Confira a classificação geral da temporada 2021 da CIMTB Michelin

Mais de 40 categorias disputaram o título. A etapa de Taubaté marcou a volta do público ao evento.

O último dia da CIMTB Michelin em Taubaté teve as definições dos campeões gerais de todas as categorias para a temporada 2021. A emoção começou cedo no domingo, 5 de dezembro, com 20 categorias alinhando nos bolsões de largada para definir os últimos vencedores. Foram mais de 600 atletas competindo no final de semana, entre 3 e 5 de dezembro, além das outras atrações como apresentações de BMX freestyle com a equipe da cidade e show da banda Aperitivos Rock.

Esta foi a primeira etapa da competição aberta ao público desde o início da Pandemia. Devido à abertura gradual da economia promovida pelo Governo de São Paulo e pela prefeitura de Taubaté foi exigido o cartão de vacinação com as duas doses ou dose única ou teste de COVID19.

Confira os resultados da classificação geral das categorias da CIMTB Michelin na temporada 2021.

Sub-23

A grande campeã da temporada 2021 da categoria Sub-23, que corre na mesma bateria que a Super Elite, foi Luiza de Souza, a ganhadora da 1ª etapa em Congonhas e mantendo a regularidade ao longo do ano para somar 111 pontos e vencer com folga. Iara Caetano ficou em segundo, com 96 pontos, também vindo de uma temporada bastante regular. Marcela Lima, que ganhou em Araxá, mas não correu em Congonhas, ficou com o bronze na geral, com 85 pontos.

Na masculina, Vinícius Morais Alves, que não venceu nenhuma prova, mas foi extremamente regular durante o ano, somou 95 pontos para ser o campeão da temporada 2021. Gustavo Xavier, que venceu Taubaté e Araxá, mas não participou da etapa de Congonhas, ficou com cinco pontos a menos que Vinícius, em segundo na geral. Cainã Guimarães de Oliveira fechou o pódio da geral com 84 pontos.

Sub-15

Gustavo Nogueira ganhou todas as etapas da temporada 2021 e foi o grande campeão isolado da categoria, somando 130 pontos. Pedro Henrique Moreira, que ficou em segundo em todas as etapas, levou a prata, com 101 pontos. O bronze ficou com Pedro Borges Fonseca, que acumulou 90 pontos ao longo do ano.

Na feminina, Nina Carvalho foi a mais regular com duas vitórias, uma em Congonhas e outra em Taubaté. Ela venceu a temporada com 119 pontos, apenas cinco à frente de Ramiza Marchezi Carneiro. a terceira colocada foi Julia Silva Nobre Santos.

Sub-17

O atleta Vinícius Howe deu show em 2021, com vitória em todas as etapas do ano, garantindo a camisa azul de campeão geral, com o máximo de pontos. Em segundo ficou Mateus Heliandro dos Santos, que ficou em segundo o ano todo, e somou 104 pontos. Quem ficou com o bronze foi Henrique Ribeiro Bravo, somando 97 pontos.

Gabriela Ferola só não ganhou a etapa de Taubaté em 2021, e garantiu o ouro com 125 pontos. Luisa Gabrielle Elias, com 102 pontos garantiu a prata, enquanto Carolina Ferreira ficou na terceira colocação, com 79 pontos.

Júnior

Giuliana Morgen confirmou o favoritismo, conquistando as três etapas e o máximo de pontos na temporada 2021, com 130. Ela ficou 20 pontos à frente da segunda colocada, Lorena Ferraz. No terceiro lugar ficou Gabriela Ziel, somando 82 pontos.

Com 106 pontos, Eiki Leôncio foi o grande campeão da Júnior. Em segundo lugar, ficou João Lucas Rodrigues, com 90 pontos, que venceu as duas primeiras etapas do campeonato, mas não correu em Taubaté e perdeu a liderança. Marcelo Antônio da Silva fechou o ano com a medalha de bronze.

Sub-30

Samuel Mapa acumulou 125 pontos ao longo da temporada e ficou com a camisa azul de campeão geral. Vinícius Henrique ficou com a prata e Rodolfo Borges com o bronze. Na feminina, a campeã foi Thaís Leite.

Sub-35

A Sub-35 foi uma das categorias mais disputadas, com apenas 12 pontos de diferença entre os três primeiros colocados. Com 87 pontos, o campeão foi José André de Souza. Gelson Fernandes ficou no segundo lugar, com 85 pontos. Fagner Cândido fechou o pódio, com 75 pontos.

Sub-40

O vencedor da Sub-40 foi Luiz Eduardo Ferreira, que teve um temporada muito consistente, com uma vitória em Congonhas, somando 109 pontos. Marcus Vinícius Rodrigues foi o  segundo, com 90 pontos, e Kilder Silva, o terceiro colocado.

