Nove Mesto na Morave recebeu a primeira etapa desta competição internacional no último fim de semana. Confira detalhes da atualização dos rankings desta semana (15/05)
A temporada de 2023 da Copa do Mundo UCI de Mountain Bike teve início no último fim de semana, na República Tcheca. Entre quinta-feira (11) e domingo (14), os melhores ciclistas do mundo estiveram reunidos em Nove Mesto na Morave, para a primeira de oito etapas envolvendo as disciplinas do Cross Country Olímpico (XCO) e do Short Track (XCC), além da Maratona (XCM, que fez sua estreia na competição.
Com os resultados, mudanças significativas aconteceram nos rankings internacional e olímpico. Agora, o Brasil tem dois ciclistas do top 15 do mundo: o fluminense Henrique Avancini e a goiana Raiza Goulão, com 1.092 e 1.061 pontos, respectivamente, ambos ocupando a 15ª posição do mundo.
Assim como Avancini e Raiza, que disputaram as duas provas do fim de semana (XCC e XCO) para sua modalidade, outros dois ciclistas brasileiros também estiveram nas duas corridas: José Gabriel Marques e Karen Olimpio. Os dois ciclistas mineiros estão no top 50: enquanto José Gabriel ocupa a 49ª colocação (669 pontos), Karen segue na primeira página do ranking internacional, em 40º lugar (737) pontos.
Ainda entre os ciclistas da elite nacional, destacam-se nos rankings outros dois ciclistas que também estiveram em Nove Mesto, competindo apenas no XCO: o baiano Ulan Galinski e a mineira Hercília Najara, ambos 58º nos rankings masculino e feminino, com 589 e 614 pontos, respectivamente.
Entre os atletas sub-23, competiram na República Tcheca o paulista Gustavo Xavier (60º), o paranaense Alex Malacarne (82º), o brasiliense Cainã Oliveira (521º) e a fluminense Giuliana Morgen (105ª). Giugiu, inclusive, conquistou as duas melhores colocações entre ciclista brasileiro no fim de semana, o 15º lugar no XCC e o 16º no XCO.
Ranking Olímpico de Paris-2024
Com os resultados até o momento, o Brasil segue garantindo uma vaga para os Jogos Olímpicos de Paris-2024 em cada gênero. Entre os homens, o País é o 7º na classificação das nações visando a principal competição do mundo, a ser realizada no ano que vem. Os Brasil tem 2.911 pontos, nas somas de Avancini (1.361), Gustavo (756) e José Gabriel (719), além de outros 75 pontos, pela participação no Team Relay do Pan-Americano de 2022.
Entre as mulheres, a nação brasileira está em 11º lugar, com 2.388 pontos conquistados. Raiza (1.026), Hercília (675) e Karen são as três ciclistas que pontuaram para o país nos rankings individuais, além de outros 75 pontos também pela participação no Team Relay do Pan-Americano de 2022.
CIMTB e a pontuação no ranking internacional
A Copa Internacional de Mountain Bike é uma das cinco competições do mundo que mais ofertam pontos para os rankings da UCI para os atletas das elites masculina e feminina. Anualmente, são 350 pontos ofertados pela CIMTB em suas quatro etapas – Araxá (170 pontos), Nova Lima (70 pontos), Taubaté (70 pontos) e Congonhas (40 pontos). Apenas outras quatro competições, todas na Europa, somam mais pontos nos rankings do cross-country: MTB French Cup Powered By SKF (530 pontos), da França, Swiss Bike Cup (420 pontos), da Suíça, Internazionali d’Italia Series (420 pontos), da Itália, e Ökk Bike Revolution (380 pontos), da Suíça.