Em 3º ano como sede da CIMTB, Taubaté consolida-se como referência do MTB latino-americano

Cidade do Vale do Paraíba conta com ciclistas que são destaques do esporte nacional, que utilizam a região para fazer seus treinamentos

A realização de grandes eventos esportivos, geralmente, tem o poder de transformar as cidades-sedes muito além do impacto que traz ao turismo ou a economia do local, ao movimentar bares, restaurantes, hotéis, pontos turísticos e comércios variados. No caso da CIMTB, um dos seus principais legados está em criar ou fortalecer nos municípios que já sediaram suas provas, a “Cultura da Bicicleta”, seja ela como meio de transporte ou até mesmo uma atividade física visando a melhora da saúde ou a performance física. Esse é o caso de Taubaté, que irá receber a terceira etapa do evento, entre 25 e 27 de agosto.

O local que sediará o evento no município do Vale do Paraíba é o Parque Municipal do Itaim. Desde a realização da CIMTB pela primeira vez, em 2021, o Parque, que tem uma área que compreende cerca de 1.700.000 m² e tem biomas de Mata Atlântica e Cerrado, respira diariamente o mountain bike, com uma pista fixa de cross country olímpico e de maratona.

Dois ciclistas de destaque no cenário nacional do ciclismo, Stefanye Lindolfo e Leandro Donizete, encontraram lá o local ideal para praticar o esporte. Enquanto Stefany é nascida e criada em Taubaté, Leandro se mudou para a cidade há 12 anos, onde já criou raízes para não querer sair da cidade.


Stefanye durante etapa de Taubaté em 2022 (Crédito: Ultrafotos)

Stefanye conheceu o esporte em uma das etapas da CIMTB, a de Araxá (MG). Após ter o primeiro contato com o esporte, a então professora de educação física aproveitou o próprio Parque do Itaim para dar suas primeiras pedaladas. “Essa é a pista que eu comecei a pedalar quando tive meu primeiro contato com o MTB. Fico imensamente feliz de falar para meus amigos e familiares que o esporte que pratico está fortalecido aqui na minha cidade e dá oportunidade para todos participarem. Conheci o cross country em Araxá e ter na minha cidade este evento é motivo de grande honra”, conta Stefanye.

Assim, ninguém melhor que a ciclista para contar detalhes de algumas das pistas do evento. Desde as mais longas, como a Maratona, com cerca de 15 km, e a do Cross Country Olímpico (XCO), com cerca de 5 km, até a pista da prova que para ela é a mais bacana do evento, a Kids. “A pista de XCO de Taubaté é muito divertida, com uma elevação razoável, ou seja, demanda esforço do atleta a cada volta. O ciclista tem que dosar bem a energia, para não se afogar. Mas, é legal porque tem curvas, saltos. A cada momento você está usando habilidades diferentes. Está no padrão da CIMTB”, explica a ciclista.

“A Maratona tem uma característica diferente. Por ser dentro do parque, é super segura uma vez que você não se preocupa com o trânsito ou com pessoas pelo caminho. Se é mais seguro, é mais divertido. Por ser dentro do parque, tem elevação razoável e acaba sendo um traçado técnico, mas num nível inferior ao XCO. Subidas, descidas. Trechos de mata. O público está bem próximo. A Maratona é legal demais. Eu curto demais quando é assim. Segurança é primordial”, completa.

“Como em todas etapas também tem a pista Kids, que é a grande cereja do bolo. Ver os pequeninos praticando o esporte, depois receberem sua medalha. Isso é incrível, porque envolve demais toda a família. A CIMTB tem categorias para todo mundo, até para quem quer dar apenas uma volta na categoria Turismo da Maratona, que também tem medalha. Prova de alto nível internacional, mas que dá oportunidade para todo mundo. Seja por idades, dos mais novos aos mais velhos, sejam as pessoas PcD e os atletas da hand-bike. O evento abraça a todos. É um diferencial. É incrível”, conclui a ciclista.

Leandro Donizete, mineiro radicado em Taubaté
Há 12 anos, Leandro Donizete recebeu um convite que mudou sua vida. O ciclista mineiro de Monte Sião (MG) morava em Campinas e foi convidado para correr os Jogos Regionais e Abertos pela equipe de Taubaté. Acabou ficando na cidade, mesmo que o projeto do time local tenha acabado ainda naquele ano, 2011. “Com certeza já me sinto um taubateano. No início demorei a me adaptar, mas com o passar dos anos, fiz muitas amizades que se tornaram família para mim. Hoje aprendi a gostar da cidade e da região”, relembra Leandro, que também avalia a pista local.