No feminino, Quésia Mendes só não ganhou a segunda etapa em Araxá, acumulando 124 pontos no final da temporada e garantindo a camisa azul. Thaís Melo somou 100 pontos e acabou na segunda colocação. Em terceiro ficou Fabiana Brandão.

Sub-45

Edivando de Souza Cruz ganhou o campeonato deste ano, com duas vitórias de etapa, em Araxá e Taubaté, somando 125 pontos. Adriano Martins ficou em segundo, com 82 pontos, e Marcelo Manoel, com 75, pegou o bronze.

Sub-50

Thaís da Cunha só não ganhou em Araxá e ficou com 124 pontos no final da temporada, se sagrando a grande campeã da categoria. A segunda colocada foi Renata Rezende, com 58 pontos. Logo atrás, ficou Daniella da Rocha, com os 50 pontos de sua vitória em Araxá.

Na masculina, João Erildo Silva ganhou a etapa de congonhas e se manteve regular ao longo da temporada para vencer a geral, com 110 pontos. A vitória em Araxá não foi o suficiente para Leandro Rambo, que ficou em segundo, apenas quatro pontos atrás de João. Gustavo Jorge completou o pódio, com 84 pontos.

Over-50

Ana Cláudia de Melo ficou com 125 pontos e venceu a categoria com vitórias em Araxá e Taubaté. Renata de Souza foi a segunda colocada, na cola de Ana Cláudia,  acumulando 115 pontos. Ana Martins completou o pódio, com 101 pontos.

Sub-55

Ivanir Teixeira Lopes, o Milk Boy, ganhou a categoria Sub-55 com 130 pontos, o máximo possível. Edson Lima ficou em segundo lugar com 93 pontos e Luiz Neto ficou em terceiro, com 86 pontos.

Sub-60

Ricardo Leite acumulou 114 pontos e ganhou a temporada 2021 na categoria Sub-60. Carlos Henrique Barbosa, que venceu as etapas de Congonhas e Taubaté, ficou em segundo lugar, com 107 pontos, à frente de Eduardo Soares, que somou 101 pontos.

Sub-65

Larry Pereira Martins venceu todas as etapas desta temporada e levou o título da geral, com 130 pontos acumulados. Dilermando Melo fez 74 pontos e garantiu a medalha de prata, enquanto Sérgio Albernaz fechou o pódio em terceiro, com 44 pontos.

Over-65

Luis Carlos Nascimento ganhou a geral da categoria, com vitória em todas as etapas. Carlos Luiz da Silva foi o segundo colocado, com 69. O terceiro foi Hélio de Carvalho, somando 44 pontos.

E-bike PRO e Master

A categoria foi muito disputada ao longo da temporada. A diferença entre o primeiro e o terceiro colocados foi de apenas 11 pontos. A Sense garantiu dois pódios na categoria, com Rubinho Valeriano garantindo a camisa azul, com 121 pontos e Diego Knob, em terceiro, com 110 pontos. Na segunda colocação ficou Albert Morgen Jr., que venceu a última etapa, em Taubaté.

Na feminina Pro, Glaidiany Resende foi a grande campeã da temporada 2021, com uma vitória em Congonhas, e o total de 101 pontos. Isabela Ribeiro venceu em Araxá e Taubaté, mas não correu a primeira etapa do campeonato, e ficou em segundo lugar, com 90 pontos. Patrícia Loureiro fechou o ano na terceira colocação, com 79 pontos.

Na Master, Edson Corradi se sagrou campeão com vitórias em Congonhas e Taubaté, acumulando 114 pontos no total. Gustavo da Costa foi o segundo, com 93 pontos. Luiz Cláudio Oliveira, que não correu em Araxá, fechou a temporada na terceira colocação.

Copa Sense CIMTB de Maratona

Open Feminina

Eliane Oliveira venceu as duas últimas etapas do campeonato, em Araxá e Taubaté, para garantir o título geral, com 90 pontos. A disputa pela prata foi uma das mais disputadas, com duas atletas com a mesma pontuação, Janaine Gonçalves e Laís Santos. Como Janaine ficou com a melhor colocação na última etapa do ano, em Taubaté, ela ficou com a prata, e Laís com o bronze.

Expert (17 a 22 anos)

Caio Martins foi o único competidor da categoria a correr todas as três etapas da temporada. Além disso, venceu a primeira, em Congonhas e a última, em Taubaté, acumulando 101 pontos e garantindo a camisa azul. O segundo colocado foi Tiago Andrade, que somou 62 pontos. Vinícius Almeida só participou da etapa de Araxá, onde venceu, o que foi suficiente para marcar 50 pontos e garantir a terceira colocação.

