Terceira de quatro etapas da competição na temporada será realizada nos dias 5 a 7 de agosto, com uma grande estrutura montada no Parque Municipal do Itaim
Além das mais de 40 disputas esportivas, a Copa Internacional Michelin de Mountain Bike tem uma programação recheada de entretenimento para quem for acompanhar o evento em Taubaté, no Parque Municipal do Itaim. Como já virou costume na etapa da cidade do Vale do Paraíba, marcada este ano para o período entre 5 e 7 de agosto, o evento terá os shows de BMX Freestyle, na arena do Dirt Jump.
As apresentações do Dirt Jump, sempre com duração de 30 minutos, acontecerão sábado e domingo (6 e 7), com diversos atletas renomados do BMX nacional. Da equipe de BMX Freestyle de Taubaté, que é a base da seleção brasileira, participam nomes como Derlayne Dias, Cauan Madona, Gabriel Durace, Felipe Manerim e Léo Campos. Também estarão presentes na atividade, os pilotos Caio Rabisco e Daniel Santander. No sábado, estão confirmadas três entradas, às 10h20, 12h45 e 15h. Já no dia seguinte, outros três horários, 10h20, 12h10 e 15h30.
A atividade contará com uma rampa fixa de lançamento e outra de aterrissagem, chamada de recepção. “O Parque do Itaim conta também com rampas enormes de Dirt Jump, onde os pilotos costumam treinar, só que ficam distantes da parte central da arena, onde iremos montar essa arena do Dirt Jump e lá vamos ter esse show de manobras radicais para o público”, conta Renato Paiva, um dos responsáveis pela ação.
Assim como o mercado do ciclismo em geral, o BMX Freestyle teve uma onda de crescimento nos últimos anos, sobretudo com a inclusão da modalidade nos Jogos Olímpicos de Tóquio, em que o BMX Street e o BMX Park passaram a fazer parte da programação oficial do maior evento esportivo do mundo.
Na CIMTB Michelin, as apresentações da modalidade não são novidade. Bem no início das competições, ainda em Carandaí (MG), na década de 1990, tínhamos o bike Trial com o Capivara e o Lake Jump (rampa com salto caindo na lagoa) deu início a essa parceria de modalidades e de lá para cá as atividades paralelas não pararam mais. Depois do Lake Jump vieram apresentações de Dirt Jump, similar a que vai acontecer em Taubaté, pelo segundo ano seguido. Houve, também, apresentações em rampas verticais em Araxá e nessa época o BMX se uniu ao skate e patins in line com grande sucesso.
Gabriel Durace se apresenta na CIMTB Michelin em Taubaté
Inscrições para Taubaté nos últimos dias
As inscrições para Taubaté podem ser feitas diretamente no site do Sprinta: https://app.sprinta.com.br/
História da CIMTB Michelin
A organização da CIMTB Michelin realizou sua primeira prova em 1996. Desde então, vem inovando e contribuindo ativamente para o crescimento e fortalecimento do mountain bike e o mercado de bicicletas no Brasil. Contando pontos para o ranking mundial da União Ciclística Internacional (UCI) desde 2004, a CIMTB Michelin tem sido seletiva para os Jogos Olímpicos nos ciclos de Pequim 2008, Londres 2012, Rio 2016, Tóquio 2020 e Paris 2024. Em 2022, a CIMTB Michelin aumenta ainda mais sua relevância internacional, com a realização da etapa de abertura da Copa do Mundo Mercedes-Benz de Mountain Bike 2022, em Petrópolis. Além disso, foi responsável pela construção da pista de mountain bike dos Jogos Olímpicos Rio 2016, considerada uma das melhores da história dos Jogos desde 1996, primeiro ano do MTB em Olimpíadas.
Mais informações sobre a CIMTB Michelin:
Site: https://www.cimtb.com.br
Instagram: http://www.instagram.com/cimtb
Facebook: http://www.facebook.com/cimtb/