Copa Internacional apoia o Projeto Soul Jovem 2026

As inscrições, exclusivas para atletas da categoria Júnior, com idade de 17 e 18 anos, estão disponíveis até 20 de dezembro, pelo site e pelas redes sociais da marca

Incentivar os atletas das categorias de base a praticarem o ciclismo está no DNA da Copa Internacional de Mountain Bike desde o início da sua história, há 30 anos. Seja com a realização da Clínica Técnica CiMTB que já ocorre há vários anos, uma atividade pioneira no País, ou seja com a disponibilidade de categorias de base partindo da Sub-12 até a Júnior com o selo UCI Series, a principal competição de MTB da América Latina sempre buscou fomentar o esporte o máximo possível. Assim, apoiar o Projeto Soul Jovem, da marca Soul Cycles, foi uma ideia que caiu como uma luva para a organização da Copa.


Edição anterior da seletiva do projeto Soul Jovem (Crédito: Divulgação/Soul Cycles)

O Projeto Soul Jovem foi desenvolvido para “criar oportunidades reais para atletas ingressarem no alto rendimento”, segundo a empresa. A primeira edição levou cinco meninos e cinco meninas para uma imersão na Bélgica, um dos principais centros do ciclismo global. A estrutura inclui seletivas nacionais, acompanhamento profissional multidisciplinar e uma temporada em território europeu, onde o nível competitivo é mais intenso.

“Quando surgiu a possibilidade de ajudarmos a divulgar para um maior número de pessoas a realização da próxima edição do Projeto Soul Jovem, nós não pensamos duas vezes. Desde sempre, em nossos 30 anos de história, nós olhamos com muito carinho para a garotada que disputa nossa prova, dando a eles excelentes condições para desempenhar em pistas de alto nível técnico nos mais diferentes lugares que a Copa passou. E assim viramos referência, com ciclistas de todo o mundo vindo disputar nosso evento”, enalteceu Rogério Bernardes, organizador da CiMTB.

A edição mais recente registrou mais de 600 inscritos. Desses, 40 participaram de dez dias de avaliações clínicas, testes físicos, análise de dados e acompanhamento psicológico. Ao final, 10 atletas — cinco meninos e cinco meninas — foram selecionados para compor o grupo que segue para treinos e competições na Bélgica.


Inscrições se encerram no próximo sábado, dia 20 de dezembro (Crédito: Divulgação/Soul Cycles)

“Conseguimos reunir diversos atletas de todo o país, o que é bem bacana para a valorização do nosso esporte. Quando vemos a bagagem que eles trazem para o projeto, é muito recompensador”, afirma André Maior, CEO da Soul Cycles.

Processo de seleção e inscrições
O processo seletivo envolve análises de desempenho, testes de potência, avaliações clínicas e acompanhamento psicológico, garantindo que os jovens atendam às exigências impostas pelo calendário europeu. A iniciativa busca fortalecer a base da modalidade no Brasil e oferecer um caminho estruturado entre a iniciação e o ciclismo profissional.

Para 2026, a Soul Cycles confirmou a abertura de inscrições exclusivas para atletas da categoria Júnior, com idade de 17 e 18 anos (nascidos em 2008/2009). As inscrições estão disponíveis até 20 de dezembro, pelo site https://soulcycles.typeform.com/souljovem.

Ao proporcionar imersões no exterior e realizar seletivas nacionais com alto rigor técnico, a Soul atua diretamente na construção de uma base mais sólida para o esporte. O projeto não apenas amplia o acesso ao alto rendimento, mas também inspira jovens atletas a acreditarem em trajetórias olímpicas, reforçando a visão da empresa de formar referências e ídolos do ciclismo brasileiro.

Com essa atitude, a Soul Cycles vai além da fabricação de bicicletas: ela investe no futuro da modalidade, fortalece o ecossistema esportivo e contribui para a evolução do ciclismo nacional como um todo.

A história da Copa Internacional
A organização da CiMTB realizou sua primeira prova em 1996. Desde então, vem inovando e contribuindo ativamente para o crescimento e fortalecimento do mountain bike e o mercado de bicicletas no Brasil. Contando pontos para o ranking mundial da União Ciclística Internacional (UCI) desde 2004, a CiMTB tem sido seletiva para os Jogos Olímpicos nos ciclos de Pequim 2008, Londres 2012, Rio 2016, Tóquio 2020 e Paris 2024, e, partir do próximo ano, pontuará também para Los Angeles 2028.

Em 2022, a CiMTB aumentou ainda mais sua relevância internacional, com a realização da etapa de abertura da Copa do Mundo Mercedes-Benz de Mountain Bike 2022, em Petrópolis, já em 2024 organizou a etapa de Araxá da WHOOP UCI Mountain Bike World Series e em 2025 uma inédita rodada dupla da Copa do Mundo, também em Araxá. Além disso, foi responsável pela construção da pista de mountain bike dos Jogos Olímpicos Rio 2016, considerada uma das melhores da história dos Jogos desde 1996, primeiro ano do MTB em Olimpíadas. Outro destaque foi a organização, pela primeira vez no Brasil, da Copa do Mundo de Mountain Bike Eliminator em 2018 na cidade de Congonhas.

Mais informações sobre a CiMTB:
Site: https://www.cimtb.com.br
Instagram: http://www.instagram.com/cimtb
Facebook: http://www.facebook.com/cimtb/
Twitter: http://www.twitter.com/cimtb_oficial
Threads: https://www.threads.net/@cimtb
TikTok: https://www.tiktok.com/@cimtboficial
Flickr: https://www.flickr.com/photos/cimtb/albums/

Assessoria de Imprensa
Gustavo Coelho
press@cimtb.com.br