Categorias femininas também largaram neste sábado (29). Outras atividades, como a Doação de Sangue movimentou a Ufop e a CIMTB Michelin
O dia na CIMTB Michelin foi cheio. A comunidade ouro-pretana marcou presença na Ufop na tarde deste sábado (29) tanto na torcida da CIMTB Michelin, quanto no Campus Aberto e na Doação de Sangue. Na Copa Sense Bike, os amadores fizeram bonito e as atletas femininas também entraram na pista de Cross Country Olímpico (XCO). O cenário pode mudar daqui pra frente para muitas categorias na classificação geral.
Na categoria Segurança Pública, o dia foi de Edvar Vilela (Adrenalina / Família Vilela). Atual terceiro colocado na classificação geral, o competidor ficou feliz com o desempenho. O líder Marcelo Barbosa foi vice-campeão mas manteve a camisa amarela. “Para variar, o nível da segurança pública sempre é muito alto, nunca é mole. Larguei forte e o Marcelo veio junto e a gente disputou a primeira e segunda volta. Na terceira, eu ataquei e consegui manter um gap de trinta segundos”, comentou. “Agora é ir para Congonhas com mais força ainda”, disse Edvar.
Já na categoria Veterano, teve a dança do manto amarelo. A camisa que estava com o competidor Marcos André Manoel, passou para Ruberlei Casemiro Coutinho (Fox Lotéria). “A prova foi ótima, bastante técnica e cada vez é uma prova diferente. Eu corri em Petrópolis, depois a clássica que é Araxá e vim para aqui, que está totalmente diferente”, disse. Ruberlei completou “Tem muita gente que pedala mas o XCO é pra poucos. Eu acho que é legal e todo mundo tem que vir um dia aqui, assim como vai em Araxá”, finalizou.
Na Peso Pesado, o vice-líder da competição, Robert Monteiro (Rm Fitness / Mtb Franca) ficou no Top5 e feliz por compartilhar a pista de XCO com atletas de Elite. “As pessoas acham que é só para profissionais, mas a CIMTB dá essa abertura que é muito importante no incentivo do esporte. Aqui em Ouro Preto, o terreno é mais diferente, fico receoso, mas fiz uma prova de superação e estou muito feliz com o resultado”, disse.
Também largaram as categorias E-bike, Cyclocross, Master, Cadete e Expert, confira os resultados.
Femininas
Entraram em cena as categorias Sub15, Sub17, Sub30, Sub40, Sub50 e Over50. Na Sub17, Giuliana Morgen (Sense Factory Racing) permaneceu invict
a e levou a terceira vitória este ano. “A prova foi dura, apesar de ter mudado o percurso em relação ao ano passado, as condições são as mesmas, com pedras soltas, o que fica bem característico daqui”, disse. A atleta está competindo o Swiss Bike Cup, prova que considera como uma experiência para a carreira. “Está sendo incrível, porque a bagagem que eu estou ganhando lá, consigo aplicar aqui a longo prazo. Agradeço a minha equipe Sense por todo apoio”, disse.
A terceira colocada da categoria Sub17, foi a colombiana Laura Camila. “O circuito é muito diferente da Colômbia já que lá não se encontra, é muito técnico, com subidas bem fortes e com pedras. Então, é preciso forçar todo o tempo, ter muita técnica para não cair, mas é uma pista muito divertida. A descidas são muito boas e tem alguns pedaços para descansar, e claro, trechos muito fortes”, finalizou.
Doação de Sangue
A Doação de Sangue aconteceu na Escola de Farmácia de Ufop. A ação foi uma parceria entre o Capitulo Confidentes de Vila Rica e a Santa Casa de Ouro Preto. Esta foi a 12º edição e dentre os doadores, está Luciane Fragoso que foi assistir o filho pedalar na CIMTB Michelin e descobriu que também poderia doar sangue. “Todas as vezes que tinha campanha de doação de sangue na minha cidade, eu estava com algum compromisso fora. Cheguei aqui e antes da largada da Elite, eles anunciaram que iam ter a ação e eu vim aqui para doar”, disse.
Luciane e todos os doadores ganharam brindes da Michelin, Sense Bike e Trek. O organizador da Campanha, Samuel Pimenta, afirmou que o balanço é positivo e agradeceu a todos os participantes. “É com muita gratidão que neste sábado se encerrou a 12º edição da Campanha de Doação de Sangue de Ouro Preto. Foram 129 bolsas coletadas e mais de 180 candidatos presentes. Agradecemos também o apoio de toda equipe do CIMTB Michelin que contribuiu significativamente para o sucesso dessa edição, nos proporcionando um maior número de doadores durante todo o dia. Esperamos que com esse sucesso, a parceria entre o Capítulo Confidentes de Vila Rica da Ordem DeMolay, a Fundação Hemominas e a Santa Casa de Ouro Preto possa trazer juntamente ao CIMTB e o Campus Aberto muitas outras edições para, assim, contribuirmos ainda mais para uma segunda chance a tantos que precisam. E aqui adianto, em breve teremos grandes novidades. Por fim, agradeço a todos que compareceram e aos que doaram”, finalizou.
Parte da Lagoa Participações, a Sense Bike foi criada em 2009, com o sonho de construir uma marca de bicicletas feita por apaixonados para apaixonados, com padrão internacional, foco em desenvolvimento e indústria de ponta. Com o objetivo inicial de atender às demandas voltadas para a mobilidade urbana, tornou-se referência no mercado no desenvolvimento de bicicletas elétricas. Em 2014, foi inaugurada a fábrica em Manaus, que possibilitou o início da produção de quadros, bem como a montagem de bicicletas elétricas e convencionais (mountain bike, urbana e road), com o que existe de mais inovador em tecnologia. Em abril de 2018, a Sense Bike comprou a Swift Carbon Global, importante fabricante mundial de bikes em fibra de carbono, com operação industrial na cidade do Porto (Portugal). A marca também é patrocinadora de uma das equipes mais importantes do MTB nacional – a Sense Factory Racing, que já conquistou grandes títulos em competições nacionais e internacionais.
A CIMTB Michelin conta pontos para o ranking mundial, da União Ciclística Internacional (UCI), fazendo parte do ciclo Olímpico Tóquio 2020, ranking Brasileiro e estaduais.
Copa Internacional de Mountain Bike comemora a 24ª Edição em 2019. O evento tem patrocínio da Michelin, o pneu oficial da competição, e Co-Patrocinio da Sense Bike.