CiMTB Poços de Caldas: De olho nos favoritos da Maratona (XCM)

Confira como estão as disputas da modalidade de longa distância do mountain bike, após a realização de duas etapas da temporada 2024 até o momento na Copa Internacional de Mountain Bike

Após a análise do Short Track (XCC), chegou a vez de avaliar como estão as disputas pelo título nas 17 categorias da Maratona (XCM) na temporada de 2024 da Copa Internacional de Mountain Bike. Após as etapas realizadas em Nova Lima (MG) e Araxá (MG), chegou a vez de Poços de Caldas, no Sul de Minas, receber uma das quatro disputas do principal evento de MTB da América Latina. O evento acontecerá no Parque do Cristo, lindo cartão postal do município, entre os dias 21 e 23 de junho. A Maratona tem sua largada no sábado (22) a partir das 14h.

Na Maratona, são 17 as disputas em jogo, nas categorias Expert, Cadete, Máster, Veterano, Dupla Pró, Dupla Mista-Feminina, Dupla Masculina, Segurança Pública, Peso Pesado, Open Feminina, Open Feminina Sênior, Elétrica Young, Elétrica Sênior, Elétrica Feminina, PcD, Hand-Bike e Ultra. A classificação completa da temporada, você encontra no site da CiMTB – www.cimtb.com.br – na aba Informações >>> Resultados >>> Resultados 2024.

Na Expert, a liderança é de Antônio Fonseca, com vitória em cada etapa. Assim, o líder tem 90 pontos, 45 por cada triunfo conquistado. Em segundo lugar, estão empatados Heitor Aguiar e Pedro Paiva, com 40 pontos cada. O Top 5 tem ainda Matheus Silva e Rafael Costa, com 36 ambos. Já na Cadete, a briga pelo título está mais equilibrada. Geraldo Junio lidera com 68 pontos, seguido de Nicolas Souza (54), Vitor de Deus (50), Marcos Levy (45) e Matheus Lopes (45).

Na Máster, Wesley Alves lidera com duas vitórias, ou seja, 90 pontos. Seu principal concorrente até o momento é Bruno Cesar Gonçalves, com 76. Bruno Vartuli (46), Dyeinton Tibúrcio (40) e Natal José (38) completam o Top 5. Na Veterano, José Carlos Mendes lidera também com duas vitórias, 90 pontos. Thales Araújo, com 72, é seu principal concorrente, seguido de Wilson dos Santos (44), Higo Camilo (40) e Frederico Sales (40).

Nas Duplas, a Pró tem Nei Alves/Thiago Santos em primeiro lugar, com 85 pontos. Completam o Top 5: Lucas Gabriel/João Paulo (45), Daniel Cardoso/Guilherme Ferreira (40), Guilherme Moreira/Jeronimo Batista (36) e Walysson Goiana/Kenny Adam, 36 pontos. Na Masculina, o Top 5 tem: Bruno Barbosa/Gustavo de Castro (85 pontos), Terly Vicente/Daniel Fernandes (45), Vicente Cardoso/Igor Felipe (42), Regys Cassio/Anderson Frago (40) e Matheus José/Júlio Cesar (36). Por fim, a Dupla Feminina/Mista, tem nas cinco primeiras colocações os seguintes atletas: Renata dos Santos/Robervany Espindula (45 pontos), Lorrayne Kethellen/Igor Sanis (45), Jane Duarte/Guilherme Maciel (40), Paloma Ferreira/Allan Rick (40) e Nathalia Marques/André Adonis (36).

Entre os ciclistas da Segurança Pública, Alexandre Ferreira é o líder, com duas vitórias e 90 pontos, seguido de perto por Janslley Pinto, com 76. Completam as cinco primeiras posições, Ítalo Gonçalves (40), Wendel Furtado (38) e Carlos Henrique Rodrigues (36). Já na Peso Pesado, Adenilson Dos Santos é o líder, com 70 pontos. O Top 5 tem ainda Alex Domingues (57), Edilson Vieira (46), Cledson Silva (45) e José André Braga (40).

Na Open Feminina, liderança de Sara Poltronieri, com 58 pontos. Monica Marques e Fernanda Peixoto estão empatadas na segunda colocação, com 45 pontos cada, e Alexsandra Reis e Ianny Góis também estão empatadas, logo em seguida, com 40 pontos. Na Open Feminina Sênior, a liderança é de Franciele Vieira, com 57 pontos. O empate se repete na segunda posição, com Priscila Camilo e Luana Aguilar, ambas com 45 pontos, e o mesmo acontece em quarto e quinto lugares, com Ana Paula Mendes e Valdileia Dias, ambas com 40 pontos.

