção de quadros, bem como a montagem de bicicletas elétricas e convencionais (mountain bike, urbana e road), com o que existe de mais inovador em tecnologia. Em abril de 2018, a Sense Bike comprou a Swift Carbon Global, importante fabricante mundial de bikes em fibra de carbono, com operação industrial na cidade do Porto (Portugal).