Atividade faz parte da programação da Semana Municipal de Trânsito, realizada de 23 de junho a 1º de julho pela Secretaria de Segurança Pública da cidade mineira
Incentivar os amantes de bike a irem pedalando para o Grande Hotel e Termas de Araxá (MG). Essa será uma das principais tônicas da 19º edição consecutiva da Copa Internacional Michelin de Mountain Bike no município mineiro, entre os dias 24 e 26 de junho. Para isso, além de contar com o Bicicletário CBMM gratuito, com mais de 2 mil vagas e a realização de sorteios de brindes dos patrocinadores, a CIMTB Michelin terá o prazer de receber o encerramento de um passeio ciclístico.
A atividade recreativa será promovida pela Secretaria Municipal de Segurança Pública, fazendo parte da programação da Semana Municipal de Trânsito, de 23 de junho a 1º de julho. O tema “Vulnerabilidade e Fragilidade da vida no trânsito” será amplamente divulgado através de diversas ações de conscientização neste período.
No domingo (26), dia das tão aguardadas provas das elites masculina e feminina no Cross Country Olímpico (XCO), será promovido um passeio ciclístico, saindo às 8h30 do estacionamento do Estádio Municipal Fausto Alvim, em direção ao Parque do Barreiro, e também uma blitz educativa na MGC 415, conhecida popularmente por estrada Araxá/Barreiro.
“O passeio ciclístico é uma forma idealizada pela Secretaria Municipal de Segurança Pública de estimular práticas que melhoram a saúde e a qualidade de vida, reduz custos, alivia a carga dos demais modais, diminui a poluição nas cidades e estimula a mobilidade sustentável. Convide seus amigos e sua família para passar um dia diferente, participar do passeio ciclístico e prestigiar os atletas da competição”, enalteceu o secretário Daniel Rosa.
Vista aérea do Grande Hotel e Termas de Araxá (Crédito: Bruno Senna)
No término do passeio ciclístico, os participantes poderão guardar, gratuitamente, suas bikes em segurança no Bicicletário CBMM, com capacidade para 2 mil bicicletas. O local terá a coordenação do Clube SANTUU. E, quem deixar a bicicleta no Bicicletário CBMM, participará do sorteio diário de diversos brindes cedidos pelos patrocinadores, entre eles Michelin, Levorin, Sense, Probiótica, SRAM, Redstone e La Maglia.
“Passeios ciclísticos sempre fizeram muito sucesso em todas as etapas da Copa Internacional Michelin de Mountain Bike, em seus quase 30 anos de história. O percurso que liga o Estádio Municipal Fausto Alvim ao Parque do Barreiro é bem tranquilo de se pedalar, com cerca de 6 km de trajeto e levemente íngreme no início. Será um prazer receber a turma de Araxá que for pedalando para o Grande Hotel”, comentou Rogério Bernardes, organizador da CIMTB Michelin.
Atrações do domingo na CIMTB Michelin
Além das competições do Cross Country Olímpico com quatro baterias, às 8h, 10h, 12h e 14h, e da disputa da categoria mirim, às 11h30, a CIMTB Michelin tem uma programação de entretenimento fora das pistas. Quem for ao evento, vai poder conhecer as principais novidades do mercado de bicicleta, na tradicional Feira de Exposição, assistirá aos shows do CIMTB Musical, apresentado pela McCain, e terá acesso a uma praça de alimentação repleta de opções de comidas e bebidas. E, tudo isso, com entrada grauita.
Passeio Ciclístico – Semana Municipal de Trânsito
Data: 26/06/2022
Horário: 8h30
Local de saída: Estádio Municipal Fausto Alvim
Local de chegada: CIMTB Michelin – Parque Barreiro
História da CIMTB Michelin
A organização da CIMTB Michelin realizou sua primeira prova em 1996. Desde então, vem inovando e contribuindo ativamente para o crescimento e fortalecimento do mountain bike e o mercado de bicicletas no Brasil. Contando pontos para o ranking mundial da União Ciclística Internacional (UCI) desde 2004, a CIMTB Michelin tem sido seletiva para os Jogos Olímpicos nos ciclos de Pequim 2008, Londres 2012, Rio 2016 e Tóquio 2020. Em 2022, a CIMTB Michelin aumentará ainda mais sua relevância internacional, com a realização da etapa de abertura da Copa do Mundo Mercedes-Benz de Mountain Bike 2022, em Petrópolis. Além disso, foi responsável pela construção da pista de mountain bike dos Jogos Olímpicos Rio 2016, considerada uma das melhores da história dos Jogos desde 1996, primeiro ano do MTB em Olimpíadas.