Dando um passo para diversificar ainda mais o evento, a organização da CIMTB deverá incluir na programação oficial do evento uma prova de cross country a pé (corrida de montanha) no mesmo circuito usado pelos atletas do mountain bike.
“A idéia é usar a estrutura já montada de uma prova internacional de mountain bike para que os corredores de montanha (cross country) possam competir pela pista já demarcada da CIMTB”, afirmou Rogério Bernardes organizador do evento.
Para fazer este novo evento dentro da programação já existente a organização colocará vagas limitadas e o evento acontecerá na noite de sábado. A principio serão 2 categorias: Amadores que darão uma volta no percurso de cerca de 5 km e os atletas da categoria Elite que darão duas voltas com percurso total de 10 km. Como a prova será a noite será necessário os atletas utilizarem lanternas.
“O evento ainda não está confirmado pois fizemos a inclusão no projeto 2013 agora. A realização dependerá da venda das cotas de patrocínio mas estamos confiantes que teremos interessados”, completou Rogério Bernardes.
De fato, a estrutura já montada pela CIMTB é grandiosa e a inclusão de mais um evento na programação oficial trará um novo grupo de desportistas. Além do mountain bike a CIMTB realiza diversas ações paralelas como passeio ciclístico, concurso de redação e desenho nas escolas municipais, palestras valorizando a bicicleta como meio de transporte saudável e fundamental para o planejamento do trânsito em grandes, médias e pequenas cidades do Brasil, entre outras ações com foco na preservação do meio ambiente e melhoramento da qualidade de vida das comunidades, e a corrida de montanha vai somar a todas as ações existentes.