Confira como estão as disputas pelo título nas categorias da Copa Sense CIMTB

Decisão de 2022 acontece nos dias 23 a 25 de setembro, em Congonhas (MG). Será possível acompanhar em tempo real as disputas e como está a classificação a cada volta completada

Completando a lista de categorias em disputa na programação da CIMTB Michelin, marcada para os dias 23 a 25 de setembro, em Congonhas, estão as provas da Copa Sense CIMTB. Enquanto em uma parte das categorias, estão somadas as pontuações das três etapas realizadas no ano – Petrópolis (RJ), Araxá (MG) e Taubaté (SP) -, em outras apenas em Araxá e Taubaté foram realizadas as provas.

Assim, iniciamos a análise das disputas pelo título primeiro das disputas que tiveram três etapas – Expert, Cadete, Master, Segurança Pública, Veterano, Peso Pesado, PcD, Feminina Open – e na sequência falaremos das disputas com duas etapas – Handbike, Ultra, Gravel Masculino e Feminino, e Duplas Pro, Masculina e Mista/Feminina.

Copa
Atletas da Copa Sense CIMTB (Crédito: Cesar Delong/CIMTB)

Categorias com três etapas realizadas

– Na categoria Expert, 14 ciclistas chegam a Congonhas com chances de título. Os três primeiros têm certo favoritismo, sendo eles Nicolas Everson, com 82 pontos, Kadu Cardoso, com 78, e Filipe Rocha, com 75. Mais atrás na lista de classificação estão: Rafael Brito (53), Alison Oliveira (50), João Pedro Rodrigues (50), Carlos Eduardo Aparecido (45), Gustavo Magalhães (45), Arthur da Silva (45), Marcos Grella (37), Jhone Franco (37), Tiago Alves (33) e Matheus Martins (33).

– Na Cadete são sete os ciclistas que brigam pela jersey azul de campeão da temporada em Congonhas. O líder, Edivaldo de Paula, lidera com bastante folga, após somar 92 pontos em três corridas. Estão na disputa pelo título os seguintes atletas: Victor Andrade (50), Juliano Oliveira (50), Bruno Henrique Santos (45), Robson Cândido (45), Anderson Macedo (45) e Deneimar Junqueira (43).

– Na Máster, a liderança é de Isaac Franklin de Souza, com 83 pontos. Outros 15 ciclistas também têm chances matemáticas de título: Éder Camargo (50), Moisés Lourenço (50), Pedro Gustavo Miranda (50), Cloves Elias (48), Benedito Plínio (45), Geison Rabelo (45), Weber Rodrigo (45), Alessandro Rodrigues (41), Luciano Rodrigues (41), Rafael Alves (41), Filipe Dessen (37), Eder de Lima (37), Ives Tarik (37), Diego Alexandre de Lima (33) e Diego Flávio de Freitas (33).

– Na Segurança Pública, a disputa está mais apertada. Apenas três ciclistas têm chances de ser campeão da temporada: o líder, Flavio Henrique de Andrade, com 131 pontos, e os ciclistas Wlademir Pereira Palhinha, com 124, e Kleber Barbosa Santos Pinto, com 102, em segundo e terceiro lugares, respectivamente.

– Na Veterano, o vencedor de 2022 já está definido. Trata-se do ciclista Roberto Júnior, que soma 136 pontos após as três etapas realizadas. A principal briga na categoria é pelo vice-campeonato, polarizada entre Gustavo Enrick de Matos, com 79, e Nivaldo Roberto Moreira da Silva, com 73.

– São apenas três os ciclistas com chances de título na Peso Pesado. O líder, Fabio Yukio Hossaki, tem certa folga, com 123 pontos, contra 95 de Ricardo Kenio, com 95 pontos. Mauro Pereira, com 91, também está na briga na categoria.

– Na categoria PCD (Pessoas com Deficiência), são seis os atletas que disputam o título da temporada. Apenas 4 pontos separam o líder, José Antônio Pereira de Araújo (95) e Lucas Eduardo Santos (91), vice-líder. Correm por fora Cícero Lima (86), Ricardo Henrique de Souza (57), Cayo Henryque (50) e Valdir Vicente Ferreira (45).

– Por fim, na Open Feminina, a disputa tem a ciclista Eliane Pacheco muito próxima do título, que lidera com 95 pontos. Ela tem 45 pontos a mais do que Eliane Rezende e Karim de Sousa, ambas com 50. Isabela Dias também chega à decisão com chance de ser campeã, ao somar 48 pontos.

Categorias com duas etapas realizadas

– Na Handbike, Alysson Queiroz e Pedro Henrique Gomes estão empatados, com 95 pontos. Isso significa que cada um venceu uma prova e foi vice-campeão na outra. Também estão com chances de título os paraciclistas Vilson Lemes e Tarlis Pierre, ambos com 74 pontos conquistados.

– Somando os tempos das provas do XCM do sábado e do XCC do domingo, a categoria Ultra tem 6 ciclistas com chances de título em Congonhas, com destaque para o líder, Sergio Furtado, que soma 90 pontos. Sergio tem 40 a mais do que seus dois principais concorrentes, Luan Carvalho e João Victor Alves, ambos com 50. Emerson Euzébio (42), Ed Carlos Guedes (41) e Marcos Silva (41), correm por fora na disputa pelo título.

– Na Gravel Masculina, três ciclistas brigam pelo título: Josenildo Santana (95), Francisco de Souza (50) e Juliano de Oliveira (45). Já na feminina, a disputa já tem uma campeã, a ciclista Valeria Negrini, com 100 pontos, ou seja, não podendo ser alcançada por Helena Carvalho (45).

