Não teve lama, nem pedras no caminho que atrapalhassem o desempenho dos melhores atletas de mtb da América do Sul. Mais de mil atletas se reuniram em Araxá, Minas Gerais, no último fim de semana. A cidade ficou lotada! Ciclistas de todas as partes invadiram a cidade com suas bicicletas, roupas coloridas e a emoção de participar da prova que é referência nacional. Após uma manhã de muita expectativa, as elites masculina e feminina finalmente colocaram o pé no pedal dando início a disputa da temporada 2013 da Copa Internacional Levorin de Mountain Bike (CIMTB).
Diante de um público de aproximadamente 15 mil pessoas, 51 atletas da elite masculina e 19 da categoria feminina partiram em direção as trilhas da terra da Dona Beja. Com a forte chuva que caiu em Araxá na madrugada de domingo, a pista ficou escorregadia e muito técnica, o que exigiu ainda mais dos atletas. Súbidas e descidas íngremes fazem da pista de Araxá uma das melhores de mtb da América Latina. “A parte mais difícil da pista são as subidas, é uma parte muito que exige muito e você tem que se doar 100%”, comenta a equatoriana Alexanda Serrano.
Rubinho Valeriano e Henrique Avancini, na ordem respectivamente, lideraram o pelotão de frente durante toda a prova na Estância Hidromineral do Barreiro. Na última volta, Henrique Avancini foi surpreendido pela ultrapassagem de Rubinho Valeriano que completou a 5 voltas em 1 hora,33 minutos e 53 segundos.
Logo em seguida, Avancini cruzou a linha de chegada menos de 37 segundos depois. “Hoje a prova foi duríssima para mim. Estava cansado do sprint de ontem. Na quarta volta o Henrique sumiu na minha frente e eu já estava pensando no segundo lugar. Mas aí dentro da minha cabeça tava o primeiro lugar, e eu não ia desistir até cruzar a linha de chegada”, afirmou o campeão Rubinho Valeriano.
Segundo Henrique Avancini, a prova estava muito disputada e isso só comprova a evolução do mountain bike no Brasil. “Araxá talvez seja o circuito mais difícil para mim. Ter dominado a prova em alguns momentos e disputando lado a lado com o Rubinho foi muito bom, afinal ele é o principal nome do mtb no país”, declarou Avancini.
Entre as belas, Érika Gramiscelli levou a melhor, cruzando em primeiro lugar a linha de chegada. “Eu tive um problema técnico no início, me afobei na primeira volta por conta da ansiedade, mas depois deu tudo certo”, afirmou a campeã. Isabella Lacerda, atleta da equipe LM, garantiu o 2º lugar. “Estou super feliz com o resultado. Meu objetivo era andar entre as 3 primeiras e graças a Deus consegui o vice. Fiz muita força durante toda a prova, andei a 100%”, explicou a atleta.
A atleta do equador, Alexandra Serrano, veio diretamente do Chile, onde participou de uma competição de mtb no último fim de semana e ficou muito feliz com a sua colocação. “A copa é muito emocionante, é uma prova de alto nível, há umas competidoras muito boas. Estamos competindo em nível de panamericano e a pista aqui de Araxá é incrível”, declarou a equatoriana.
Depois de Araxá, Rubinho Valeriano e Érika Gramiscelli embarcam para Argentina para representar o Brasil no Panamericano no próximo mês. A segunda etapa da CIMTB acontece entre os dias 3 e 5 de maio em São João Del Rei, Minas Gerais. A cidade será sede pela primeira vez da copa.
Confira o pódio da elite masculina da CIMTB Araxá 2013
1º Rubinho Valeriano
2º Henrique Avancini
3ª Ricardo Pscheidt
4º Frederico Nascimento
5º Daniel Carneiro
Pódio elite feminino Araxá 2013
1ª Erika Gramiscelli
2ª Isabella Lacerda
3ª Alexandra Serrano
4ª Raiza Goulão
5ª Roberta Stopa
Texto: Paula Isis – Assessoria de Imprensa