Primeiro de três dias de evento terá a prova do Short Track (XCC) sendo transmitida também na CiMTB TV (YouTube)
O Parque Ecológico da Cachoeira, em Congonhas (MG), já respira o mountain bike. O local será sede nesta semana da decisão da Copa Internacional de Mountain Bike de 2025, na 20ª edição do evento na “Cidade dos Profetas”. O primeiro dia de provas, nesta sexta-feira (26), terá transmissão ao vivo das baterias do Short Track (XCC). Enquanto a CiMTB TV transmitirá todas as corridas do dia no YouTube, a partir de 13h45, na televisão será possível acompanhar o evento a partir de 15h30 na Rede Minas 2. O canal é um dos quatro da multiprogramação da emissora pública mineira. No site da Rede Minas, o público confere a sintonia em sua cidade: http://www.redeminas.tv/como-
A competição reunirá 500 atletas vindos de cinco países. Além do Brasil, também competem na CiMTB Congonhas ciclistas de Argentina, Bolívia, Chile e Uruguai, o que mostra a força do evento. Nas duas principais categorias, Super Elite Feminina e Masculina, alguns dos melhores do mundo estarão competindo na prova: entre as mulheres, destaque para Karen Olimpio, Isabella Lacerda, Agustina Apaza (ARG), Hercília Najara, Sabrina Oliveira, Luiza Cocuzzi, Marcela Lima, entre outras; no masculino, destacam-se ciclistas como Ulan Galinski, Gustavo Xavier, Alex Malacarne, Luiz Cocuzzi, Agustin Duran (ARG), Diego del Campo (CHI), Nacho Gallo (CHI), Nicolas Delich (CHI), dentre outros.
A programação da CiMTB Congonhas
Nesta sexta-feira (26), após a abertura da secretaria, que funciona das 8h às 18h, acontece o Congresso Técnico, às 9h. Neste mesmo horário começa o treino oficial, para XCC, XCO e XCM, até às 13h30. As provas do XCC são atração da tarde, entre 14h e 17h, com sete largadas: Geral Feminina, Máster Masculina, Cadete Masculina, Teen Masculina, Júnior Masculina, Super Elite Feminina e Super Elite Masculina.
A manhã de sábado (27) tem duas largadas exclusivas do XCO, com as bikes elétricas competindo a partir de 8h20 e as categorias de base masculinas – Júnior, Sub-17, Sub-15 e Sub-12 – com sua largada às 10h20. À tarde, a partir de 14h, é a vez das 15 categorias da Maratona: E-Bike Young e Sênior Masculina, E-Bike feminina, Expert, Cadete, Master, Segurança Pública, Veterano, Peso Pesado, PcD, Duplas (Masculina e Feminina/Mista), Open Feminina, Sênior Feminina e Turismo.
No domingo (28), o dia é focado no XCO, além da realização da Kids, atração às 11h15. Às 8h largam as categorias Sub-55, Sub-60, Sub-65, Over-65, Sub-70, Over-70, OPEN do XCO. Às 10h é a vez dos atletas das categorias Sub-30, Sub-35, Sub-40, Sub-45, Sub-50. 12h acontece a largada exclusiva das mulheres: Super Elite (Elite + Sub23), Júnior, Sub-17, Sub-15, Sub-40, Sub-50, Over-50, Sub-12. E, às 14h, a última bateria, com a Super Elite Masculina (Elite + Sub-23).
Acesso ao Parque Ecológico da Cachoeira
Aberto ao público sempre entre terça a domingo, com cobrança de entrada que varia entre 4 e 20 reais, dependendo do dia da semana ou da ocasião, o Parque Ecológico da Cachoeira será palco pelo quinto ano consecutivo da CiMTB. Durante o final de semana da competição, a entrada será gratuita para todos: atletas, familiares, expositores e visitantes.
Atendendo a pedidos, o Parque Ecológico da Cachoeira abrirá algumas de suas piscinas e churrasqueiras durante o fim de semana do evento, permitindo assim que os visitantes possam aproveitar a estrutura completa do local. Esta decisão beneficia principalmente os usuários rotineiros do Parque, que poderão ir ao local, utilizar as piscinas e churrasqueiras como já estão acostumados, e assistir de perto os melhores atletas do mundo competirem na CiMTB.
Será permitido estacionar ao longo da via que leva ao parque, porém apenas em cima do passeio. O estacionamento do Parque da Cachoeira estará destinado a organização e autoridades. Há também um estacionamento particular ao lado do parque, que vai cobrar normalmente dos interessados em estacionar lá, como já é feito todos os anos.
A história da Copa Internacional
A organização da CiMTB realizou sua primeira prova em 1996. Desde então, vem inovando e contribuindo ativamente para o crescimento e fortalecimento do mountain bike e o mercado de bicicletas no Brasil. Contando pontos para o ranking mundial da União Ciclística Internacional (UCI) desde 2004, a CiMTB tem sido seletiva para os Jogos Olímpicos nos ciclos de Pequim 2008, Londres 2012, Rio 2016, Tóquio 2020 e Paris 2024, e, partir do próximo ano, pontuará também para Los Angeles 2028.
Em 2022, a CiMTB aumentou ainda mais sua relevância internacional, com a realização da etapa de abertura da Copa do Mundo Mercedes-Benz de Mountain Bike 2022, em Petrópolis, já em 2024 organizou a etapa de Araxá da WHOOP UCI Mountain Bike World Series. Além disso, foi responsável pela construção da pista de mountain bike dos Jogos Olímpicos Rio 2016, considerada uma das melhores da história dos Jogos desde 1996, primeiro ano do MTB em Olimpíadas.
Mais informações sobre a CiMTB:
Site: https://www.cimtb.com.br
Instagram: http://www.instagram.com/cimtb
Facebook: http://www.facebook.com/cimtb/
Twitter: http://www.twitter.com/cimtb_
Threads: https://www.threads.net/@cimtb
TikTok: https://www.tiktok.com/@
Flickr: https://www.flickr.com/photos/
Assessoria de Imprensa
Gustavo Coelho
press@cimtb.com.br