– Na Dupla Pro, três equipes lutam pela vitória: Augusto Rabelo/Flávio Alexandre Borges, com 95 pontos, Rodolfo Virginho/Marcelo Tavares, com 86, Mauro Cesar Silva/Elias Silva, com 50.

– Na Dupla Masculina, são quatro as equipes com chances de título: Lucas Gontijo/Marcos Sousa, com 100 pontos, ou seja, vitórias nas duas etapas, Jefferson Reis/Pedro Henrique Paiva, com 90, os irmão Alexandro Danziger/Ivair Danziger, com 61, e Matheus Almeida/Mauro Coutinho, com 51 pontos conquistados.

– Encerrando as categorias da Copa Sense CIMTB, na Dupla Feminina/Mista 21 equipes têm chances de título em Congonhas: Janaine da Silva/Rodrigo Vieira, com 60 pontos; Mônica Fernanda/Filipe Silva, com 50; Nathanny Oliani/Leonardo Oliani, com 50; Francielle Regina/Juliano Ferreira, com 45; Mayra de Carvalho/Rodrigo de Carvalho, com 45; Ana Lucia da Silva/Fabio Faria, com 41; Rosi Santos/Jorge Tiago, com 41; Danielle Mendes/Flavio Ribeiro, com 37; Luana Pires/Felipe Morais, com 37; Vanessa da Silva/Amanda Venuto, com 33; Ana Brotero/Rodrigo da Silva, com 30; Brenda Queiroz/Marcelo Júnior, com 30; Atleta 2364/Jhonatan Gonçalves; com 27; Amanda Borges/Hugo Santos, com 24; Cecília Lanziloti/Carlos Henrique Gomes, com 24; Aluane Pacheco/Francis Jorge, com 22; Gabriela Cristina/Roberto Rocha, com 22; Renata Espindola/Mirian Shimada, com 20; Lais Siqueira/Rafael Fernando, com 18; Letícia Biasi/Cláudio Emerson, com 16; e Rosa Vitória/Valéria Conceição, com 14.

Acompanhe em tempo real disputas e classificações
A emoção vai ser ainda maior na etapa de Congonhas da CIMTB Michelin. Enquanto os atletas estarão na pista dando seu melhor para conquistar seus objetivos, será possível acompanhar em tempo real a pontuação de cada categoria, pelo App CIMTB (disponível para iOS e Android) ou pelo site https://seuesporte.app/. Após cada volta completada, haverá atualização de como está a classificação da temporada.

Sobre a CBMM
Líder mundial na produção e comercialização de produtos de Nióbio, a CBMM possui mais de 400 clientes, em 50 países. A companhia fornece produtos e tecnologia de ponta aos setores de infraestrutura, mobilidade, aeroespacial, saúde e energia. Fundada em 1955, em Araxá, Minas Gerais, a CBMM apoia iniciativas que visam o desenvolvimento socioeconômico, cultural e esportivo nos locais onde atua, buscando beneficiar essas comunidades e auxiliar na formação das próximas gerações. Para mais informações, visite: cbmm.com/pt/media-center.

Sobre a Michelin
A Michelin, líder do segmento de pneus, se dedica ao desenvolvimento da mobilidade de seus clientes, de forma sustentável, criando e distribuindo os pneus, serviços e soluções mais adequados às suas necessidades; fornecendo serviços digitais, mapas e guias, para ajudá-los a tornar suas viagens experiências únicas; e desenvolvendo materiais de alta tecnologia, que atendem à indústria da mobilidade. Sediada em Clermont-Ferrand (França), a Michelin está presente em 170 países, emprega mais de 123.600 pessoas em todo o mundo e dispõe de 71 centros de produção implantados que fabricaram cerca de 170 milhões de pneus em 2020. (www.michelin.com.br).

Sobre a Sense Bike
A Sense Bike nasceu em 2009, como uma marca desenvolvida por ciclistas para ciclistas apaixonados, com o objetivo de oferecer bicicletas capazes de encantar pela experiência positiva ao pedalar. Ao longo dos anos, a fabricante marcou seu nome no Brasil, conquistando público, mercado e imprensa especializada. Em 2016, a Sense Bike desenvolveu seus primeiros modelos em fibra de carbono, através de uma parceria com a Swift Carbon: Impact Carbon, Invictus e Prologue. Além disso, a marca é uma das que mais investe no mercado de All-Mountain, Enduro e Elétricas, sendo a única marca nacional a oferecer uma bicicleta elétrica de trilhas de alto desempenho, com quadro em fibra de carbono. Por isso, a Sense Bike é uma das líderes de mercado e pioneira no setor, contando com uma estrutura completa de criação, importação, estoque, distribuição, marketing, pós-venda e comercial.

História da CIMTB Michelin
A organização da CIMTB Michelin realizou sua primeira prova em 1996. Desde então, vem inovando e contribuindo ativamente para o crescimento e fortalecimento do mountain bike e o mercado de bicicletas no Brasil. Contando pontos para o ranking mundial da União Ciclística Internacional (UCI) desde 2004, a CIMTB Michelin tem sido seletiva para os Jogos Olímpicos nos ciclos de Pequim 2008, Londres 2012, Rio 2016, Tóquio 2020 e Paris 2024. Em 2022, a CIMTB Michelin aumentou ainda mais sua relevância internacional, com a realização da etapa de abertura da Copa do Mundo Mercedes-Benz de Mountain Bike 2022, em Petrópolis. Além disso, foi responsável pela construção da pista de mountain bike dos Jogos Olímpicos Rio 2016, considerada uma das melhores da história dos Jogos desde 1996, primeiro ano do MTB em Olimpíadas.

Mais informações sobre a CIMTB Michelin:
Site: https://www.cimtb.com.br
Instagram: http://www.instagram.com/cimtb
Facebook: http://www.facebook.com/cimtb/