Estreia da CiMTB em Poços de Caldas ganha maior destaque com a UCI XCO Junior Series

Ciclistas brasileiros da categoria, como Henrique Bravo e Nina Carvalho, ocupam posições de destaque na atualização do ranking realizada nesta terça (14)

A cidade de Poços de Caldas (MG) escreverá, de uma forma única, o seu nome na história do mountain bike mundial no próximo mês. Entre os dias 21 e 23 de junho, o município do Sul de Minas sediará pela primeira vez uma etapa da Copa Internacional de Mountain Bike, um dos mais tradicionais eventos de ciclismo no mundo. E a competição marcada para acontecer no Parque do Cristo ganha ainda mais destaque, ao receber uma das etapas da UCI XCO Junior Series.

Nina Ferreira em Araxá (Crédito: Alemão Silva/CiMTB)

A UCI XCO Junior Series conta com 36 provas no decorrer da temporada de 2024, realizada em 18 países, somando pontos específicos para as categorias júnior masculina e feminina. Além desta competição, disputas como Campeonato Mundial, Campeonatos Continentais e Campeonatos Nacionais também somam pontos para o ranking. Apenas 5 provas da América do Sul contam com essa classificação, com destaque para a CiMTB, que desde 2017 recebe provas específicas do gênero.

“Para nós sempre foi uma honra sediar etapas da UCI XCO Junior Series na Copa Internacional de Mountain Bike. A categoria Júnior é o que chamamos de último degrau para os atletas chegarem na super elite, categoria composta pelos atletas da elite e sub-23. Desde que realizamos esta prova, temos recebido atletas não só do Brasil, como de diferentes partes do mundo todo, que visam obter destaque no ranking específico da categoria”, ressalta Rogério Bernardes, organizador da CiMTB.

A realização da UCI XCO Junior Series dentro da programação da CiMTB acontecerá nos dias 22 e 23 de junho. Enquanto os homens vão à pista na manhã do sábado (22), às 10h20, as mulheres entram na pista no dia seguinte, a partir de 12h, durante a largada exclusiva feminina. Ao todo, são 60 pontos em jogo para os campeões, uma vez que a etapa de Poços de Caldas é Classe 1 no ranking da União Ciclística Internacional.

Bravinho em ação em Araxá (Crédito: Alemão Silva/CiMTB)

Destaques brasileiros no ranking da júnior
Dois ciclistas brasileiros estão em destaque na última atualização do ranking da categoria júnior, divulgado nesta terça-feira (14). Entre os homens, Henrique Bravo está no Top 5, ocupando a quarta colocação com 420 pontos. Estão à sua frente apenas Nicholas Konecny (EUA), com 523 pontos, Nicolas Halter (SUI), com 499, e Albert Philipsen (DIN), com 420. Entre as mulheres, o principal nome é Nina Carvalho, ocupando a 14ª posição, com 217 pontos. Estão no Top 3 as atletas Eva Herzog (AUT), Lara Liehner (SUI) e Marusa Tereza Serkezi (ESL).

Ranking elite também atualizado
Os rankings das elites também trazem ciclistas brasileiros entre os principais destaques do mundo. No masculino, Ulan Galinski e Alex Malacarne aparecem na primeira página, em 25º e 30º lugares. Já no feminino, Karen Olimpio e Raiza Goulão são as duas ciclistas do Brasil que estão no Top 40 do mundo, com Karen ocupando o 26º lugar e Raiza em 35º.

Inscrições abertas
As inscrições para a terceira de quatro etapas da Copa Internacional de Mountain Bike 2024 seguem abertas no site do evento – www.cimtb.com.br. Elas podem ser feitas diretamente no site do Ticket Sports: https://www.ticketsports.com.br/e/cimtb-copa-internacional-de-mountain-bike-pocos-de-caldas-37722. Para acessar todas as informações relativas ao evento, basta entrar no site oficial da prova – www.cimtb.com.br – e clicar em Informações, acessando as abas Regulamentos e Programação. Nelas, os interessados em participar da competição encontram todas as infos do evento marcado para a segunda quinzena de junho, no município do Sul de Minas.

Cidades na história da CiMTB
Ao todo, 20 cidades já foram sede da competição nesses quase 30 anos de história do evento. Araxá e Congonhas se destacam, tendo recebido o evento 21 e 18 vezes, até hoje. Carandaí recebeu a prova por 10 vezes, São Lourenço e São João Del-Rei já receberam a prova em quatro oportunidades, enquanto Santa Luzia, Ouro Branco, Barbacena e Taubaté foram sede do evento três vezes. Com duas edições, as cidades de Divinópolis, São Paulo, Ouro Preto, Petrópolis e Nova Lima. Betim, Juiz de Fora, Conselheiro Lafaiete, Socorro, Sauípe e São Roque receberam uma edição do evento, cada.

História da CiMTB
A organização da CiMTB realizou sua primeira prova em 1996. Desde então, vem inovando e contribuindo ativamente para o crescimento e fortalecimento do mountain bike e o mercado de bicicletas no Brasil. Contando pontos para o ranking mundial da União Ciclística Internacional (UCI) desde 2004, a CiMTB tem sido seletiva para os Jogos Olímpicos nos ciclos de Pequim 2008, Londres 2012, Rio 2016, Tóquio 2020 e Paris 2024.

Em 2022, a CiMTB aumentou ainda mais sua relevância internacional, com a realização da etapa de abertura da Copa do Mundo Mercedes-Benz de Mountain Bike 2022, em Petrópolis. Além disso, foi responsável pela construção da pista de mountain bike dos Jogos Olímpicos Rio 2016, considerada uma das melhores da história dos Jogos desde 1996, primeiro ano do MTB em Olimpíadas.

Mais informações sobre a CiMTB:
Site: https://www.cimtb.com.br
Instagram: http://www.instagram.com/cimtb
Facebook: http://www.facebook.com/cimtb/
Twitter: http://www.twitter.com/cimtb_oficial

Assessoria de Imprensa
Gustavo Coelho
press@cimtb.com.br