Cadete (23 a 34 anos)

Daniel Pereira e Thiago da Cruz foram os únicos competidores a participarem de todas as três etapas do ano, e não coincidentemente ficaram em primeiro e segundo lugar respectivamente, com 96 e 78 pontos. na terceira posição ficou Messias Wellington, com 50 pontos, graças a sua vitória em Araxá.

Master (35 a 44 anos)

O grande campeão da temporada foi Alessandro de Morais, que somou 104 pontos nas três etapas. Mesmo vencendo duas etapas, em Congonhas e Araxá, faltou regularidade para Moisés Lourenço vencer o campeonato e com 90 pontos ficou com a prata. Fechando o pódio, com 74 pontos, ficou Bruno Santos.

Veterano (acima de 45 anos)

A categoria foi uma das mais acirradas da Copa Sense CIMTB de Mountain Bike. Com uma diferença de apenas 4 pontos, o grande campeão da Veterano foi Alexandre Guimarães, somando 85 pontos. Em segundo, ficou Marcelo Ferreira, com 81. Evaldo Florêncio ficou com o bronze, somando 77 pontos.

Duplas

Na CIMTB, as duplas são divididas em três categorias: a Dupla Pró, com os atletas mais fortes, a Dupla Mista, com duas mulheres, ou uma mulher e um homem e Dupla Masculina. Com muita folga, os campeões da Pró foram Geraldo Rodrigues Júnior e Francisco Hildebrando, que somaram 90 pontos com vitórias em Congonhas e Araxá. Jensen Mariano e Wilson Ferreira ficaram em segundo, mesmo participando apenas da etapa de Araxá, marcando 44 pontos. Leonardo Cocholice e Rafael Leite ganharam a grande final em Taubaté, acumulando 40 pontos, que garantiram o terceiro lugar do pódio

Na Mista, Fernanda Peixoto e Fábio Júnior foram os campeões disparados, com 119 pontos e uma vitória na etapa de abertura da temporada, em Congonhas. Karine Resende e RAfael Moreira, garantiram a vice posição, com 52 pontos, apenas dois à frente de Lorena Franklin e Isaac Franklin, que ficaram com o bronze.

Os vencedores da Masculina foram Matheus Rezende e Sérgio Furtado, que ganharam todas as etapas da temporada, somando 130 pontos. O segundo lugar no pódio foi garantido por Diego Alves e Deiyvison Cunha, com 79 pontos. Com nove pontos atrás, e participando de apenas duas etapas, ficaram Helivelton da Silva e Gustavo Santos.

Categorias Especiais

HandBike

A categoria foi dominada por Pedro Henrique Gomes, o Alemão, que ganhou em Congonhas, Araxá e ficou em segundo em Taubaté, somando 125 pontos, garantindo a camisa azul de campeão da temporada 2021. Em segundo lugar, com 75 pontos, ficou Tarlis Vieira. O vencedor da etapa de Taubaté, Alysson Queiroz, pegou a medalha de bronze, com 40 pontos.

Gravel

O campeão da temporada 2021 na categoria Gravel, que vem se desenvolvendo rapidamente nos últimos anos, foi Josenildo Dantas. ele ganhou as duas primeiras etapas do ano, em Congonhas e Araxá, para fechar a temporada com 125 pontos. Jorge Júnior disputou o ano inteiro com Josenildo, e chegou a vencer a última etapa, em Taubaté, o que garantiu a segunda colocação, com 105 pontos. Magnus Dias foi o terceiro colocado, com 44 pontos.

Peso Pesado

A peso pesado, para atletas com mais de 95 quilos, foi vencida por Vicente Cardoso, que somou 90 pontos. Leandro Marques, que ganhou a etapa de Araxá, ficou em segundo, com 50 pontos.Jonathas Abrantes pegou o bronze, com 47 pontos.

PNE

Lucas Eduardo Santos foi o campeão geral da categoria, com 124 pontos e duas vitórias na temporada. Em segundo, com a prata, ficou Fernando de Araújo, com 65 pontos.Keiner Dias, que ganhou a etapa de Araxá, ficou com a terceira posição, com 50 pontos.

Ultra

Na categoria Ultra, os atletas correm dois dias seguidos sendo XCO no sábado e maratona no domingo. O vencedor foi Pedro Moura, que somou 92 pontos na temporada. o segundo colocado foi Jeovane Júnior, que ganhou em Araxá, com 50 pontos. O terceiro foi Bruno Gonçalves, que fez 44 pontos.

Segurança Pública

Flávio Andrade ganhou a categoria com 130 pontos, seguido de Kleber Pinto, com 74, e em terceiro, Rafael Panno, com 50 pontos.