Nas Elétricas, a Young Masculina tem Ronnie Mendes como o líder, com 68 pontos, seguido de Anderson Costa (45), Fabio de Moura (45), Lucas Rodrigues (40) e Leonardo Carvalho (40). Na Sênior Masculina, a liderança é de Fabiano Batista, com 90 pontos, seguido bem de perto por Evaldo Florêncio, com 80. Ronaldo Vinhal (40), Daniel do Patrocínio (40) e César Borges (40) completam o Top 5. Já na Feminina, empate na liderança, com Gessika Hayata e Scarlet Borges em primeiro, ambas com 45 pontos, seguidas de Rosimere Tostes (40), Marina Greco (40) e Luciana Ramos (36).

Encerram as disputas da Maratona: a PcD, com Cìcero Lima em primeiro (80), seguido de José Antônio de Araújo (77), Giliarde Martins (72), Lucas Eduardo Santos (45) e Ricardo Henrique de Souza (32); a Hand-Bike com Pedro Henrique “Alemão”, com 90 pontos, Tarlis Pierre (80), Ricardo Ruffolo (68) e Thiago Mota (36), categoria esta que possivelmente não terá realização em Poços de Caldas pelas condições de altimetria com subidas muito íngremes; e a Ultra, que tem como líder José Braz, com 81 pontos, seguido de Ed Carlos Nogueira (65), Alex Sandro da Silva (57), Kadu Rosa (45) e Diogo Leite (40).

Inscrições abertas
As inscrições para a terceira de quatro etapas da Copa Internacional de Mountain Bike 2024 seguem abertas no site do evento – www.cimtb.com.br. Elas podem ser feitas diretamente no site do Ticket Sports: https://www.ticketsports.com.br/e/cimtb-copa-internacional-de-mountain-bike-pocos-de-caldas-37722. Para acessar todas as informações relativas ao evento, basta entrar no site oficial da prova – www.cimtb.com.br – e clicar em Informações, acessando as abas Regulamentos e Programação. Nelas, os interessados em participar da competição encontram todas as infos do evento marcado para a segunda quinzena de junho, no município do Sul de Minas.

Cidades na história da CiMTB
Ao todo, 20 cidades já foram sede da competição nesses quase 30 anos de história do evento. Araxá e Congonhas se destacam, tendo recebido o evento 21 e 18 vezes, até hoje. Carandaí recebeu a prova por 10 vezes, São Lourenço e São João Del-Rei já receberam a prova em quatro oportunidades, enquanto Santa Luzia, Ouro Branco, Barbacena e Taubaté foram sede do evento três vezes. Com duas edições, as cidades de Divinópolis, São Paulo, Ouro Preto, Petrópolis e Nova Lima. Betim, Juiz de Fora, Conselheiro Lafaiete, Socorro, Sauípe e São Roque receberam uma edição do evento, cada.

História da CiMTB
A organização da CiMTB realizou sua primeira prova em 1996. Desde então, vem inovando e contribuindo ativamente para o crescimento e fortalecimento do mountain bike e o mercado de bicicletas no Brasil. Contando pontos para o ranking mundial da União Ciclística Internacional (UCI) desde 2004, a CiMTB tem sido seletiva para os Jogos Olímpicos nos ciclos de Pequim 2008, Londres 2012, Rio 2016, Tóquio 2020 e Paris 2024.

Em 2022, a CiMTB aumentou ainda mais sua relevância internacional, com a realização da etapa de abertura da Copa do Mundo Mercedes-Benz de Mountain Bike 2022, em Petrópolis, já em 2024 organizou a etapa de Araxá da WHOOP UCI Mountain Bike World Series. Além disso, foi responsável pela construção da pista de mountain bike dos Jogos Olímpicos Rio 2016, considerada uma das melhores da história dos Jogos desde 1996, primeiro ano do MTB em Olimpíadas.

Mais informações sobre a CiMTB:
Site: https://www.cimtb.com.br
Instagram: http://www.instagram.com/cimtb
Facebook: http://www.facebook.com/cimtb/
Twitter: http://www.twitter.com/cimtb_oficial

Assessoria de Imprensa
Gustavo Coelho
press@cimtb.com.br