Evento realizado de 24 a 26 de agosto apresentou as novidades do setor, além de competições de nível internacional
Foram três dias de muito sucesso, diversão, encontros e negócios. Em uma edição completamente reformulada e com a proposta de unir todos os setores da bicicleta, o Festival Bike Brasil juntou em um só lugar profissionais, atletas, ciclistas, amadores e entusiastas da bike. Numa área de 70 mil m², 300 marcas expositoras mostraram seus produtos e principais novidades do setor.
No Bike Brasil Show, na área externa, os visitantes da maior feira de bicicletas da América Latina puderam acompanhar a elite do esporte competindo na Copa Internacional Levorin de Mountain Bike, no Jardim Botânico. Essa é uma das poucas oportunidades de ver de perto uma competição de mountain bike na capital da cidade de pedras, em São Paulo. Luiz Henrique Cocuzzi somou 70 pontos no ranking olímpico ao deixar para trás os rivais no percurso de 5,5km, tanto no XCO como na Super Elite. “São Paulo é a minha cidade, ganhar aqui com toda a família, toda a torcida, tem um gostinho especial”, comemorou. Na categoria feminina, a vitória ficou por conta da argentina Luciana Roland. “Eu espero voltar a competir aqui em 2019 porque foi uma experiência maravilhosa e eu fui muito bem recebida”, disse.
Foi possível ainda se surpreender com as manobras radicais de BMX Super Spine e Flatland. Mas o prazer de pedalar também é inclusivo, graças ao Radcross – competição de cadeirantes – e a visita ilustre dos deficientes visuais do projeto Pedalada de Atitude. Crianças também puderam se divertir com as magrelas. E as mulheres, cada vez mais empoderadas, ganharam um espaço só para elas, com discussões e palestras. “Este é o maior encontro de bikes da América Latina porque temos atrações para todos os públicos, famílias e gostos. O Festival Bike Brasil é a união e o crescimento tanto do mercado quanto da cultura da bicicleta”, explica João Paulo Picolo, presidente da NürnbergMesse Brasil, organizadora do evento.
Ao todo, 19.500 pessoas passaram pelo Festival Bike Brasil. À disposição delas, quase 500 bikes para serem testadas. Uma forma eficiente de permitir que cada um possa escolher a bicicleta mais adequada para si. “Isso é fantástico porque você pode testar aquela bike que quer comprar e aquela que é ainda um sonho de consumo”, revelou o contador Rodmilson Germano da Silva.
CIMTB Levorin
A 3º etapa da Copa Internacional Levorin de Mountain Bike (CIMTB Levorin) fechou com chave de ouro. O evento reuniu cerca de 600 atletas de mountain bike e Night Run junto com o Festival Bike Brasil. Com provas de mountain Bike, de corrida a pé através da Night Run, de Cyclocross com o Desafio Audax, e diversas atividades o evento contou com nomes importantes do ciclismo brasileiro.
Rubens Donizete Valeriano (Sense Bike Factory), com 39 anos, três olímpiadas no currículo e hexacampeão geral da CIMTB Levorin, fez uma grande participação, conquistando o vice-campeonato nas duas provas. “Competir com atletas que estão no auge da carreira, não é fácil. Nessa hora, a experiência que tenho de anos em cima de uma bike faz toda diferença. Acabo que conheço bem meus limites, onde posso forçar mais e onde devo segurar. Meu objetivo era ficar entre os Top 5 e conquistar a segunda colocação superou minhas expectativas”, comentou.
Quem também fez uma boa participação, foi a atleta Letícia Cândido (Audax FSA). A competidora terminou o XCC em quarta colocação e finalizou o XCO em segundo, continuando líder da competição. “É muito importante levarmos para a maior cidade da América Latina o mountain bike. O esporte que já é uma paixão nacional, em São Paulo, é uma oportunidade de darmos a ele a visibilidade que ele merece”, disse.
O Desafio Audax de Cyclocross bateu recorde de inscritos na capital paulista. Os atletas encararam o desafio e percorreram a pista de cerca de 2 km por 15 minutos, mais uma volta para completarem o percurso. “Sabemos que o Cyclocross é uma modalidade que está crescendo no país e ver que aqui na maior cidade da América Latina houve uma grande aceitação, mostra que a Audax está no caminho certo, apoiando mais uma vez o esporte junto com a CIMTB Levorin”, disse o gerente de marketing da Audax, Paulo Rubens.
Em busca de levar também o mountain bike para a terra da Garoa, a Copa Sense Bike reuniu emoção e adrenalina. “Trazer a Copa Sense Bike para São Paulo é fundamental, primeiro porque aqui não tem a tradição de Mountain Bike e estamos fomentando isso, acreditamos muito no potencial da cidade. Outro ponto é que junto com a CIMTB queremos ver esse esporte presente em todos os cantos do Brasil. Estamos muito felizes de estar nesse lugar maravilhoso”, explicou o organizador da Copa Sense, Marlen Ferreira.
O organizador do evento, Rogério Bernardes, fez um balanço positivo da edição e disse que o objetivo é valorizar ainda mais o mtb. “Junto com a Levorin Pneus, Sense Bike, Audax e apoiadores, a CIMTB tem desenvolvido um trabalho que cresce a cada ano e a partir de 2019 estaremos dando inicio a uma nova plataforma de trabalho que vai valorizar ainda mais o mountain bike e fomentar o mercado da bicicleta. A ideia é continuar inovando e fazer com que os atletas profissionais e amadores recebam o melhor evento da América Latina para continuarem a ter experiencias marcantes com seus amigos e familiares, disse Rogério.