Competição acontecerá na etapa de Congonhas (MG) da Copa Internacional de MTB Levorin, marcada entre os dias 23 a 25 de novembro
O Cross-Country Eliminator (XCE) é uma competição que reúne muita emoção e adrenalina, colocando atletas frente a frente em provas de eliminação direta em um percurso super curto e explosivo. Ao término de cada bateria, os dois mais rápidos passam para a próxima fase até a chegada da Grande Final, onde 4 ciclistas largam para definir quem será o campeão.
Assim como acontece com o XCO (Cross-Country Olímpico) e o XCM (Cross-Country Maratona), o XCE também tem uma Copa do Mundo. Depois de seis etapas, este ano a final da UCI Eliminator World Cup acontecerá aqui no Brasil. com provas patrocinadas pela Sense Bike. A competição acontecerá durante a etapa 4 da Copa Internacional de MTB entre os dias 23 e 25 de novembro na cidade mineira de Congonhas. Até agora, a Copa já passou por Estados Unidos, Itália, Áustria, Holanda, Alemanha e Bélgica.
“Ser patrocinador Master de um evento com a grandiosidade de uma Copa do Mundo é muito importante para nós”, explicou Marlen Ferreira, gerente de Marketing da Sense Bike. “Isso demonstra mais uma vez nossa evolução como marca, sempre buscando quebrar barreiras para que o esporte nacional fique cada vez mais forte”, complementou.
“O Eliminator é um formato que está em mutação desde seu surgimento e que agora parece ter encontrado um caminho para ocupar de vez seu espaço no esporte. Para Congonhas, o público pode esperar uma competição dinâmica e com disputas a cada bateria, onde o vencedor terá que dar tudo de si fisicamente e mentalmente”, afirmou Rogério Bernardes, responsável pela organização da CIMTB.
Amadores e profissionais compartilhando experiências
Além da elite do mountain biking nacional, a final da UCI Eliminator World Cup terá a presença de atletas estrangeiros de altíssimo nível como o holandês Jeroen van Eck e alemão Simon Gegenheimer que chegam para decidir o campeonato. Com isso, a prova será uma excelente oportunidade de troca de conhecimentos não só entre pilotos da elite, mas também para os amadores que estarão presentes para correr ou acompanhar as inúmeras competições que acontecerão durante o fim de semana
Além disso, as provas de XCE somarão pontos não só para a Copa do Mundo da categoria, mas também para a classificação geral da CIMTB e da Copa Sense Bike. No sábado, a programação contará com a fase classificatória de todas as categorias do Eliminator pela manhã e com uma maratona a tarde. Já o domingo começa com maratona, sendo que a final do XCE será realizada a tarde.
Para os amadores, a final também consiste em uma bateria única com duas voltas, totalizando 950 metros de corrida na bela pista que contorna a Basílica do Senhor Bom Jesus, com direito a obras do Aleijadinho e um piso de pedra sabão irregular e muito desafiador – uma receita perfeita para um clima de diversão diferenciada com disputas do início ao fim.
Presença da Sense Factory Racing
Como era de se esperar, a Sense Factory Racing, equipe apresentada no começo deste ano em um evento em Belo Horizonte também estará presente, representada por Rubinho Valeriano, Mario Couto, Guilherme Muller e Giugiu Morgen.
“Estamos muito confiantes para a prova. Além de um momento de competição, trata-se de uma excelente oportunidade de intercâmbio de conhecimento com os principais atletas desta categoria ainda pouco praticada no Brasil”, explicou Marlen Ferreira.
Atualmente, a Sense Factory Racing conta com excelentes resultados na temporada, inclusive com atletas vestindo a camisa amarela da classificação geral da CIMTB em suas categorias. Este é o caso de Mario Couto, que lidera na Sub-23 e Giugiu Morgen, líder na Juvenil da Copa Sense – ambos com vitórias em todas as etapas. Além disso, Rubinho Valeriano disputa a vitória na geral da Super Elite.
Vale destacar que Mario Couto é campeão brasileiro de MTB XCO na Sub 23 e Giugiu é campeão brasileira e Pan-Americana de MTB XCO na Cadete B depois de conquistar uma bela vitória na Colômbia em abril deste ano.
Momento da Sense
Os últimos anos foram bastante movimentado para a nacional Sense Bike. Isso porque, depois de anunciar a compra da Swift Carbon durante a primeira etapa da CIMTB 2018 em Araxá, o fabricante apresentou sua linha 2019 e também um novo posicionamento institucional, pautado pelo slogan “Breaking Limits” – Quebrando Limites em Inglês.
O novo posicionamento chega para reforçar um movimento que começou há alguns anos, com o fabricante brasileiro expressando sua vontade de tornar-se uma marca mundial e com a apresentação da nova fábrica da marca em 2016. Este movimento expandiu-se em diversas direções, proporcionando ações como o lançamento da Sense Bike Shop, a primeira loja conceito da marca, e o patrocínio de provas como a final da UCI Eliminator World Cup.
“A formação de parcerias sólidas e duradouras é um dos diferenciais na CIMTB. Com a Sense temos um longo histórico que se transforma a cada ano, ficando cada vez mais forte. Isso se deve aos objetivos em comum como renovação constante e a vontade de sempre estar na vanguarda do que está acontecendo no mundo da bike”, finalizou Rogério.
CIMTB Levorin 2018
A CIMTB Levorin conta pontos para o ranking mundial, da União Ciclística Internacional (UCI), fazendo parte do ciclo Olímpico Tóquio 2020, ranking Brasileiro e Mineiro.
Copa Internacional de Mountain Bike comemora a 23ª Edição em 2018. O evento tem patrocínio da Levorin, o pneu oficial da competição, e Co-Patrocinio da Sense Bike e Audax.
Acompanhe tudo de um dos principais eventos do mountain bike mundial pelas redes sociais. Lá você encontrará fotos e vídeos dos atletas e das provas