CiMTB Poços de Caldas: De olho nos favoritos do Short Track (XCC)

Confira como estão as disputas da modalidade de pista reduzida – que será transmitida ao vivo pela Rede Minas – após a realização de duas etapas da temporada 2024 até o momento
A Copa Internacional de Mountain Bike chega no próximo mês de junho a sua terceira de quatro etapas na temporada em, no município de Poços de Caldas (MG), e as disputas pelos títulos nas mais de 50 categorias vão começando a tomar sua forma. Para deixar os apaixonados pelo MTB bem informados sobre a disputa no Parque do Cristo, preparamos, por modalidade, a lista dos atletas que são favoritos após terem apresentado bons resultados em Nova Lima (MG) e Araxá (MG). No Short Track (XCC), são 8 as disputas em jogo, nas categorias Super Elite Masculina e Feminina, Júnior, Teen, Cadete, Elétrica, Máster e Geral Feminina.

Entre os homens da Super Elite, a disputa tem a liderança de Luiz Cocuzzi, após o ciclista paulistano ter vencido as duas etapas até aqui. Assim, Cocuzzi soma 70 pontos, 35 por cada uma de suas vitórias conquistadas até agora. Os seus principais concorrentes são Nicolas Machado, o Ben 10, com 50 pontos – após ser quarto lugar em Nova Lima e terceiro em Araxá – Diogo Arias (COL) e Alex Malacarne, ambos com 48 pontos, e Gustavo Xavier, com 30.

Já entre as mulheres da Super Elite, a disputa está mais equilibrada. Apenas 3 pontos separam a primeira colocada, Isabella Lacerda, com 56 pontos, da vice-líder Karen Olimpio, com 53 pontos. O Top 5 tem ainda as ciclistas Hercília Najara, com 48 pontos, Raiza Goulão, com 35 pontos, e Iara Caetano, com 30. Isabella chegou a liderança com um terceiro lugar em Nova Lima e um segundo em Araxá. Já Karen, mesmo com o sétimo lugar na etapa de abertura do evento, se destaca na classificação geral após ter vencido a prova de pista reduzida em Araxá.

Júnior e Teen
Na categoria Júnior masculina, a liderança é isolada como na Super Elite masculina. Após vencer as duas etapas, Henrique Bravo lidera, com 70 pontos. Em segundo lugar estão Guilherme Galvão e Gustavo Nogueira, com 56 pontos. Enquanto Guilherme foi segundo em Nova Lima e terceiro em Araxá, Gustavo fez o contrário, somando uma terceira e uma segunda colocação. Completam o Top 5, Juan Oliveira e Joas Reis, ambos com 42 pontos.

A categoria Teen, que conta com ciclistas com menos de 17 anos, repete o mesmo enredo da Júnior: liderança folgada para Miguel Volpini, que também ganhou as duas etapas anteriores e soma 70 pontos. Kauã Santos e Gabriel Galvão são os dois principais concorrentes de Miguel, com 52 e 50 pontos, respectivamente. No Top 5, estão João Faria, com 44 pontos, e Nicolas Custódio, com 34.

Cadete e Elétrica
Entre os ciclistas da Cadete, a liderança é de Vinicius Lacerda, que chega a terceira etapa com uma vitória e uma segunda colocação, somando assim 65 pontos. Vinicius lidera 21 pontos à frente de Igor de Freitas, com 44. Campeão na primeira etapa, Thales Machado é o terceiro colocado, com 35 pontos, seguido de Roger Renso, com 30, e Jefferson Batista, com 26.

A categoria Elétrica tem um empate na primeira colocação: Gustavo Couto e Galdino Filho lideram até o momento, com 56 pontos cada, após somarem um segundo e um terceiro lugares. Em terceiro, outro empate, entre Juarez Campolina e Luiz Bastos, ciclistas que disputaram apenas uma das duas etapas até aqui, mas que foram os campeões em suas baterias, ou seja, somando 35 pontos. Enquanto Luiz venceu em Nova Lima, Juarez venceu em Araxá. Nasser Luciano completa o Top 5, com 24 pontos.

Máster e Geral Feminina
Na Máster, a liderança é isolada de Divonei Bispo, que garantiu a vitória de ambas as provas até aqui, ou seja, soma 70 pontos. O enredo da Júnior se repete, com dois ciclistas empatados em segundo lugar, após somarem um segundo e um terceiro lugares: Fernando Naves e Michel Diniz, ambos com 56 pontos. O Top 5 tem ainda Marcos Vinicius Paiva, com 48, e Gustavo Cunha, com 22.

Encerrando as categorias do Short Track, a Geral Feminina, que tem empate na liderança. Anna Vitoria Vieira e Samara Rodrigues tem 52 pontos. Enquanto Anna chegou a classificação com duas terceiras colocações, Samara fez a pontuação após um segundo e um quinto lugares. Completam o Top 5, Ana Laura Queiroz, com 48 pontos, Ana Beatriz Vargas, com 36, e Nina Carvalho, vencedora da etapa em Araxá, com 35.