Leandro Donizete “voa” durante etapa de Taubaté de 2022 (Crédito: Ultafotos)

“A pista do Itaim é rápida, pelo fato das descidas serem mais de alta velocidade. A pista é composta por duas subidas, sendo a primeira da largada, subindo o primeiro top de asfalto e logo em seguida já entra para a primeira descida, nada tão técnico, mas com alguns obstáculos que deixa a descida mais divertida para o público. Depois, pega um top curto e já entra para a segunda descida, que é a mais longa da pista, chegando em seu ponto mais baixo e iniciando a segunda e maior subida da pista, sendo praticamente 1 km só de subida. No final, ela tem um inclinação de uns 25%, finalizando no Rock Garden, com a terceira descida, que na minha opinião é a mais técnica da pista”, explica Leandro.

Leandro ainda comenta sobre o apoio que a prefeitura de Taubaté dá à prática esportiva, seja ela do ciclismo, seja de outras modalidades. “Taubaté, ao meu ver, tem bons projetos no esporte em geral. Muitas pessoas vêm sendo beneficiadas com iniciativas de incentivo ao esporte, incluindo modalidades olímpicas e de pouca difusão no Brasil, oferecidas pela cidade de Taubaté. O Esporte de Rendimento alcançou desempenho e prêmios inéditos, nas modalidades individuais e coletivas. Hoje, Taubaté tem uma equipe de ciclismo de nível nacional, que briga pelos principais títulos do país, dentre eles o próprio Brasileiro”, finaliza.

Últimos dias de inscrição
As inscrições para a terceira de quatro etapas da Copa Internacional de Mountain Bike 2023 estão na sua reta final. Elas podem ser feitas através do evento – www.cimtb.com.br. Ou então, diretamente no site do Ticket Sports: https://www.ticketsports.com.br/e/CIMTB+-+COPA+INTERNACIONAL+DE+MOUNTAIN+BIKE+-+3aa+ETAPA+TAUBAT89+2023-36101. Para acessar todas as informações relativas ao evento, basta entrar no site oficial da prova – www.cimtb.com.br – e clicar em Informações, acessando as abas Regulamentos e Programação. Nelas, os interessados em participar da competição encontram todas as infos do evento marcado para o fim de agosto no Vale do Paraíba.

Sobre a CBMM
Líder mundial na produção e comercialização de produtos de Nióbio, a CBMM possui mais de 400 clientes, em 50 países. A companhia fornece produtos e tecnologia de ponta aos setores de infraestrutura, mobilidade, aeroespacial, saúde e energia. Fundada em 1955, em Araxá, Minas Gerais, a CBMM apoia iniciativas que visam o desenvolvimento socioeconômico, cultural e esportivo nos locais onde atua, buscando beneficiar essas comunidades e auxiliar na formação das próximas gerações. Para mais informações, visite: cbmm.com/pt/media-center.

Sobre a SRAM
SRAM LLC é uma fabricante de componentes de bicicletas com sede em Chicago, Illinois, Estados Unidos, fundada em 1987. SRAM é um acrônimo que inclui os nomes de seus fundadores, Scott, Ray e Sam, baseada no sonho de criar uma experiência mais divertida, eficiente e rápida em uma bicicleta. Hoje, o grupo SRAM é formado por uma equipe global de pessoas que oferece a mesma paixão por melhorar a experiência e expandir o potencial do ciclismo, detentora de marcas como: TIME, RockShox, Truvativ, Quarq e Zipp. Mais informações: https://proparts.esp.br/sram

História da CIMTB
A organização da CIMTB realizou sua primeira prova em 1996. Desde então, vem inovando e contribuindo ativamente para o crescimento e fortalecimento do mountain bike e o mercado de bicicletas no Brasil. Contando pontos para o ranking mundial da União Ciclística Internacional (UCI) desde 2004, a CIMTB tem sido seletiva para os Jogos Olímpicos nos ciclos de Pequim 2008, Londres 2012, Rio 2016, Tóquio 2020 e Paris 2024. Em 2022, a CIMTB aumentou ainda mais sua relevância internacional, com a realização da etapa de abertura da Copa do Mundo Mercedes-Benz de Mountain Bike 2022, em Petrópolis. Além disso, foi responsável pela construção da pista de mountain bike dos Jogos Olímpicos Rio 2016, considerada uma das melhores da história dos Jogos desde 1996, primeiro ano do MTB em Olimpíadas.

Mais informações sobre a CIMTB:
Site: https://www.cimtb.com.br
Instagram: http://www.instagram.com/cimtb
Facebook: http://www.facebook.com/cimtb/
Twitter: http://www.twitter.com/cimtb_oficial

Assessoria de Imprensa
Gustavo Coelho
press@cimtb.com.br