A etapa de Taubaté da Copa Internacional de Mountain Bike marcou a volta do Concurso de Poema e Desenho à programação, atividade tão tradicional na competição. Na terceira edição da atividade na cidade do Vale do Paraíba, que é conhecida como a “Capital Nacional da Literatura Infantil”, o tema da vez foi “A história da Bicicleta em Taubaté”.
Enquanto o poema vencedor foi da aluna Lunna Maria da Silva Oliveira, da EMIEF Marta Miranda D´el Rey, a redação vencedora foi escrita pela aluna Manuella Souza Rodrigues Oliveira, da EMEF Professor Ernani Giannico.
Puderam participar da atividade todos os estudantes matriculados na Rede Municipal de Educação que cursam o 3º e 4º anos do Ensino Fundamental. Na categoria desenho, participaram os alunos do 3º ano, enquanto na categoria poema participaram os alunos do 4º ano.
A história do concurso em Taubaté
No ano da estreia da atividade em Taubaté, em 2021, a secretaria decidiu inovar e substituiu a redação por um poema para incentivar os alunos a escreverem de forma mais criativa, e para experimentarem outros tipos de literatura. Naquela ocasião, o tema válido para toda a temporada foi o mesmo: “A bicicleta e eu”.
Já em 2022, a principal novidade ficou por conta do tema: “Sítio do Picapau Amarelo”. A atividade teve o objetivo de estimular a reflexão sobre a importância da diversidade cultural do município de Taubaté. Além do Concurso ter o Sítio do Picapau Amarelo como tema, a pista do XCO passou a ter diversos trechos com nomes homenageando a literatura infantil: Subida Sítio Picapau Amarelo, Slalom do Narizinho, Slalom do Pedrinho, Tobogã Rabicó, Descida da Emília, Descida da Tia Nastácia, Rock Garden da Cuca, Descida do Saci, Trilha do Curupira, Subida do Sabugosa e Descida da Dona Benta.