Disputa do Short Track em Araxá (Crédito: Alemão Silva/CiMTB)

Top 5 das categorias do XCC

Super Elite masculina
1- Luiz Coccuzi – 70 pontos
2- Nicolas Machado – 50 pontos
3- Diego Arias  (COL) –  48 pontos
4-  Alex Malacarne – 48 pontos
5- Gustavo Xavier – 30 pontos

Super Elite feminina
1- Isabella Lacerda – 56 pontos

2- Karen Olimpio – 53 pontos
3- Hercília Najara – 48 pontos
4- Raiza Goulão – 35 pontos
5- Iara Caetano – 30 pontos

Júnior
1- Henrique Bravo – 70 pontos
2- Guilherme Galvão – 56 pontos
3- Gustavo Nogueira – 56 pontos
4- Juan Oliveira – 42 pontos
5- Joas Reis – 42 pontos

Teen
1- Miguel Volpini – 70 pontos
2- Kauã Santos – 52 pontos
3- Gabriel Galvão – 50 pontos
4- João Faria – 44 pontos
5- Nicolas Custódio – 34 pontos

Cadete
1- Vinicius Lacerda – 65 pontos
2- Igor de Freitas – 44 pontos
3- Thales Machado – 35 pontos
4- Roger Renso – 30 pontos
5- Jefferson Batista – 26 pontos

Elétrica
1- Gustavo Couto – 56 pontos
2- Galdino Filho – 56 pontos
3- Juarez Campolina – 35 pontos
4- Luiz Bastos – 35 pontos
5- Nasser Luciano – 24 pontos

Máster 
1- Divonei Bispo – 70 pontos
2- Fernando Naves – 56 pontos
3- Michel Diniz – 56 pontos
4- Marcos Vinicius Paiva – 48 pontos
5- Gustavo Cunha – 22 pontos

Geral Feminina
1- Anna Vitoria Vieira – 52 pontos
2- Samara Rodrigues – 52 pontos
3- Ana Laura Queiroz – 48 pontos
4- Ana Beatriz Vargas – 36 pontos
5- Nina Carvalho – 35 pontos

Programação do Short Track em Poços de Caldas
A prova do Short Track será a primeira atração esportiva na etapa de Poços de Caldas da CiMTB. A partir de 13h45, os atletas das 8 categorias dão início a terceira etapa da competições, com transmissão ao vivo pela Rede Minas, para mais de 500 cidades do Estado de Minas Gerais, e pelo canal do YouTube da CiMTB. Logo em seguida a realização de todas as baterias, acontece a premiação das baterias, às 17h30.

Inscrições abertas
As inscrições para a terceira de quatro etapas da Copa Internacional de Mountain Bike 2024 seguem abertas no site do evento – www.cimtb.com.br. Elas podem ser feitas diretamente no site do Ticket Sports: https://www.ticketsports.com.br/e/cimtb-copa-internacional-de-mountain-bike-pocos-de-caldas-37722. Para acessar todas as informações relativas ao evento, basta entrar no site oficial da prova – www.cimtb.com.br – e clicar em Informações, acessando as abas Regulamentos e Programação. Nelas, os interessados em participar da competição encontram todas as infos do evento marcado para a segunda quinzena de junho, no município do Sul de Minas.

Cidades na história da CiMTB
Ao todo, 20 cidades já foram sede da competição nesses quase 30 anos de história do evento. Araxá e Congonhas se destacam, tendo recebido o evento 21 e 18 vezes, até hoje. Carandaí recebeu a prova por 10 vezes, São Lourenço e São João Del-Rei já receberam a prova em quatro oportunidades, enquanto Santa Luzia, Ouro Branco, Barbacena e Taubaté foram sede do evento três vezes. Com duas edições, as cidades de Divinópolis, São Paulo, Ouro Preto, Petrópolis e Nova Lima. Betim, Juiz de Fora, Conselheiro Lafaiete, Socorro, Sauípe e São Roque receberam uma edição do evento, cada.

História da CiMTB
A organização da CiMTB realizou sua primeira prova em 1996. Desde então, vem inovando e contribuindo ativamente para o crescimento e fortalecimento do mountain bike e o mercado de bicicletas no Brasil. Contando pontos para o ranking mundial da União Ciclística Internacional (UCI) desde 2004, a CiMTB tem sido seletiva para os Jogos Olímpicos nos ciclos de Pequim 2008, Londres 2012, Rio 2016, Tóquio 2020 e Paris 2024.

Em 2022, a CiMTB aumentou ainda mais sua relevância internacional, com a realização da etapa de abertura da Copa do Mundo Mercedes-Benz de Mountain Bike 2022, em Petrópolis. Além disso, foi responsável pela construção da pista de mountain bike dos Jogos Olímpicos Rio 2016, considerada uma das melhores da história dos Jogos desde 1996, primeiro ano do MTB em Olimpíadas.

Mais informações sobre a CiMTB:
Site: https://www.cimtb.com.br
Instagram: http://www.instagram.com/cimtb
Facebook: http://www.facebook.com/cimtb/
Twitter: http://www.twitter.com/cimtb_oficial

Assessoria de Imprensa
Gustavo Coelho
press@cimtb.com.br